Comentário Bíblico
Adventista
Não te chegues para cá - (cba)
Êxodo 3:5
Ao se aproximar do arbusto, Moisés não esperava receber uma visão, nem estava ainda ciente da presença de Deus. Portanto, quando chegou perto para examinar aquela "grande maravilha" (Êxodo 3:3), ele foi advertido a permanecer a uma distância segura.
Tira as sandálias dos pés - (cba)
Êxodo 3:5
Uma vez que sapatos como temos hoje não eram usados pelos egípcios nem pelos habitantes do deserto oriental, é mais correto traduzir a palavra heb. na'al por "sandália". A prática de tirar os sapatos antes de entrar num templo, palácio ou mesmo em casas particulares sempre foi costume universal no Oriente Médio. Uma vez que sapatos ou sandálias carregam poeira e outras impurezas, a mente oriental considera um sacrilégio entrar calçado num lugar limpo ou sagrado. A mesma ordem dada a Moisés foi repetida a Josué mais tarde (Josué 5:15).
Terra santa - (cba)
Êxodo 3:5
O lugar onde Moisés estava era santo, não porque já fosse um antigo santuário ou lugar sagrado desconhecido para ele, como alguns comentaristas sugerem, mas devido à presença de Deus.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Sarça Ardente é uma realidade
Êxodo 3:2-5
Confundirá o intelecto mais aguçado interpretar a manifestação divina da sarça ardente. Não foi um sonho; não foi uma visão; era uma realidade viva - algo que Moisés viu com seus olhos. Ele ouviu a voz de Deus chamando-o do meio da sarça e cobriu o rosto, percebendo que estava na presença imediata de Deus. Deus estava conversando com a humanidade. Jamais poderia Moisés descrever a impressão feita em sua mente pela visão que então viu e pelo som da voz que falava com ele; mas essa impressão nunca foi apagada. O céu se aproximou dele enquanto, com reverente admiração, ele ouvia as palavras: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. Que maravilhosa condescendência de Deus deixar as cortes celestiais e se manifestar a Moisés, falando com ele face a face,The Youth's Instructor, 20 de dezembro de 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 3:1-6
A vida de Moisés divide-se em três períodos de quarenta anos: o primeiro, passou como príncipe na corte de faraó; o segundo, como pastor em Midiã; e o terceiro, como condutor do povo hebreu para Canaã. Quão variável é a vida do homem! A primeira vez que Deus apareceu a Moisés, encontrou-o cuidando de ovelhas. Parece um pobre emprego para um homem de sua capacidade e educação, ainda que estivesse satisfeito com ele; deste modo aprendeu a mansidão e o contentamento, pelos quais se destaca mais do que por todo o seu conhecimento nos Escritos Sagrados. Satanás gosta de encontrar-nos ociosos. Deus se agrada quando nos encontra ocupados. Estarmos a sós é algo bom para a nossa comunhão com Deus.
Com grande assombro, Moisés viu uma sarça que ardia sem que houvesse um fogo que a acendesse. A sarça ardia; porém, não se consumia, o que era um emblema da Igreja escravizada no Egito. Adequadamente, recorda-nos a Igreja de todas as épocas que, mesmo sob as mais severas perseguições, não pode ser destruída, porque Deus a conserva. Nas Escrituras, o fogo é um emblema da justiça e da santidade divina, e das aflições e tribulações com que Deus prova e purifica o seu povo, e é também o símbolo do batismo no Espírito Santo, pelo qual são consumidos os afetos pecaminosos e a alma é transformada na natureza e na imagem de Deus.
Deus fez uma chamada a Moisés por sua graça, à qual ele deu uma resposta imediata. Aqueles que desejam ter comunhão com Deus devem prestar atenção às ordenanças dEle, pois, através delas, Ele se compraz em manifestar-se a si mesmo bem como a sua glória, mesmo que seja em uma sarça. Descalçar-se era um sinal de respeito e submissão. Para nos aproximarmos de Deus, devemos fazê-lo pausadamente e com uma solene preparação, evitando cuidadosamente tudo o que pareça leviano, vulgar e inconveniente a seu serviço.
Deus não disse: "Eu era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó", mas, sim, "Eu Sou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó". Os patriarcas ainda vivem, mesmo após os seus corpos terem se desfeito em suas tumbas. Nenhuma extensão no tempo pode separar a alma dos justos de seu criador. Ao dizer isto, Deus ensinou a Moisés sobre um outro mundo e fortaleceu a sua crença em um estado futuro. Assim o interpreta o Senhor Jesus Cristo, o qual, a partir disto, prova que os mortos ressuscitam (Lucas 20:37). Moisés escondeu o seu rosto, como que envergonhado, e não assustado por contemplar a Deus. Quanto mais virmos de Deus e de sua graça, e de seu amor no pacto, mais causas veremos para adorá-lo com reverência e piedoso temor.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 251

A Ciência do Bom Viver, Pág. 436

Este Dia com Deus, Pág. 102

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 185

Conselhos para a Igreja, Pág. 257

Profetas e Reis, Pág. 49

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 88
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Também marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte será morto. 21 Então disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo, para não suceder que traspasse os limites até o Senhor, a fim de ver, e muitos deles pereçam. Êxodo 19:12,21 3 Disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Mas Arão guardou silêncio. Levítico 10:3 20 porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. Hebreus 12:20 16 Ao acordar Jacó do seu sono, disse: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. 17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Gênesis 28:16,17 15 Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez: Josué 5:15 1 Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal. Eclesiastes 5:1 33 Disse-lhe então o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Atos 7:33
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 251

A Ciência do Bom Viver, Pág. 436

Este Dia com Deus, Pág. 102

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 185

Conselhos para a Igreja, Pág. 257

Profetas e Reis, Pág. 49

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 88