Comentário Bíblico
Adventista
Todo o exército de Faraó - (cba)
Êxodo 14:28
Isto é, todos os que atravessaram o mar na perseguição aos hebreus. Comentaristas têm argumentado que pode ter havido grupos do exército do Faraó que permaneceram na margem ocidental e não foram destruídos. A frase "os carros e os cavalarianos de todo o exército" não apoia o ponto de vista de muitos comentaristas de que apenas os carros entraram pelo caminho do mar e a infantaria ficou para trás. Ellen G. White parece indicar que todo o exército egípcio foi aniquilado (PP, 287, 288; Tl, 265, 266).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A perseguição de Israel encerrou a provação dos egípcios
Êxodo 14:23,26,27,28
Quando todo o exército, - “todos os cavalos de Faraó, seus carros e seus cavaleiros”, - estavam no próprio leito do mar, o Senhor disse a Moisés: “Estende a tua vara sobre o mar." Israel havia passado em terra seca, mas eles ouviram a gritaria dos exércitos em perseguição. Enquanto Moisés estendia sua vara sobre o mar, as águas aterro que antes eram uma grande muralha, rolaram em seu curso natural. De todos os homens do Egito naquele vasto exército, nenhum escapou. Todos pereceram em sua determinação de seguir seu próprio caminho e recusar o caminho de Deus. Essa ocasião foi o fim de seu período de graça ( Manuscrito 35, 1906 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 14:21-31
A divisão do mar Vermelho foi um terror para os cananeus (Josué 2:9); foi motivo de louvor para os filhos de Israel (Salmos 114:3; Salmos 106:9; ). Foi um tipo de batismo (1 Coríntios 10:1,2). A passagem dos israelitas pelo meio do mar foi um tipo da conversão das almas (BIB:Isa:11.15@); e o fato dos egípcios serem afogados nele, um tipo da ruína final dos pecadores impenitentes.
- 9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós. Josué 2:9 3 O mar viu isto, e fugiu; o Jordão tornou atrás. Salmos 114:3 9 Pois repreendeu o Mar Vermelho e este se secou; e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto. Salmos 106:9 1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 1 Coríntios 10:1,2
Deus mostrou a sua onipotência abrindo um caminho em meio às águas, com vários quilómetros de comprimento. Deus é capaz de conduzir o seu povo em meio a maiores dificuldades e criar um caminho onde não exista uma alternativa. Este foi um exemplo de seu maravilhoso favor para com o seu Israel. Eles passaram pelo meio do mar a pés enxutos. Este feito teve o objetivo de animar o povo de Deus de todas as épocas, para que confiem nEle em meio às maiores dificuldades. O que não seria capaz de fazer aquEle que fez este grande milagre? O que Ele não faria por aqueles que o temem e o amam, uma vez que fez tanto por israelitas queixosos e incrédulos?
A ira de Deus, que é reta e justa, sobreveio rapidamente sobre os seus inimigos e inimigos de seu povo. A ruína dos pecadores é acarretada por eles mesmos, por causa de seu próprio furor e soberba. Eles poderiam ter deixado Israel em paz, e não o quiseram; agora, desejariam fugir da face de Israel, mas não poderiam. Os homens só percebem tardiamente que, quando se posicionam contra o povo de Deus, o fazem para o seu próprio prejuízo.
Foi ordenado a Moisés que tornasse a estender o seu cajado sobre o mar; as águas retornaram e afogaram toda multidão dos egípcios. Faraó e os seus servos, que estavam endurecidos pelo pecado, caíram agora juntos, sem que qualquer um deles escapasse. Os israelitas viram os egípcios mortos sobre a areia, um espetáculo triste e impressionante.
Quando os homens contemplam as obras de Deus e se dão conta dos benefícios recebidos, aprendem a temê-lo e confiar nEle. Que bom seria para nós se estivéssemos sempre de bom ânimo, como acontece às vezes!
Aqui está o final que o cristão pode contemplar. Os seus inimigos ardem de furor e são poderosos; porém, enquanto estivermos firmemente sustentados por Deus, venceremos as ondas e estaremos a salvo, guardados pelo mesmo poder de nosso salvador, que descerá contra cada inimigo espiritual.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Sopraste com o teu vento, e o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em grandes aguas. Êxodo 15:10 4 o que fez ao exército dos egípcios, aos seus cavalos e aos seus carros; como fez passar sobre eles as águas do Mar Vermelho, quando vos perseguiam, e como o Senhor os destruiu até o dia de hoje; Deuteronômio 11:4 11 Fendente o mar diante deles, de modo que passaram pelo meio do mar, em seco; e lançaste os seus perseguidores nas profundezas, como uma pedra nas águas impetuosas. Neemias 9:11 53 Guiou-os com segurança, de sorte que eles não temeram; mas aos seus inimigos, o mar os submergiu. Salmos 78:53 8 Acaso é contra os rios que o Senhor está irado? E contra os ribeiros a tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montado nos teus cavalos, nos teus carros de vitória? 9 Descoberto de todo está o teu arco; a tua aljava está cheia de flechas. (Selá) Tu fendes a terra com rios. 10 Os montes te vêem, e se contorcem; inundação das águas passa; o abismo faz ouvir a sua voz, e levanta bem alto as suas maos. 13 Tu sais para o socorro do teu povo, para salvamento dos teus ungidos. Tu despedaças a cabeça da casa do ímpio, descobrindo-lhe de todo os fundamentos. (selá) Habacuque 3:8-10,13 29 Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando isso os egípcios, foram afogados. Hebreus 11:29 13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; Êxodo 14:13 24 Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram cadáveres que jaziam por terra, não havendo ninguém escapado. 2 Crônicas 20:24 9 Pois repreendeu o Mar Vermelho e este se secou; e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto. 10 Salvou-os da mão do adversário, livrou-os do poder do inimigo. 11 As águas, porém, cobriram os seus adversários; nem um só deles ficou. Salmos 106:9-11 15 mas derrubou a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho, porque a sua benignidade dura para sempre; Salmos 136:15 11 As águas, porém, cobriram os seus adversários; nem um só deles ficou. Salmos 106:11