Comentário Bíblico
Adventista
Doutrina - (cba)
Jó 11:4
Do heb. leqah, "instrução", "ensino". A palavra ocorre no livro de Jó somente aqui e poucas vezes em outros livros. Zofar estava provavelmente aludindo a declarações como a que se encontra em Jó 10:7. Jó não havia usado precisamente as palavras que Zofar aqui atribui a ele, mas Zofar evidentemente resume a declaração de Jó.
Sou limpo - (cba)
Jó 11:4
Zofar acusa Jó de defender tanto sua "doutrina" quanto sua conduta. Em certo sentido, Jó havia feito exata mente isso. Contudo, não alegou estar completamente sem p ecado; o que a firmou foi que não era um pecador do tipo que seus amigos o acusavam de ser. Este verso reitera o ponto central de desacordo entre Jó e seus amigos. Jó aceitava o testemunho de sua consciência, enquanto seus amigos interpretavam mal o testemunho de seu sofrimento.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 11:1-6
Zofar ataca Jó com muita veemência, apresentando-o como alguém apreciado ao falar, ainda que não possa dizer algo sobre o tema em discussão, e como quem mantém falsidades. Desejava que Deus mostrasse a Jó que a ele era infligido menos castigo do que o merecido. Estamos prontos com muita segurança para pedir a Deus que atue em nossas disputas, e para pensar que se tão-somente falasse, Ele estaria a nosso favor. Devemos deixar todas as disputas a critério do juízo de Deus, que é segundo a verdade; porém, nem sempre os que são mais inclinados a apelar à justiça divina são os que têm mais razão.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Isto ainda seria a minha consolação, e exultaria na dor que não me poupa; porque não tenho negado as palavras do Santo. Jó 6:10 7 ainda que tu sabes que eu não sou ímpio, e que não há ninguém que possa livrar-me da tua mão? Jó 10:7 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:15 29 Mudai de parecer, peço-vos, não haja injustiça; sim, mudai de parecer, que a minha causa é justa. 30 Há iniqüidade na minha língua? Ou não poderia o meu paladar discernir coisas perversas? Jó 6:29,30 20 Se peco, que te faço a ti, ó vigia dos homens? Por que me fizeste alvo dos teus dardos? Por que a mim mesmo me tornei pesado? Jó 7:20 2 Na verdade sei que assim é; mas como pode o homem ser justo para com Deus? 3 Se alguém quisesse contender com ele, não lhe poderia responder uma vez em mil. Jó 9:2,3 4 Quem do imundo tirará o puro? Ninguém. Jó 14:4 5 Pois Jó disse: Sou justo, e Deus tirou-me o direito. 6 Apesar do meu direito, sou considerado mentiroso; a minha ferida é incurável, embora eu esteja sem transgressão. Jó 34:5,6 2 Tens por direito dizeres: Maior é a minha justiça do que a de Deus? Jó 35:2