Comentário Bíblico
Adventista
Segundo tu queres - (cba)
Jó 34:33
Sugeriu-se o seguinte significado para a passagem: "Deve Deus esperar para retribuir de acordo com os seus desejos? Será que Deus vai fazer o que você acha que é certo? Esta é uma pergunta que diz respeito a você, não a mim; contudo, você deve fazer sua decisão e expressar seus pontos de vista." O propósito do verso parece ser um apelo para que Jó tome uma decisão. A julgar pelas anteriores declarações de Eliú , a decisão à qual ele se refere é que Jó confesse seus pecados, reconhecendo que Deus é justo em Seus juízos, e que aceite seu sofrimento como disciplina. Até aqui, Jó se recusou a desistir da consciência de sua integridade e a fazer tal confissão.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 34:31-37
Quando repreendemos alguém pelo que está mal, devemos nos orientar pelo que é bom. Os amigos de Jó preferiram que este reconhecesse a sua própria maldade. Eliú somente o obrigava a reconhecer que usara os seus lábios imprudentemente. Não pioremos mais as coisas através de reprovações. Eliú leva Jó a humilhar-se diante de Deus por seus pecados, e a aceitar o castigo. Também o leva a orar a Deus, para que lhe mostre os seus erros. O homem bom está disposto a reconhecer o pior de si mesmo; particularmente, quando se submete a aflições, deseja que se lhe mostre porque Deus contende com ele. Não basta lamentar-se pelos pecados, mas deve parar de pecar. E, se somos filhos afetuosos, teremos prazer em falar com o nosso Pai e dizer-lhe tudo o que pensamos.
Eliú argumenta com Jó acerca de seu descontentamento, por causa de sua aflição. Estamos sempre prontos para pensar que tudo o que nos concerne deve ser justo, como queremos; porém, não é racional esperar isto. Eliú pergunta se as palavras de Jó foram ou não néscias e pecaminosas. Deus é justo em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras (Salmos 145:17). O crente deve dizer: "Que meu Salvador, meu sábio e amoroso Senhor, escolha tudo por mim. Tenho a segurança de que será o mais sábio e o melhor para a sua glória e para o meu bem".
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Eis que arrebata a presa; quem o pode impedir? Quem lhe dirá: Que é o que fazes? Jó 9:12 4 Oh tu, que te despedaças na tua ira, acaso por amor de ti será abandonada a terra, ou será a rocha removida do seu lugar? Jó 18:4 9 Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou dirá a tua obra: Não tens mãos? Isaías 45:9 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Romanos 9:20 35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Romanos 11:35 11 Pois, segundo a obra do homem, ele lhe retribui, e faz a cada um segundo o seu caminho. Jó 34:11 31 Não confie na vaidade, enganando-se a si mesmo; pois a vaidade será a sua recompensa. Jó 15:31 30 Se os seus filhos deixarem a minha lei, e não andarem nas minhas ordenanças, 31 se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, 32 então visitarei com vara a sua transgressão, e com açoites a sua iniqüidade. Salmos 89:30-32 31 Eis que o justo é castigado na terra; quanto mais o ímpio e o pecador! Provérbios 11:31 6 se de fato é justo diante de Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 2 Tessalonicenses 1:6,7 2 Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, Hebreus 2:2 26 tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Hebreus 11:26 6 Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos. Salmos 135:6 12 Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós, que suportamos a fadiga do dia inteiro e o forte calor. 13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo um denário? 14 Toma o que é teu, e vai-te; eu quero dar a este último tanto como a ti. 15 Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Mateus 20:12-15 5 Se podes, responde-me; põe as tuas palavras em ordem diante de mim; apresenta-te. 32 Se tens alguma coisa que dizer, responde-me; fala, porque desejo justificar-te. Jó 33:5,32 11 Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois tudo quanto existe debaixo de todo céu é meu. Jó 41:11