Comentário Bíblico
Adventista
Merodaque-Baladá - (cba)
2 Reis 20:12
Ver Isaías 39:1. Este rei tem sido identificado com o belicoso Marduk-apal-iddina, que foi rei em Babilônia de 721 a 709 a.€., de acordo com o Cânon de Ptolomeu. Ele governou Babilônia novamente por um curto período em 703. Foi um doloroso espinho na carne dos assírios, sendo um desafio constante para a tomada de Babilônia. Na época da campanha de Senaqueribe, no 14º ano de Ezequias, e da doença deste rei, Merodaque-Balada era, segundo a cronologia dos reis empregada por este Comentário, um rei exilado buscando aliados que também se opusessem ii Assíria e que pudessem ser úteis a ele no combate a esta nação. Apesar de deposto, ele poderia ser chamado de “rei de Babilônia” por aqueles que ainda o consideravam como o governante legítimo, mesmo que desapossado. Ezequias também o considerava desta forma.
Filho de Balada - (cba)
2 Reis 20:12
Inscrições assírias o chamam de filho de Yakin, um rei do 9º século. Todos os seus descendentes se referem a ele como “filho de Yakin”. Filho quer dizer descendente, como nas inscrições assírias em que Jeú é chamado de "filho de Onri ". Na descendência de Merodaque-Baladã houve um Balada e um Yakin.
Enviou cartas - (cba)
2 Reis 20:12
Astrônomos babilônicos notaram que havia ocorrido um milagre no relógio de sol (ver 2 Crônicas 32:31). Quando Merodaque-Baladã ouviu o que havia ocorrido, enviou mensageiros para felicitar a Ezequias e aprender mais sobre o Deus que podia operar esse tipo de milagre (ver PR, 344). Esses embaixadores também podem ter aproveitado a ocasião para parabenizar a Ezequias pela corajosa resistência à Assíria. Merodaque-Baladi também poderia estar buscando uma aliança formal com Ezequias contra um inimigo em comum.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O que eles viram?
2 Reis 20:12-15
Ver Isaías 39:1-4. O que seus amigos e conhecidos viram em sua casa? Você está, em vez de revelar os tesouros da graça de Cristo, exibindo aquelas coisas que perecerão com o uso? Ou você, para aqueles com quem você é posto em contato, comunica algum novo pensamento sobre o caráter e a obra de Cristo? Você sempre tem alguma nova revelação de Seu amor compassivo para transmitir àqueles que não O conhecem? ( The Signs of the Times, 1 de outubro de 1902 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 20:12-21
Nesta época, a Babilónia era independente da Assíria, ainda que pouco depois tenha sido submetida por esta. Ezequias mostrou os seus tesouros, o seu arsenal e outras provas de sua riqueza e poderio. Este foi um efeito do orgulho e da ostentação, e um afastamento da simples confiança em Deus. Também perdeu a oportunidade de falar aos caldeus sobre aquEle que havia feito os milagres que atraíram a atenção deles, e de exortá-los, ao destacar o absurdo e o mal da idolatria.
O que é mais comum do que mostrar nossas casas e nossos objetos aos nossos amigos? Porém, se o fizermos com orgulho em nosso coração, para obtermos os aplausos dos homens sem louvarmos a Deus, torna-se um pecado sobre nós como aconteceu com Ezequias. Podemos esperar irritação de cada objeto com que estejamos indevidamente comprazidos.
Isaías que, vez por outra, fora um consolador para Ezequias, é agora o que o repreende. O Espírito Santo é agora tanto o que consola como o que repreende (João 16:7,8). Os ministros devem ser ambas as coisas quando haja ocasião para cada uma delas.
Ezequias reconheceu a justiça que havia nesta sentença, e a bondade de Deus em relação à prorrogação de sua vida. Porém, o futuro de sua família deve ter-lhe causado sentimentos dolorosos. Sem dúvida alguma, foi humilhado pelo orgulho de seu coração. Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor; eles descansarão de seus trabalhos, porque as suas obras os acompanham.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Naquele tempo enviou Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque tinha ouvido dizer que havia estado doente e que já tinha convalescido. 2 E Ezequias se alegrou com eles, e lhes mostrou a casa do seu tesouro, a prata, e o ouro, e as especiarias, e os melhores ungüentos, e toda a sua casa de armas, e tudo quanto se achava nos seus tesouros; coisa nenhuma houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias lhes não mostrasse. 3 Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe perguntou: Que foi que aqueles homens disseram, e donde vieram ter contigo? Respondeu Ezequias: Duma terra remota vieram ter comigo, de Babilônia. 4 Ele ainda perguntou: Que foi que viram em tua casa? Respondeu Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu deixasse de lhes mostrar. 5 Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor dos exércitos: 6 Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, juntamente com o que entesouraram teus pais até o dia de hoje, será levado para Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o Senhor. 7 E dos teus filhos, que de ti procederem, e que tu gerares, alguns serão levados cativos, para que sejam eunucos no palácio do rei de Babilônia. 8 Então disse Ezequias a Isaías: Tua é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: Porque haverá paz e verdade em meus dias. Isaías 39:1-8 31 Contudo, no negócio dos embaixadores dos príncipes de Babilônia, que lhe foram enviados a perguntarem acerca do prodígio que fora feito na sua terra, Deus o desamparou para experimentá-lo, e para saber tudo o que havia no seu coração. 2 Crônicas 32:31 10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Gênesis 10:10 9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra. Gênesis 11:9 1 Oráculo acerca de Babilônia, que Isaías, filho de Amoz, recebeu numa visão. 19 E Babilônia, a glória dos reinos, o esplendor e o orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou. Isaías 13:1,19 4 proferirás esta parábola contra o rei de Babilônia, e dirás: Como cessou o opressor! como cessou a tirania! Isaías 14:4 10 mandou-lhe seu filho Jorão para saudá-lo, e para felicitá-lo por haver pelejado contra Hadadézer e o haver derrotado; pois Hadadézer de contínuo fazia guerra a Toí. E Jorão trouxe consigo vasos de prata de ouro e de bronze, 2 Samuel 8:10 2 Então disse Davi: usarei de benevolência para com Hanum, filho de Naás, como seu pai usou de benevolência para comigo. Davi, pois, enviou os seus servos para o consolar acerca de seu pai; e foram os servos de Davi à terra dos amonitas. 2 Samuel 10:2 1 Naquele tempo enviou Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque tinha ouvido dizer que havia estado doente e que já tinha convalescido. Isaías 39:1