Comentário Bíblico
Adventista
Teus próprios filhos - (cba)
2 Reis 20:18
“Filhos”, em hebraico, geralmente representa a posteridade. Manassés, filho de Ezequias, foi levado pelos assírios (2 Crônicas 33:11). Muitas pessoas da família real foram levadas para o cativeiro babilônico no tempo de Nabucodonosor (2 Reis 24:12; 2 Reis 25:6,7). Isso se cumpriu no caso de Daniel e de seus três amigos (ver Daniel 1:3-7).
- 11 Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia. 2 Crônicas 33:11 12 Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei da Babilônia, ele, e sua mãe, e seus servos, e seus príncipes, e seus oficiais; e, no ano oitavo do seu reinado, o rei de Babilônia o levou preso. 2 Reis 24:12 6 Então prenderam o rei, e o fizeram subir a Ribla ao rei de Babilônia, o qual pronunciou sentença contra ele. 7 Degolaram os filhos de Zedequias à vista dele, vasaram-lhe os olhos, ataram-no com cadeias de bronze e o levaram para Babilônia. 2 Reis 25:6,7 3 Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres, 4 jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus. 5 E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei. 6 Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. 7 Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego. Daniel 1:3-7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 20:12-21
Nesta época, a Babilónia era independente da Assíria, ainda que pouco depois tenha sido submetida por esta. Ezequias mostrou os seus tesouros, o seu arsenal e outras provas de sua riqueza e poderio. Este foi um efeito do orgulho e da ostentação, e um afastamento da simples confiança em Deus. Também perdeu a oportunidade de falar aos caldeus sobre aquEle que havia feito os milagres que atraíram a atenção deles, e de exortá-los, ao destacar o absurdo e o mal da idolatria.
O que é mais comum do que mostrar nossas casas e nossos objetos aos nossos amigos? Porém, se o fizermos com orgulho em nosso coração, para obtermos os aplausos dos homens sem louvarmos a Deus, torna-se um pecado sobre nós como aconteceu com Ezequias. Podemos esperar irritação de cada objeto com que estejamos indevidamente comprazidos.
Isaías que, vez por outra, fora um consolador para Ezequias, é agora o que o repreende. O Espírito Santo é agora tanto o que consola como o que repreende (João 16:7,8). Os ministros devem ser ambas as coisas quando haja ocasião para cada uma delas.
Ezequias reconheceu a justiça que havia nesta sentença, e a bondade de Deus em relação à prorrogação de sua vida. Porém, o futuro de sua família deve ter-lhe causado sentimentos dolorosos. Sem dúvida alguma, foi humilhado pelo orgulho de seu coração. Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor; eles descansarão de seus trabalhos, porque as suas obras os acompanham.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei da Babilônia, ele, e sua mãe, e seus servos, e seus príncipes, e seus oficiais; e, no ano oitavo do seu reinado, o rei de Babilônia o levou preso. 2 Reis 24:12 6 Então prenderam o rei, e o fizeram subir a Ribla ao rei de Babilônia, o qual pronunciou sentença contra ele. 2 Reis 25:6 11 Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia. 2 Crônicas 33:11