Comentário Bíblico
Adventista
Predominaram sobre a terra - (cba)
Gênesis 7:24
Os 150 dias incluem os 40 dias de Gênesis 7:4,12,17 e devem, portanto, ser contados a partir do início desse período. Isso pode ser dito por meio de Gênesis 7:11 e Gênesis 8:4, em que se diz que a arca repousou sobre as montanhas do Arara te no 17° dia do 7° mês, exatamente cinco meses após o início da chuva. A contagem é em termos de meses de 30 dias.
- 4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todas as criaturas que fiz. 12 e caiu chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. 17 Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; e as águas cresceram e levantaram a arca, e ela se elevou por cima da terra. Gênesis 7:4,12,17 11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram, Gênesis 7:11 4 No sétimo mês, no dia dezessete do mês, repousou a arca sobre os montes de Arará. Gênesis 8:4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O dilúvio cobriu tudo fora da arca
Gênesis 7:10-24
A descrição da destruição completa dos seres vivos da Terra reverte a criação universal do cap. 1. O Deus criador "descria" sua criação.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 7:21-24
Morreram todos os homens, mulheres e crianças que haviam no mundo, exceto os que estavam na arca. Podemos facilmente imaginar o terror que tomou conta dele. O nosso Salvador nos disse que até o próprio dia em que o Dilúvio chegou, eles comiam e bebiam (Lucas 17:26,27); estavam surdos e cegos a todas as advertências divinas. A morte os surpreendeu nesta postura. Eles se convenceram do quanto haviam sido néscios, mas quando já era demasiadamente tarde. Podemos supor que tentaram todos os meios possíveis para salvarem-se, porém, foi tudo em vão. Aqueles que não se encontram em Cristo, que é a Arca, serão certamente destruídos, e destruídos para sempre.
Façamos uma pausa e consideremos este tremendo juízo! Quem é capaz de prevalecer perante o Senhor quando Ele está irado? A transgressão dos pecadores será a ruína deles, mais cedo ou mais tarde, se não se arrependerem. O Deus justo sabe levar a ruína ao mundo dos ímpios (2 Pedro 3:5). Que terrível será o dia do juízo e da perdição dos homens sem Deus! Felizes aqueles que fazem parte da família de Cristo e que, como tais, estão a salvo com Ele; eles podem esperar a provação sem qualquer desmaio, e regozijar-se de que triunfarão quando o fogo queimar a terra e tudo o que nela há. Podemos supor algumas distinções favoráveis em nosso próprio caso, como o caráter; porém, se nos descuidarmos, rejeitarmos ou abusarmos da salvação em Cristo, pesemos as vantagens imaginadas, pois seremos destruídos pela ruína comum de um mundo incrédulo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |