Comentário Bíblico
Adventista
Israel viu os egípcios - (cba)
Êxodo 14:30
Josefo (Antiguidades, ii.16.6) afirma que, após a travessia do mar pelos israelitas, soprou um vento ocidental (ver com. de Êxodo 14:27). Esse vento, auxiliado pela corrente marítima, teria levado os corpos dos egípcios para a margem oriental. Desse modo, de acordo com Josefo, Moisés obteve armas e couraças para os israelitas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 14:21-31
A divisão do mar Vermelho foi um terror para os cananeus (Josué 2:9); foi motivo de louvor para os filhos de Israel (Salmos 114:3; Salmos 106:9; ). Foi um tipo de batismo (1 Coríntios 10:1,2). A passagem dos israelitas pelo meio do mar foi um tipo da conversão das almas (BIB:Isa:11.15@); e o fato dos egípcios serem afogados nele, um tipo da ruína final dos pecadores impenitentes.
- 9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós. Josué 2:9 3 O mar viu isto, e fugiu; o Jordão tornou atrás. Salmos 114:3 9 Pois repreendeu o Mar Vermelho e este se secou; e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto. Salmos 106:9 1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 1 Coríntios 10:1,2
Deus mostrou a sua onipotência abrindo um caminho em meio às águas, com vários quilómetros de comprimento. Deus é capaz de conduzir o seu povo em meio a maiores dificuldades e criar um caminho onde não exista uma alternativa. Este foi um exemplo de seu maravilhoso favor para com o seu Israel. Eles passaram pelo meio do mar a pés enxutos. Este feito teve o objetivo de animar o povo de Deus de todas as épocas, para que confiem nEle em meio às maiores dificuldades. O que não seria capaz de fazer aquEle que fez este grande milagre? O que Ele não faria por aqueles que o temem e o amam, uma vez que fez tanto por israelitas queixosos e incrédulos?
A ira de Deus, que é reta e justa, sobreveio rapidamente sobre os seus inimigos e inimigos de seu povo. A ruína dos pecadores é acarretada por eles mesmos, por causa de seu próprio furor e soberba. Eles poderiam ter deixado Israel em paz, e não o quiseram; agora, desejariam fugir da face de Israel, mas não poderiam. Os homens só percebem tardiamente que, quando se posicionam contra o povo de Deus, o fazem para o seu próprio prejuízo.
Foi ordenado a Moisés que tornasse a estender o seu cajado sobre o mar; as águas retornaram e afogaram toda multidão dos egípcios. Faraó e os seus servos, que estavam endurecidos pelo pecado, caíram agora juntos, sem que qualquer um deles escapasse. Os israelitas viram os egípcios mortos sobre a areia, um espetáculo triste e impressionante.
Quando os homens contemplam as obras de Deus e se dão conta dos benefícios recebidos, aprendem a temê-lo e confiar nEle. Que bom seria para nós se estivéssemos sempre de bom ânimo, como acontece às vezes!
Aqui está o final que o cristão pode contemplar. Os seus inimigos ardem de furor e são poderosos; porém, enquanto estivermos firmemente sustentados por Deus, venceremos as ondas e estaremos a salvo, guardados pelo mesmo poder de nosso salvador, que descerá contra cada inimigo espiritual.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; Êxodo 14:13 23 Assim o Senhor livrou a Israel naquele dia, e a batalha passou além de Bete-Aven. 1 Samuel 14:23 22 Assim o Senhor salvou Ezequias, e os moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e lhes deu descanso de todos os lados. 2 Crônicas 32:22 8 Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder. 10 Salvou-os da mão do adversário, livrou-os do poder do inimigo. Salmos 106:8,10 9 Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; no seu amor, e na sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os carregou todos os dias da antigüidade. Isaías 63:9 5 Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; Judas 1:5 10 O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio. Salmos 58:10 10 O meu Deus com a sua benignidade virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos. Salmos 59:10 8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Salmos 91:8 9 Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade. 10 Mas tens exaltado o meu poder, como o do boi selvagem; fui ungido com óleo fresco. 11 Os meus olhos já viram o que é feito dos que me espreitam, e os meus ouvidos já ouviram o que sucedeu aos malfeitores que se levantam contra mim. Salmos 92:9-11 8 Porque dizia: Certamente eles são meu povo, filhos que não procederão com falsidade; assim ele se fez o seu Salvador. 11 Todavia se lembrou dos dias da antigüidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu santo Espírito? Isaías 63:8,11