Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Providência Irá Superar os Dispositivos do Inimigo
Gênesis 39:9-19
Em meio às armadilhas a que todos estão expostos, eles precisam de defesas fortes e confiáveis nas quais possam confiar. Muitos nesta era corrupta têm um suprimento tão pequeno da graça de Deus, que em muitos casos sua defesa é quebrada pelo primeiro ataque, e ferozes tentações os levam cativos. O escudo da graça pode preservar todos os invencíveis das tentações do inimigo, embora rodeados das influências mais corruptas. Por meio de princípios firmes e confiança inabalável em Deus, sua virtude e nobreza de caráter podem brilhar e, embora cercados de maldade, nenhuma mancha precisa ser deixada sobre sua virtude e integridade. E se como José eles sofrem calúnias e falsas acusações, a Providência irá anular todos os artifícios do inimigo para o bem, e Deus irá em Seu próprio tempo exaltar tanto mais alto, como por um tempo eles foram aviltados por vingança ímpia (Spiritual Gifts 3: 145, 146 ).
Nota
Gênesis 39:11-19
Outra recusa deixou as vestes de José (observe mais uma vez a importância das vestes a história desse patriarca) nas mãos da esposa de seu senhor, que logo inventou uma história convincente com o objetivo de punir aquele que a rejeitara.
servo hebreu
Gênesis 39:17
Um insulto racial claro. Potifar também estava envolvido no caso, já que ele havia levado o escravo para sua casa.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 39:13-18
A senhora de José, após tentar em vão fazê-lo culpável, procurou vingar-se dele. Os que rasgaram as amarras da prudência jamais estarão sujeitos aos laços da verdade. Não é algo novo que o melhor dentre os homens seja falsamente acusado pelos piores delinquentes, de cometer os piores delitos. É bom que exista no futuro um dia de revelação, em que todos mostrarão o seu verdadeiro caráter.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 14 chamou pelos homens de sua casa, e disse-lhes: Vede! meu marido trouxe-nos um hebreu para nos insultar; veio a mim para se deitar comigo, e eu gritei em alta voz; Gênesis 39:14 16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo. Êxodo 20:16 1 Não levantarás falso boato, e não pactuarás com o ímpio, para seres testemunha injusta. Êxodo 23:1 17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, perturbador de Israel? 1 Reis 18:17 9 Assim escreveu nas cartas: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. 10 E ponde defronte dele dois homens, filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei. Depois conduzi-o para fora, e apedrejai-o até que morra. 11 Pelo que os homens da cidade dele, isto é, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que ela lhes mandara. 12 Apregoaram um jejum, e puseram Nabote diante do povo. 13 Também vieram dois homens, filhos de Belial, e sentaram-se defronte dele; e estes filhos de Belial testemunharam contra Nabote perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. Então o conduziram para fora da cidade e o apedrejaram, de sorte que morreu. 1 Reis 21:9-13 14 Os ímpios têm puxado da espada e têm entesado o arco, para derrubarem o poder e necessitado, e para matarem os que são retos no seu caminho. Salmos 37:14 3 por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim iniqüidade, e com furor me perseguem. Salmos 55:3 2 Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora. 3 Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? 4 Flechas agudas do valente, com brasas vivas de zimbro! Salmos 120:2-4 19 O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento. Provérbios 12:19 5 A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará. 9 A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá. Provérbios 19:5,9 65 Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que agora acabais de ouvir a sua blasfêmia. Mateus 26:65 28 A língua falsa odeia aqueles a quem ela tenha ferido; e a boca lisonjeira opera a ruína. Provérbios 26:28