Comentário Bíblico
Adventista
E o lançou no cárcere - (cba)
Gênesis 39:20
Ao repetir a história ao marido, a esposa de Potifar indiretamente o culpou pela suposta afronta, ao referir-se a José como "o servo hebreu, que nos trouxeste" (Gênesis 39:17). O ato de confinar José com os presos políticos pode ser considerado de extrema leniência por parte de Potifar em vista e a punição geralmente infligida pelo crime do qual ele fora acusado. Em épocas posteriores, o castigo para tentativa de adultério era mil golpes na sola dos pés, e para o estupro de mulher livre era ainda mais severo (Diodoro, i.78). A leniência de Potifar sem dúvida reflete sua confiança na integridade de José e, em contraste, seu pouco respeito pelo relato do episódio contado pela esposa. O castigo de José, no entanto, parece a princípio ter sido severo, pois ele sofreu mais coisas do que a narrativa e e Gênesis deixa implícito. Segundo o Salmos 105:18, seus "pés" foram apertados "com grilhões" e ele foi posto "em ferros".
- 17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio a mim para me insultar; Gênesis 39:17 18 feriram-lhe os pés com grilhões; puseram-no a ferro, Salmos 105:18
Há um papiro egípcio, hoje no Museu Britânico, que relata certa "história dos dois irmãos" que se assemelha superficialmente à história de José e da esposa de Potifar. Muitos eruditos consideram que seja o original da história experimentada por José. No entanto, embora as duas sejam semelhantes em alguns aspectos, as diferenças excedem as semelhanças. Além disso, a história egípcia tem um contexto mitológico e foi escrita pelo menos 250 anos depois do livro de Gênesis.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 39:20
Muito embora Potifar pareça furioso, a punição é surpreendente, uma vez que a lei biblica exigia que os culpados de estupro fossem executados (Deuteronômio 22:23-27). Ao que parece, Potifar não acreditou na esposa; mas, para preservar sua reputação, colocou José na cadeia. O foco se desloca para a prisão (que reflete claramente um ambiente egípcio, pois o Egito teve prisões muito antes dos outros países da região), o próximo ponto da experiência de altos e baixos de José.
Prosperidade aparente do vício, um teste severo
Gênesis 39:20
Ver Lamentações 3:27; Mateus 23:12. A integridade fiel de José levou à perda de sua reputação e liberdade. Este é o teste mais severo a que os virtuosos e tementes a Deus estão sujeitos, aquele vício parece prosperar enquanto a virtude é pisoteada no pó. O sedutor estava vivendo na prosperidade como um modelo de decoro virtuoso, enquanto José, fiel aos princípios, estava sob a degradante acusação de crime o mais revoltante. A religião de José manteve seu temperamento ameno e sua simpatia para com a humanidade calorosa e forte, apesar de todas as suas provações. Existem aqueles que, se sentirem que não estão sendo usados corretamente, tornam-se amargos, mesquinhos, ranzinzas e descorteses em suas palavras e comportamento. Eles afundam desanimados, odiosos e odiando os outros. Mas José era um cristão. Assim que ele entra na vida na prisão, do que ele traz todo o brilho de seus princípios cristãos em exercício ativo; ele começa a se tornar útil aos outros. Ele entra nos problemas de seus companheiros de prisão. Ele é alegre, pois é um cavalheiro cristão. Deus o estava preparando sob essa disciplina para uma situação de grande responsabilidade, honra e utilidade, e ele estava disposto a aprender; ele aceitou gentilmente as lições que o Senhor lhe ensinaria. Ele aprendeu a suportar o jugo em sua juventude. Ele aprendeu a governar primeiro aprendendo a obediência a si mesmo. Ele se humilhou, e o Senhor o exaltou para uma honra especial ( e ele estava disposto a aprender; ele aceitou gentilmente as lições que o Senhor lhe ensinaria. Ele aprendeu a suportar o jugo em sua juventude. Ele aprendeu a governar primeiro aprendendo a obediência a si mesmo. Ele se humilhou, e o Senhor o exaltou para uma honra especial ( e ele estava disposto a aprender; ele aceitou gentilmente as lições que o Senhor lhe ensinaria. Ele aprendeu a suportar o jugo em sua juventude. Ele aprendeu a governar primeiro aprendendo a obediência a si mesmo. Ele se humilhou, e o Senhor o exaltou para uma honra especial (Carta 3, 1879 ).
- 27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Lamentações 3:27 12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. Mateus 23:12
Dificuldades prepararam José para uma posição exaltada
Gênesis 39:20
A parte que José desempenhou em conexão com as cenas da prisão sombria foi a que finalmente o elevou à prosperidade e honra. Deus planejou que ele obtivesse uma experiência por meio de tentações, adversidades e adversidades, a fim de prepará-lo para preencher uma posição elevada ( Spiritual Gifts 3: 146 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 39:19-23
O Senhor de José creu na acusação. Provavelmente, Potifar escolheu o cárcere por ser o pior lugar para alguém. Porém, Deus tinha o propósito de abrir caminho para que José recebesse a devida honra. José era propriedade de seu Deus e por Ele foi honrado. Estava longe de todos os seus amigos e parentes; não tinha alguém que o ajudasse ou consolasse; porém, o Senhor estava com José e mostrou-lhe misericórdia. Aqueles que têm uma boa consciência, mesmo presos, têm consigo o bom Deus. O Senhor favoreceu José perante o guarda da prisão; este confiou nele para que administrasse os assuntos da prisão. Um homem bom fará o bem onde quer que esteja, e será uma bênção mesmo estando na condição de acorrentado e prisioneiro.
Não nos esqueçamos de ver Jesus através do exemplo de José, pois Ele sofreu e foi tentado em tudo, porém sem pecar; foi caluniado, perseguido e preso, porém sem causa; foi por meio da cruz que Ele ascendeu ao trono. Que nós também sejamos capacitados a ir, submetendo-nos e sofrendo, pela mesma senda ao mesmo lugar de glória.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 porque, na verdade, fui roubado da terra dos hebreus; e aqui também nada tenho feito para que me pusessem na masmorra. Gênesis 40:15 14 Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó. Gênesis 41:14 18 feriram-lhe os pés com grilhões; puseram-no a ferro, 19 até o tempo em que a sua palavra se cumpriu; a palavra do Senhor o provou. Salmos 105:18,19 8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? Isaías 53:8 21 Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente. 22 Ora, tão urgente era a ordem do rei e a fornalha estava tão quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego. Daniel 3:21,22 9 pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. 2 Timóteo 2:9 19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 1 Pedro 2:19 1 Depois destas coisas o copeiro do rei do Egito e o seu padeiro ofenderam o seu senhor, o rei do Egito. 2 Pelo que se indignou Faraó contra os seus dois oficiais, contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor; 3 e mandou detê-los na casa do capitão da guarda, no cárcere onde José estava preso; 15 porque, na verdade, fui roubado da terra dos hebreus; e aqui também nada tenho feito para que me pusessem na masmorra. Gênesis 40:1-3,15 9 Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Dos meus pecados me lembro hoje: 10 Estando faraó mui indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do captão da guarda, a mim e ao padeiro-mor. 11 Então sonhamos um sonho na mesma noite, eu e ele, cada um conforme a interpretação do seu sonho sonhamos. 12 Ora, estava ali conosco um mancebo hbreu, servo do capitão da guarda, ao qual contamos os nossos sonhos, e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho. 13 E como ele nos interpretou, assim mesmo foi feito: a mim me fez tornar ao meu estado, e a ele fez enforcar. 14 Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó. Gênesis 41:9-14 10 Na verdade a cólera do homem redundará em teu louvor, e do restante da cólera tu te cingirás. Salmos 76:10