Comentário Bíblico
Adventista
Viu o SENHOR que a aflição - (cba)
2 Reis 14:26
Deus não permite que o fogo da aflição queime mais do que o necessário para consumir as impurezas. Se o pecador reage a castigos leves, os julgamentos severos se tornam desnecessários. Por outro lado, recusar persistentemente o arrependimento em provas mais fáceis exige que as aflições venham com mais intensidade. Esse foi o caso de Israel. As calamidades menores não foram me suficientes para realizar reformas duradouras, e a nação, por causa da rebelião contínua, se aproximava rapidamente da condenação final e da completa destruição. Parece que o temporário alívio com Jeroboão foi designado a dar uma demonstração do que Deus esperava fazer pela nação rebelde, mesmo nessa última hora. Ainda não era tarde demais, mas a paciência divina já estava quase no limite. O fim estava chegando em ritmo acelerado.
Esse foi um período de intensa atividade profética. Em tempos de crise e necessidade. Deus provê direção divina especial. Além dos pronunciamentos proféticos de Jonas, as profecias de Oseias e Amós também são desse período. As mensagens desses profetas lançam luz adicional às condições da época.
Nem escravo, nem livre. O significado exato desta frase não é claro. Parece denotar que a calamidade viria sobre todos (ver Deuteronômio 32:36; 1 Reis 14:10; 2 Reis 9:8). As duas idéias parecem ser contrárias, significando, “aquele que está preso e aquele que está solto".
- 36 Porque o Senhor vindicará ao seu povo, e se arrependerá no tocante aos seus servos, quando vir que o poder deles já se foi, e que não resta nem escravo nem livre. Deuteronômio 32:36 10 portanto, eis que trarei o mal sobre a casa de Jeroboão, e exterminarei de Jeroboão todo homem, escravo ou livre, em Israel, e lançarei fora os remanescentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe. 1 Reis 14:10 8 Pois toda a casa de Acabe perecerá; e destruirei de Acabe todo filho varão, tanto o escravo como o livre em Israel. 2 Reis 9:8
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 14:23-29
Deus levantou o profeta Jonas, e, através dele, declarou o propósito de seu favor a Israel. Este era um sinal de que Deus não abandonaria o seu povo, desde que os seus ministros continuassem fiéis. Foram dadas duas razões pelas quais Deus os abençoou com estas vitórias:
1. Porque a desgraça era muito grande, o que os fez objeto de sua compaixão;
2. Porque ainda não se havia emitido o decreto para a sua destruição.
Israel possuíra muitos profetas; porém, nenhum deles deixara por escrito as suas profecias até esta época, e as suas mensagens são parte da Bíblia. Oséias começou a profetizar no reinado de Jeroboão II. Na mesma época, surgiu Amós; pouco depois, Miquéias, e posteriormente Isaías, nos dias de Acaz e Ezequias.
Assim Deus, nas épocas de maiores trevas e de grande degeneração da Igreja, levantou a alguns para que fossem luzes resplandecentes nela para o seu tempo, através de sua pregação e vida; e levantou outros, para que escrevessem, a fim de derramar luz sobre nós nos últimos tempos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Jeoacaz, porém, suplicou diante da face do Senhor; e o senhor o ouviu, porque viu a opressão com que o rei da Síria oprimia a Israel, 2 Reis 13:4 7 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; 9 E agora, ei s que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Êxodo 3:7,9 16 E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor, que se moveu de compaixão por causa da desgraça de Israel. Juízes 10:16 43 Muitas vezes os livrou; mas eles foram rebeldes nos seus desígnios, e foram abatidos pela sua iniqüidade. 44 Contudo, atentou para a sua aflição, quando ouviu o seu clamor; 45 e a favor deles lembrou-se do seu pacto, e aplacou-se, segundo a abundância da sua benignidade. Salmos 106:43-45 9 Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; no seu amor, e na sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os carregou todos os dias da antigüidade. Isaías 63:9 36 Porque o Senhor vindicará ao seu povo, e se arrependerá no tocante aos seus servos, quando vir que o poder deles já se foi, e que não resta nem escravo nem livre. Deuteronômio 32:36 10 portanto, eis que trarei o mal sobre a casa de Jeroboão, e exterminarei de Jeroboão todo homem, escravo ou livre, em Israel, e lançarei fora os remanescentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe. 1 Reis 14:10 21 Eis que trarei o mal sobre ti; lançarei fora a tua posteridade, e arrancarei de Acabe todo homem, escravo ou livre, em Israel; 1 Reis 21:21