Comentário Bíblico
Adventista
Orou - (cba)
2 Reis 20:2
Ezequias não achou que fosse inútil orar, como se a mensagem profética tivesse tornado a morte inevitável. Quando a pessoa ora. Deus pode fazer o que Ele não poderia se ela não orasse. Pedidos por cura, no entanto, devem ser feitos em espírito de submissão. Somente Deus sabe se a resposta a um pedido contribuirá para o bem da pessoa interessada e se redundará em Sua glória. Ao orar por um doente alguns cometem o erro de quase exigir que a vida do sofredor seja restaurada. Em muitos casos, a vida dos que foram poupados não traz glória a Deus. Seria melhor ter descansado enquanto tinham a esperança da salvação (ver T2, 148, 149). A extensão da vida de Ezequias o levou a um grande erro (2 Reis 20:12-19). Se tivesse acrescentado à sua oração: “Todavia, não seja como eu quero, e sim como Tu queres” (Mateus 26:39), ele poderia ter morrido com o registro de sua vida imaculado.
- 12 Naquele tempo Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque ouvira que Ezequias tinha estado doente. 13 E Ezequias deu audiência aos mensageiros, e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata e o ouro, as especiarias e os melhores ungüentos, a sua casa de armas e tudo quanto havia nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que lhes não mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio. 14 Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe perguntou: Que disseram aqueles homens, e donde vieram a ti? Respondeu Ezequias: Vieram de um país mui remoto, de Babilônia. 15 E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; não há coisa nenhuma nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse. 16 Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor: 17 Eis que vêm dias em que será levado para a Babilônia tudo quanto houver em minha casa, bem como o que os teus pais entesouraram até o dia de hoje; não ficará coisa alguma, diz o Senhor. 18 E até mesmo alguns de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, levarão; e eles serão eunucos no paço do rei de Babilônia. 19 Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: Pois não é assim, se em meus dias vai haver paz e segurança? 2 Reis 20:12-19 39 E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Mateus 26:39
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 20:1-11
Ezequias ficou mortalmente enfermo no mesmo ano em que o rei da Assíria sitiou Jerusalém. Isaías levou-lhe o aviso de que deveria se preparar para morrer. A oração é um dos melhores preparativos para a morte, pois através dela nos revestimos da força e da coragem com que Deus nos capacita para terminarmos bem. Ele chorou amargamente; disto alguns entendem que Ezequias não queria morrer. Na natureza do homem está o temor da separação da alma de seu corpo. Também houve algo peculiar no caso de Ezequias; ele estava agora no meio de seu serviço. A oração de Ezequias (Is 38) interpreta as suas lágrimas; mas não há algo nela que indique que a morte fosse uma prisão servil, ou alguma coisa que revele o seu tormento.
A piedade de Ezequias facilitou-lhe estar em seu leito de morte. "Ah! Senhor! Sê servido de te lembrar ..."; ele não fala como se Deus precisasse que nós o lembrássemos de alguma coisa, tão pouco como se a recompensa pudesse ser reclamada, como se fosse uma dívida; somente a justiça de Cristo compra a misericórdia e a graça. Ezequias não diz: "Senhor salva-me"; mas: "Senhor lembra-te ..."; quer eu viva, quer morra, deixe-me ser teu. Deus sempre ouve as orações do que é quebrantado de coração e dará saúde, longevidade e livramentos neste mundo, contanto e enquanto seja verdadeiramente bom para cada um de nós.
Foram utilizados meios para a recuperação de Ezequias; porém, considerando o nível a que chegara a enfermidade, e quão subitamente foi detida, a cura foi milagrosa.
Quando estivermos enfermos, devemos usar todos os meios que forem adequados para ajudar a natureza; caso contrário, não confiaremos realmente em Deus, mas até o tentamos.
Para confirmar a sua fé, de forma milagrosa, a sombra do sol retrocedeu e houve luz por mais tempo do que de costume. Esta obra prodigiosa mostra o poder de Deus no céu e na terra, a grande maneira pela qual Ele ouve a oração, e o grande favor que Ele concede aos seus eleitos.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 340

Vidas Que Falam, Pág. 240
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 30 Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem voltados para este lugar. Sim, ouve tu do lugar da tua habitação no céu; ouve, e perdoa. 1 Reis 8:30 15 e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmos 50:15 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor, 3 e disse: Lembra-te agora, ó Senhor, peço-te, de que modo tenho andado diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias amargamente. Isaías 38:2,3 6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:6