Comentário Bíblico
Adventista
Retrocedam e se acampem - (cba)
Êxodo 14:2
Até este ponto a marcha dos israelitas foi na maior parte em direção ao sudeste. Outro dia de jornada na mesma direção os teria levado para além da fronteira ocidental do Egito. Porém, Deus ordenou uma mudança que deve ter parecido estranha e inexplicável para eles. Deviam mudar seu curso para o sudoeste, que colocaria o Mar Vermelho entre eles e seu destino. Embora a localização geográfica do lugar seguinte para se acamparem seja descrita de forma bem detalhada, nenhum deles foi identificado. O nome Pi-Hairote aparentemente é egípcio, mas seu significado e local permanecem incertos.
Entre Migdol e o mar - (cba)
Êxodo 14:2
"Migdol" significa "torre" ou "fortaleza". Sem dúvida se refere às várias fortalezas existentes ao longo da fronteira oriental do Egito (ver Números 33:7; Jeremias 44:1; Jeremias 46:14; Ezequiel 29:10; Ezequiel 30:6). Essas "migdols" provavelmente não eram cidades diferentes, mas fortes que formavam parte do sistema de fortificação da fronteira (ver com. de Êxodo 13:20).
- 7 Partiram de Etã, e voltando a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, acamparam-se diante de Migdol. Números 33:7 1 A palavra que veio a Jeremias, acerca de todos os judeus, que habitavam na terra do Egito, em Migdol, em Tapanes, em Mênfis, e no país de Patros: Jeremias 44:1 14 Anunciai-o no Egito, proclamai isto em Migdol; proclamai-o também em Mênfis, e em Tapanes; dizei: Apresenta-te, e prepara-te; porque a espada devorará o que está ao redor de ti. Jeremias 46:14 10 por isso eis que eu estou contra ti e contra os teus rios; e tornarei a terra do Egito em desertas e assoladas solidões, desde Migdol de Sevené até os confins da Etiópia. Ezequiel 29:10 6 Assim diz o Senhor: Também cairão os que sustêm o Egito, e descerá a soberba de seu poder; desde Migdol até Sevené cairão nela à espada, diz o Senhor Deus. Ezequiel 30:6 20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. Êxodo 13:20
Diante de Baal-Zefom - (cba)
Êxodo 14:2
Este lugar é desconhecido, embora o nome Baal-Zefom se aplicasse também a uma divindade cananeia. Ele significa literalmente "Baal" ou "Senhor do norte", um deus mencionado em monumentos egípcios bem como em inscrições do norte de Canaã. Um texto fenício "' declara que ele era o principal deus da cidade egípcia Dafne, do Delta (a bíblica Tafnes, a moderna Tel Defenneh). O lugar mencionado aqui pode ter recebido o nome desse deus cananeu, em cujo santuário povos do deserto oriental adoravam.
Uma descrição geográfica tão exata, única no Pentateuco, sugere, em primeiro lugar, que Pi-Hairote não era bem conhecido, e em segundo, que o autor de Êxodo estava familiarizado com a geografia da região. Nenhum escritor posterior poderia se aventurar a dar tantos detalhes.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 14:1-9
Faraó pensou que todo o Israel estivesse preso entre o deserto e o mar, e que seria uma presa fácil. Porém Deus disse: "serei glorificado em faraó". Uma vez que todos os homens são feitos para a honra de seu criador, Ele será honrado naqueles que não o honram. Aquilo que pareceria ser para a ruína da Igreja, costuma ser frequentemente utilizado para a ruína dos inimigos dela. Mesmo que faraó tivesse a intenção de satisfazer a sua maldade e vingança, ajudou a que se cumprissem os planos de Deus acerca dEle. Ainda que com toda a razão tenha permitido que Israel saísse, estava agora irado consigo mesmo por tê-lo feito. Deus faz com que a inveja e a fúria dos homens contra o seu povo seja um tormento para eles mesmos. Aqueles que voltam os seus olhos ao céu e vivem piedosamente em Cristo Jesus, devem esperar a importunação das tentações e dos tenores de Satanás. Ele não permitirá facilmente que alguém deixe o seu serviço.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Os egípcios, com todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, os perseguiram e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. Êxodo 14:9 17 Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito; 18 mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e os filhos de Israel subiram armados da terra do Egito. Êxodo 13:17,18 7 Partiram de Etã, e voltando a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, acamparam-se diante de Migdol. 8 Partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar ao deserto; e andaram caminho de três dias no deserto de Etã, e acamparam-se em Mara. Números 33:7,8 1 A palavra que veio a Jeremias, acerca de todos os judeus, que habitavam na terra do Egito, em Migdol, em Tapanes, em Mênfis, e no país de Patros: Jeremias 44:1 14 Anunciai-o no Egito, proclamai isto em Migdol; proclamai-o também em Mênfis, e em Tapanes; dizei: Apresenta-te, e prepara-te; porque a espada devorará o que está ao redor de ti. Jeremias 46:14 10 por isso eis que eu estou contra ti e contra os teus rios; e tornarei a terra do Egito em desertas e assoladas solidões, desde Migdol de Sevené até os confins da Etiópia. Ezequiel 29:10