Comentário Bíblico
Adventista
Tudo quanto fez - (cba)
2 Reis 14:28
Jeroboão fez muito para fortalecer a nação, mas o registro de seu reinado é breve. O sucesso nacional (foi seguido de orgulho nacional, condenado fortemente pelos profetas daquele tempo (Oséias 5:5; Oséias 7:10; Amós 6:13).
- 5 A soberba de Israel testifica contra eles; e Israel e Efraim cairão pela sua iniqüidade, e Judá cairá juntamente com eles. Oséias 5:5 10 E a soberba de Israel testifica contra ele; todavia, não voltam para o Senhor seu Deus, nem o buscam em tudo isso. Oséias 7:10 13 vós que vos alegrais de nada, vós que dizeis: Não nos temos nós tornado poderosos por nossa própria força? Amós 6:13
Reconquistou Damasco e Hamate - (cba)
2 Reis 14:28
Esta afirmação aponta ao extremo norte do reino de Judá nessa época. Damasco foi colocada sob o controle de Israel por Davi (2 Samuel 8:6) e continuou a ser parte do império de Salomão (1 Reis 11:23,24). O reino de Salomão também incluía 1 lamate (2 Crônicas 8:4. Não está claro se a referência é à cidade ou ao distrito de Hamate (ver com. de 2 Reis 14:25). A cidade de Hamate está cerca de 200 km ao norte de Damasco. Tiglate-Pileser III da Assíria (745-727 a.C.), afirmou ter anexado “19 distritos de Hamate, junto com as cidades de seus arredores [...] que subiram para Azriau". É possível que esse Azriau fosse Azarias, ou Llzias, de Judá, apesar de haver controvérsias entre os eruditos quanto a esta identificação (ver com. de 2 Reis 16:5).
- 6 Então Davi pôs guarnições em Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos. E o Senhor lhe dava a vitória por onde quer que ia. 2 Samuel 8:6 23 Deus levantou contra Salomão ainda outro adversário, Rezom, filho de Eliadá, que tinha fugido de seu senhor Hadadézer, rei de Zobá. 24 Pois ele ajuntara a si homens, e se fizera capitão de uma tropa, quando Davi matou os de Zebá; e, indo-se para Damasco, habitaram ali; e fizeram-no rei em Damasco. 1 Reis 11:23,24 4 E edificou Tadmor no deserto, e todas as cidades-armazéns, que edificou em Hamate. 2 Crônicas 8:4 25 Foi ele que restabeleceu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate até o mar da Arabá, conforme a palavra que o Senhor, Deus de Israel, falara por intermédio de seu servo Jonas filho do profeta Amitai, de Gate-Hefer. 2 Reis 14:25 5 Então subiu Rezim, rei da Síria, com Peca, filho de Remalias, rei de Israel, contra Jerusalém, para lhe fazer guerra; e cercaram a Acaz, porém não puderam vencê-lo. 2 Reis 16:5
Se essa afirmação se refere a Azarias de Judá, ele atribui a Judá o controle do território de Hamate na época da campanha de Hglate-Pileser. Parece que Israel e Judá estavam competindo pelo controle dessa área ao norte, com Jeroboão, de um lado, conseguindo arrancar o controle de sua rival ao sul. Mais tarde. Judá deve ter retomado o controle porque a campanha de Tiglate-Pileser contra esse território ocorreu em 743 a.C. Isso foi 10 anos depois da morte de Jeroboão, de acordo com a cronologia empregada neste Comentário. Sugere-se que o interesse de Judá nessas áreas ao norte poderia estar associado às atividades assírias desenvolvidas ali. Pode ser que Azarias, de Judá, tenha desempenhado um papel de liderança na coalizão ocidental contra a agressão assíria e que os menores estados do norte da Síria o reconhecessem como soberano ou pelo menos que Azarias reivindicasse essa posição social em troca do auxílio para se opor ao agressor assírio. Israel se ressentiu com esse interesse de Judá nos estados ao norte de sua fronteira e, em determinado momento, conseguiu controlar o território.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 14:23-29
Deus levantou o profeta Jonas, e, através dele, declarou o propósito de seu favor a Israel. Este era um sinal de que Deus não abandonaria o seu povo, desde que os seus ministros continuassem fiéis. Foram dadas duas razões pelas quais Deus os abençoou com estas vitórias:
1. Porque a desgraça era muito grande, o que os fez objeto de sua compaixão;
2. Porque ainda não se havia emitido o decreto para a sua destruição.
Israel possuíra muitos profetas; porém, nenhum deles deixara por escrito as suas profecias até esta época, e as suas mensagens são parte da Bíblia. Oséias começou a profetizar no reinado de Jeroboão II. Na mesma época, surgiu Amós; pouco depois, Miquéias, e posteriormente Isaías, nos dias de Acaz e Ezequias.
Assim Deus, nas épocas de maiores trevas e de grande degeneração da Igreja, levantou a alguns para que fossem luzes resplandecentes nela para o seu tempo, através de sua pregação e vida; e levantou outros, para que escrevessem, a fim de derramar luz sobre nós nos últimos tempos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Ora, o restante dos atos de Jeoás, o que fez, e o seu poder, e como pelejou contra Amazias, rei de Judá, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel? 2 Reis 14:15 6 Então Davi pôs guarnições em Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos. E o Senhor lhe dava a vitória por onde quer que ia. 2 Samuel 8:6 24 Pois ele ajuntara a si homens, e se fizera capitão de uma tropa, quando Davi matou os de Zebá; e, indo-se para Damasco, habitaram ali; e fizeram-no rei em Damasco. 1 Reis 11:24 5 E quando os sírios de Damasco vieram para ajudar a Hadadézer, rei de Zobá, Davi matou deles vinte e dois mil homens. 6 Então Davi pôs guarnições entre os sírios de Damasco, e os sirios lhe ficaram sujeitos, pagando-lhe tributos; e o Senhor dava vitória a Davi, por onde quer que ia. 1 Crônicas 18:5,6 3 Depois foi Salomão a Hamate-Zobá, e apoderou-se dela. 4 E edificou Tadmor no deserto, e todas as cidades-armazéns, que edificou em Hamate. 2 Crônicas 8:3,4