Comentário Bíblico
Adventista
Sai - (cba)
Gênesis 8:16
Noé havia aprendido a confiar em Deus e a esperar pacientemente durante os 120 anos de pregação e construção da arca. Esse longo período de labor ativo foi seguido por mais de um ano na arca. Durante as primeiras semanas e meses ele havia experime ntado incessante chuva, uma turbulenta tempestade e tremendas convulsões da Terra, que pareciam estar prestes a destruir a frágil embarcação. Mais tarde, quando a arca repousou sobre as montanhas do Ararate, começou um tedioso tempo de espera, que durou mais de sete meses. Noé pode ter pensado algumas vezes que Deus tivesse esquecido a solitária arca e seus ocupantes no topo daquela montanha . Ele, no entanto, teve as duas virtudes gêmeas: fé e paciência. Com que alegria Noé deve ter ouvido uma vez mais a voz de Deus ordenando que saísse da arca.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 8:15-17
Após a comoção da tempestade e o silêncio do período de estiagem, Deus fala mais uma vez a Noé. A ordem divina é clara e ecoa ordem de Gênesis 1:28: "Sede fecundos, multiplicai-vos.”
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 8:13-19
Deus conhece o que almejamos mais do que os nossos desejos; Ele sabe o que é bom para nós melhor do que nós mesmos, e por quanto tempo mais é conveniente que as nossas restrições continuem, e que as misericórdias pelas quais anelamos se delonguem. Nós sairíamos da arca antes que o solo estivesse seco; e, talvez, mesmo estando a porta fechada, estaríamos dispostos a tirar a cobertura da arca, e descermos de algum modo. Porém, o tempo de Deus para mostrar misericórdia é o melhor momento. Assim como Noé recebeu a ordem de entrar na arca, por mais tedioso que tenha sido o seu confinamento, ele aguardaria uma nova ordem para sair. Nós devemos reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos, e colocá-lo à nossa frente em todos os nossos movimentos. Somente os que seguem ás instruções de Deus e submetem-se a Ele podem contar com a sua proteção.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. 7 Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. 13 Nesse mesmo dia entrou Noé na arca, e juntamente com ele seus filhos Sem, Cão e Jafé, como também sua mulher e as três mulheres de seus filhos, Gênesis 7:1,7,13 17 Os sacerdotes que levavam a arca do pacto do Senhor pararam firmes em seco no meio do Jordão, e todo o Israel foi passando a pé enxuto, até que todo o povo acabou de passar o Jordão. Josué 3:17 10 Pois os sacerdotes que levavam a arca pararam no meio do Jordão, até que se cumpriu tudo quanto o Senhor mandara Josué dizer ao povo, conforme tudo o que Moisés tinha ordenado a Josué. E o povo apressou-se, e passou. 16 Dá ordem aos sacerdotes que levam a arca do testemunho, que subam do Jordão. 17 Pelo que Josué deu ordem aos sacerdetes, dizendo: Subi do Jordão. 18 E aconteceu que, quando os sacerdotes que levavam a arca do pacto do Senhor subiram do meio do Jordão, e as plantas dos seus pés se puseram em terra seca, as águas do Jordão voltaram ao seu lugar, e trasbordavam todas as suas ribanceiras, como dantes. Josué 4:10,16-18 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmos 91:11 8 O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. Salmos 121:8 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. 26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações. Daniel 9:25,26 11 Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu pacto, libertei os teus presos da cova em que não havia água. Zacarias 9:11 27 Ora, o carcereiro, tendo acordado e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. 28 Mas Paulo bradou em alta voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, porque todos aqui estamos. 37 Mas Paulo respondeu-lhes: Açoitaram-nos publicamente sem sermos condenados, sendo cidadãos romanos, e nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? De modo nenhum será assim; mas venham eles mesmos e nos tirem. 38 E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras, e estes temeram quando ouviram que eles eram romanos; 39 vieram, pediram-lhes desculpas e, tirando-os para fora, rogavam que se retirassem da cidade. Atos 16:27,28,37-39