Comentário Bíblico
Adventista
Ararate - (cba)
Gênesis 8:4
Todos os expositores bíblicos concordam que a referência aqui é à região montanhosa da Armênia, embora não se saiba exatamente qual a parte das montanhas do Arara te. Nada tem sido comprovado sobre a descoberta de restos da arca de Noé. A localização tradicional, o moderno monte Ararate, tem dois picos, um com 5.137 m, outro com 3.896 m de altura. Entre os persas esses picos gêmeos são conhecidos como Koh-i-nuh, "a montanha de Noé". Este seria um lugar ideal para a arca repousar enquanto as águas baixavam. A partir dele, os sobreviventes do dilúvio podiam se espalhar por todas as terras (ver com. de Gênesis 7:24).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 8:4-12
A arca repousou sobre uma montanha, onde foi dirigida pela sábia e bondosa providência de Deus, para que pudesse repousar mais rapidamente. Deus possui tempos e lugares de repouso para o seu povo, após este ter sido provado; e muitas vezes Ele providencia para que o seu povo se estabeleça confortável e oportunamente, sem estratagemas deles mesmos, e muito além daquilo que eles poderiam prever.
Deus disse a Noé quando viria o Dilúvio, mesmo não lhe tendo concedido uma revelação detalhada dos tempos e dos passos pelos quais ele se realizaria. o conhecimento prévio era necessário para a preparação da arca; porém, o conhecimento do desfecho final teria sido útil somente para a satisfação da curiosidade de Noé; ocultando-o, Deus exercitaria a fé e a paciência do patriarca.
Noé soltou primeiramente um corvo, que sumiu, a fim de comer os cadáveres que boiavam sobre as águas. Em seguida, enviou uma pomba que voltou, na primeira vez, sem boas notícias; porém, no seu retorno, trouxe em seu bico uma folha que arrancara de uma oliveira, a fim de mostrar simplesmente que as árvores e os frutos começavam a aparecer sobre as águas. Noé soltou a pomba novamente, sete dias após tê-la enviado pela primeira vez. E a terceira vez aconteceu também sete dias após a segunda vez; provavelmente, no dia do repouso. Tendo guardado o dia de descanso com a sua pequena igreja, ele aguardava uma bênção especial dos céus, e perguntou por ela. A pomba é o emblema de uma alma bondosa que, não encontrando paz ou satisfação de modo firme neste mundo inundado e corrupto, regressa tanto a Cristo como à sua arca, assim como esta pomba retornou a Noé, e ao seu repouso. O coração carnal, como o corvo, acomoda-se com o mundo, e alimenta-se da carriça que encontra ali; porém, volta a teu repouso, ó minha alma, a teu Noé, como registra o Salmo 116.7. Assim como Noé estendeu a sua mão, tomou a pomba e trouxe-a a si mesmo, ao interior da arca, do mesmo modo Cristo salvará, ajudará e acolherá aqueles que nEle se refugiarem em busca de repouso.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; e as águas cresceram e levantaram a arca, e ela se elevou por cima da terra. 18 Prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca vagava sobre as águas. 19 As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo do céu foram cobertos. Gênesis 7:17-19 37 E quando ele estava adorando na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o mataram à espada e fugiram para a terra de Arará. E Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. 2 Reis 19:37 38 E sucedeu que, enquanto ele adorava na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleb, que e Sarezer, seus filhos, o mataram à espada; e escaparam para a terra de Arará. E Ezar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. Isaías 37:38 27 Arvorai um estandarte na terra, tocai a trombeta entre as nações, preparai as nações contra ela, convocai contra ela os reinos de Arará, Mini, e Asquenaz; ponde sobre ela um capitão, fazei subir cavalos, como locustas eriçadas. Jeremias 51:27 20 Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e assim foram cobertos. Gênesis 7:20