Comentário Bíblico
Adventista
Aconteceu - (cba)
Gênesis 38:1
Este capítulo dá a origem das três principais famílias de Judá, a futura tribo real de Israel. Mostra também que os filhos de Jacó, esquecendo-se da sagrada vocação de sua raça, estavam em perigo de perecer nos pecados de Canaã. Se Deus, em Sua misericórdia, não Se tivesse interposto para promover a remoção de toda a casa de Jacó para o Egito, a nação escolhida poderia ter sucumbido à influ ência corruptora dos costumes cananeus. Assim, Gênesis 38 é parte da fase inicial da história de Israel. A palavra "aconteceu" tem sido considerada por muitos comentaristas como uma referência à história da venda de José registrada no capítulo anterior. O termo, contudo, é tão geral que não pode ser limitado a um evento em particular; é mais provável que se refira a todo o período da história de Jacó na Pales tina. As considerações cronológicas quase tornam necessário colocar esta narrativa no tempo em que José ainda estava na casa de seu pai.
Sendo o quarto filho de Lia, Judá certamente não era mais do que uns três anos mais velho que José, o que o colocaria com cerca de 20 anos de idade na época em que José foi vendido (ver Gênesis 37:2; e com. de Gênesis 30:24). Entre a venda de José como escravo e a migração de Jacó para o Egito se passaram 22 anos (cf. Gênesis 41:16; Gênesis 45:6), de forma que Judá estava com cerca de 42 anos de idade quando a família se mudou para o Egito. Nessa ocasião, ele não só tinha três filhos (Gn 38), mas aparentemente já era avô, como Gênesis 46:12 deixa implícito. Se assim for, seus filhos Er, Onã e Selá devem ter nascido antes de José ser vendido, uma vez que eles próprios já haviam alcançado a idade de se casar quando ocorreram os eventos relacionados a Tamar, e Perez (filho de Tamar) já tinha dois filhos quando a família se mudou para o Egito. Essas observações levam a concluir que alguns filhos de Jacó se casaram bem jovens. Judá não devia ter mais de 14 anos de idade por ocasião do nascimento de seu filho mais velho, Er. Por sua vez, Er não tinha mais do que 13 anos quando se casou com Tamar. O nascimento dos filhos gêmeos de Judá com sua nora Tamar deve ter ocorrido dentro do prazo de dois anos após a morte de Er. Perez não devia ter mais que 14 anos quando nasceram Hezrom e Hamul (aparentemente também gêmeos), antes da partida para o Egito. Casamentos precoces não são incomuns em certas partes do Oriente ainda hoje. No caso da família de Jacó, talvez representem uma influência cananeia. Essas considerações tornam provável que Judá já fosse casado e pai por ocasião da venda de José, e que parte dos acontecimentos narrados neste capítulo já havia ocorrido.
- 2 Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles. Gênesis 37:2 24 E chamou-lhe José, dizendo: Acrescente-me o Senhor ainda outro filho. Gênesis 30:24 16 E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó. Gênesis 41:16 6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Gênesis 45:6 12 E os filhos de Judá: Er, Onã, Selá, Pérez e Zerá. Er e Onã, porém, morreram na terra de Canaã. E os filhos de Pérez foram Hezrom e Hamul, Gênesis 46:12
Um adulamita - (cba)
Gênesis 38:1
Adulão fica cerca de 20 km a sudoeste de Belém, num sítio hoje chamado Tell esh-Sheihh Madhluír, e aproximadamente a mesma distância a noroeste de Hebrom, onde Jacó morava na época. Por alguma razão desconhecida, Judá visitou Adulão quando ainda era jovem. Talvez enquanto apascentava os rebanhos do pai naquelas vizinhanças, ele tenha conhecido o adulamita e passado algum tempo com ele. Judá não se separou permanentemente da casa paterna; isso fica evidente no fato de ele estar com os irmãos quando José foi vendido (Gênesis 37:26), e também quando a fome os forçou a ir comprar cereais no Egito (Gênesis 43:3).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 38:1-30
A primeira vista, este capítulo parece estar fora de lugar. No entanto, há dois elos importantes com a história de José. O vocabulário semelhante, a relevância dos símbolos de posição (roupas, selo, cajado) e a importância crescente (e transformação) de Judá ligam o capítulo com os outros à sua volta.
Nota
Gênesis 38:1-5
Judá saiu de perto do agrupamento principal da familia de Jacó, casou-se com uma cananeia e fez amizade com um líder cananeu. Todos esses elementos sugerem que ele estava perdendo de vista o fato de que a descendência de Abraão era o povo especial de Deus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
A conduta libertina de Judá e de sua família - (Mathew Henry)
Gênesis 38:1-30
Este capítulo fala de Judá e de sua família e é um relato tal que parece um milagre, pois de todos os filhos de Jacó, nosso Senhor Jesus Cristo veio dele (Hebreus 7:14). Porém, Deus mostra que a salvação é pela graça, e não por méritos, e que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, desde o primeiro. Além do mais, a dignidade de Jesus provém dEle mesmo, e não de seus antepassados. Quão pouca razão tiveram os judeus, que assim foram chamados a partir deste Judá, para jactarem-se como fizeram. João 8:41. O Senhor proclama em seus castigos horrorosos exemplos, que referem-se ao seu extremo desagrado pelos pecados deles!
- 14 visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes. Hebreus 7:14 41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Replicaram-lhe eles: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. João 8:41
Busquemos a graça de Deus para evitar toda a aparência de pecado. Que este estado de humilhação ao qual Jesus foi submetido quando veio tirar o pecado do mundo por meio de seu próprio sacrifício, ao designar personagens como os que aqui foram registrados para que fossem os seus antepassados, faça com que o Redentor seja ainda mais amado em nossos corações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés; de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não; antes na praça passaremos a noite. 3 Entretanto, Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram em sua casa; e ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães ázimos, e eles comeram. Gênesis 19:2,3 18 Saindo Jael ao encontro de Sísera, disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui; não temas. Ele entrou na sua tenda; e ela o cobriu com uma coberta. Juízes 4:18 8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer. 2 Reis 4:8 6 Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. Provérbios 9:6 20 Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição. Provérbios 13:20 15 o rei de Libna, o rei de Adulão, Josué 12:15 35 Jarmute, Adulão, Socó, Azeca, Josué 15:35 1 Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. 1 Samuel 22:1 13 Também três dos trinta cabeças desceram, no tempo da sega, e foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e a tropa dos filisteus acampara no vale de Refaim. 2 Samuel 23:13 15 Ainda trarei a ti, o moradora de Maressa, aquele que te possuirá; chegará até Adulão a glória de Israel. Miquéias 1:15