Comentário Bíblico
Adventista
Tinha Noé seiscentos anos de idade - (cba)
Gênesis 7:6
Ver com. de Gênesis 5:32.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 7:1-9
Noé e a família entraram na arca, em obediência à ordem de Deus, sem qualquer referência à chuva ou água. Observa-se a distinção entre os sete pares de animais limpos e um só par de animais imundos se dirigindo para a arca (Gênesis 7:2,3), que, de algum modo, entraram ali sem ser conduzidos por Noé (Gênesis 7:9). A história é estruturada com um padrão temporal complexo que aponta mais uma vez para. Deus se lembrando de Noé (Gênesis 8:1):
- 2 De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea; 3 também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. Gênesis 7:2,3 9 entraram dois a dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. Gênesis 7:9 1 Deus lembrou-se de Noé, de todos os animais e de todo o gado, que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas começaram a diminuir. Gênesis 8:1
7 dias de espera pela chuva (Gênesis 7:4).
7 dias de espera pelo dilúvio (Gênesis 7:10).
40 dias de dilúvio (Gênesis 7:17).
150 dias da subida das águas (Gênesis 7:24).
CENTRO: Deus se lembra de Noé (Gênesis 8:1).
150 dias da descida das águas (Gênesis 8:3).
40 dias de espera por terra seca (Gênesis 8:6).
7 dias de espera para enviar o primeiro pássaro (Gênesis 8:10)
7 dias de espera para enviar o segundo pássaro (Gênesis 8:12).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 7:1-12
O chamado feito a Noé é muito bondoso, como o de um terno pai a seus filhos, para que entrem na casa quando vê que a noite ou uiva tormenta se aproxima. Noé não entrou na arca até que Deus o tivesse ordenado, mesmo sabendo que este seria o seu lugar de refúgio.
É muito consolador saber que Deus vai adiante de nós em cada passo que damos. Noé teve muito trabalho para construir a arca, e agora ele mesmo iria conservar-se vivo nela. Tudo aquilo que fazemos em obediência ao mandamento de Deus e com fé, certamente nos trará consolo, mais cedo ou mais tarde. A chamada de Noé nos faz lembrar a mensagem que o Evangelho transmite aos pobres pecadores. Cristo é a arca, e somente nEle podemos estar a salvo quando chegam a morte e o juízo. A Palavra de Deus diz: "Vem"; os ministros dizem: "Vem"; o Espírito Santo diz: "Venha e entre na arca". Noé foi tido como justo não por causa de sua justiça própria, mas como herdeiro da justiça que é pela fé (Hebreus 11:7). Ele creu na revelação de um salvador, buscou e aguardou a salvação somente através dEle. Assim foi justificado pela fé, e recebeu este Espírito, cujo finto é cheio de toda a bondade; porém, se algum homem não tem o Espírito de Cristo, não faz parte dos que pertencem a Ele.
Após cento e vinte anos, Deus concedeu ainda um período de sete dias para que as pessoas se arrependessem. Porém, estes sete dias foram mal empregados, assim como os cento e vinte anos. Eram tão-somente sete dias. Tinham apenas mais uma semana, mais um dia de repouso para melhorar e considerar as coisas que correspondiam à sua paz. No entanto, é comum que aqueles que são descuidados com a sua alma durante os anos em que têm saúde, sejam igualmente negligentes durante os dias de sua enfermidade, em que vislumbram a morte à distância, em que vêem a morte acercar-se, cujos corações estão endurecidos pelo engano do pecado. Assim como Noé preparou a arca pela advertência que lhe fora dada de que viria o Dilúvio, da mesma forma ele entendeu, pela fé, a advertência de que o castigo viria rapidamente. E no dia em que Noé esteve seguro, dentro da arca, romperam-se as fontes do grande abismo. A terra possuía em si mesma estas águas que, pela ordem de Deus, subiram e inundaram-na. Assim, os nossos corpos têm em si mesmos estes pontos que, conforme a vontade ou permissão de Deus, podem tornar-se sementes e fontes de enfermidades mortais.
As janelas dos céus foram abertas, e as águas que estavam por cima do firmamento, isto é, na atmosfera, foram derramadas sobre a terra. A chuva cai em gotas; porém, nesta ocasião, caíram chuvas tão grandes como nunca acontecera e jamais aconteceria. Choveu ininterruptamente, sem sequer uma pausa, por quarenta dias e quarenta noites, sobre toda a terra, de uma só vez. Assim como houve um exercício especial da onipotência de Deus ao causar o Dilúvio, seria inútil e presunçoso querer explicar, através da sabedoria humana, o método que foi utilizado por Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 32 E era Noé da idade de quinhentos anos; e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé. Gênesis 5:32 13 No ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, secaram-se as águas de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca: e olhou, e eis que a face a terra estava enxuta. Gênesis 8:13