Comentário Bíblico
Adventista
Tomai uma pasta de figos - (cba)
2 Reis 20:7
O rei poderia ter protestado contra orientação tão simples. Ele estava sofrendo de uma doença fatal. Possivelmente a infecção de sua "úlcera" tinha se espalhado e ameaçava tirar sua vida em pouco tempo. No caso de Ezequias, a doença havia chegado a tal ponto que medicamentos simples não tinham utilidade. O rei talvez sentisse que o Senhor faria algo extraordinário para salvar sua vida. Quando as orientações foram dadas no sentido de empregar um remédio simples, elas foram seguidas, e o rei, curado. As pessoas podem não compreender os motivos para os caminhos do Senhor, mas é sempre sábio ouvir os Seus mandamentos.
Há uma luz adicional aqui - (cba)
2 Reis 20:7
A apresentação do caso para cura divina não exclui o uso de remédios naturais. O emprego desses meios não revela falta de fé. É dever do ser humano, depois que o pedido por cura for apresentado, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para trazer alívio do sofrimento e parar o desenvolvimento da doença por meio de métodos naturais (ver CS, 381, 382).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 20:1-11
Ezequias ficou mortalmente enfermo no mesmo ano em que o rei da Assíria sitiou Jerusalém. Isaías levou-lhe o aviso de que deveria se preparar para morrer. A oração é um dos melhores preparativos para a morte, pois através dela nos revestimos da força e da coragem com que Deus nos capacita para terminarmos bem. Ele chorou amargamente; disto alguns entendem que Ezequias não queria morrer. Na natureza do homem está o temor da separação da alma de seu corpo. Também houve algo peculiar no caso de Ezequias; ele estava agora no meio de seu serviço. A oração de Ezequias (Is 38) interpreta as suas lágrimas; mas não há algo nela que indique que a morte fosse uma prisão servil, ou alguma coisa que revele o seu tormento.
A piedade de Ezequias facilitou-lhe estar em seu leito de morte. "Ah! Senhor! Sê servido de te lembrar ..."; ele não fala como se Deus precisasse que nós o lembrássemos de alguma coisa, tão pouco como se a recompensa pudesse ser reclamada, como se fosse uma dívida; somente a justiça de Cristo compra a misericórdia e a graça. Ezequias não diz: "Senhor salva-me"; mas: "Senhor lembra-te ..."; quer eu viva, quer morra, deixe-me ser teu. Deus sempre ouve as orações do que é quebrantado de coração e dará saúde, longevidade e livramentos neste mundo, contanto e enquanto seja verdadeiramente bom para cada um de nós.
Foram utilizados meios para a recuperação de Ezequias; porém, considerando o nível a que chegara a enfermidade, e quão subitamente foi detida, a cura foi milagrosa.
Quando estivermos enfermos, devemos usar todos os meios que forem adequados para ajudar a natureza; caso contrário, não confiaremos realmente em Deus, mas até o tentamos.
Para confirmar a sua fé, de forma milagrosa, a sombra do sol retrocedeu e houve luz por mais tempo do que de costume. Esta obra prodigiosa mostra o poder de Deus no céu e na terra, a grande maneira pela qual Ele ouve a oração, e o grande favor que Ele concede aos seus eleitos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 E ele disse: Trazei-me um jarro novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram. 21 Então saiu ele ao manancial das águas e, deitando sal nele, disse: Assim diz o Senhor: Sarei estas águas; não mais sairá delas morte nem esterilidade. 22 E aquelas águas ficaram sãs, até o dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu disse. 2 Reis 2:20-22 41 Ele, porém, disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Tirai para os homens, a fim de que comam. E já não havia mal nenhum na panela. 2 Reis 4:41 21 Ora Isaías dissera: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como cataplasma sobre a úlcera; e Ezequias sarará. Isaías 38:21