Comentário Bíblico
Adventista
Porque ele respondeu - (cba)
Jó 34:36
Esta tradução se baseia em dois manuscritos hebraicos. Eliú crê que Jó merece mais aflição para purificá-lo daquilo que ele, Eliú, considera como ideias malignas. A declaração é dura e se encaixa bem no padrão das expressões usadas pelos três amigos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 34:31-37
Quando repreendemos alguém pelo que está mal, devemos nos orientar pelo que é bom. Os amigos de Jó preferiram que este reconhecesse a sua própria maldade. Eliú somente o obrigava a reconhecer que usara os seus lábios imprudentemente. Não pioremos mais as coisas através de reprovações. Eliú leva Jó a humilhar-se diante de Deus por seus pecados, e a aceitar o castigo. Também o leva a orar a Deus, para que lhe mostre os seus erros. O homem bom está disposto a reconhecer o pior de si mesmo; particularmente, quando se submete a aflições, deseja que se lhe mostre porque Deus contende com ele. Não basta lamentar-se pelos pecados, mas deve parar de pecar. E, se somos filhos afetuosos, teremos prazer em falar com o nosso Pai e dizer-lhe tudo o que pensamos.
Eliú argumenta com Jó acerca de seu descontentamento, por causa de sua aflição. Estamos sempre prontos para pensar que tudo o que nos concerne deve ser justo, como queremos; porém, não é racional esperar isto. Eliú pergunta se as palavras de Jó foram ou não néscias e pecaminosas. Deus é justo em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras (Salmos 145:17). O crente deve dizer: "Que meu Salvador, meu sábio e amoroso Senhor, escolha tudo por mim. Tenho a segurança de que será o mais sábio e o melhor para a sua glória e para o meu bem".
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 Deus macerou o meu coração; o Todo-Poderoso me perturbou. Jó 23:16 3 Provas-me o coração, visitas-me de noite; examinas-me e não achas iniqüidade; a minha boca não transgride. Salmos 17:3 2 Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente. Salmos 26:2 11 Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. Tiago 5:11 8 que anda na companhia dos malfeitores, e caminha com homens ímpios? 9 Porque disse: De nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus. Jó 34:8,9 6 As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; os que trazem o seu deus na mão! Jó 12:6 7 Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se robustecem em poder? Jó 21:7 1 Por que o Todo-Poderoso não designa tempos? e por que os que o conhecem não vêem os seus dias? Jó 24:1 15 Queres seguir a vereda antiga, que pisaram os homens iníquos? Jó 22:15