Comentário Bíblico
Adventista
Cardo - (cba)
2 Reis 14:9
O rei de Israel respondeu enviando uma mensagem que expressava seu desdém pelo rei de Judá. Amazias fora bem-sucedido contra Edom? Jeoás também fora bem-sucedido contra os mais fortes reis da Síria. Sua resposta foi a de um nobre cavalheiro que considera insulto ser desafiado por um inimigo tão indigno. O cedro era a mais majestosa, forte e alta árvore da Palestina. O cardo era um arbusto inferior, inútil e desprezível, que se pisoteava.
Dá tua filha - (cba)
2 Reis 14:9
Josafá fez aliança com Acabe. O acordo foi selado com o casamento da filha de Acabe, Atalia, com o filho de Josafá, Jeorão (2 Reis 8:18,26; 2 Crônicas 18:1). As famílias reais mostravam amizade mútua ao dar os mesmos nomes aos filhos: Jeorão e Acazias em Judá, e Acazias e Jeorão em Israel. O rei de Israel, a quem Amazias declarava guerra, levava o mesmo nome que o pai de Amazias, Jeoás, sugerindo um contínuo período de amizade entre os dois reinos. É possível que Amazias tenha feito propostas a Jeoás sobre uma aliança formal a ser selada pelo casamento da filha de Jeoás com o filho de Amazias. Se foi assim, Jeoás estava agora provocando a Amazias a respeito da proposta.
- 18 E andou no caminho dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque tinha por mulher a filha de Acabe; e fez o que era mau aos olhos do Senhor. 26 Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. O nome de sua mãe era Atalia; era neta de Onri, rei de Israel. 2 Reis 8:18,26 1 Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe. 2 Crônicas 18:1
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 14:8-14
Por um certo tempo, após a divisão dos reinos, Judá sofreu muito por causa da inimizade de Israel. Após a época de Asa, sofreu mais pela amizade de Israel, e pela aliança com eles. Agora, vemos novamente a hostilidade entre eles.
Como um homem humilde poderia sorrir ao ouvir os homens orgulhosos e escarnecedores, que colocam em funcionamento o seu engenho para vilipendiarem-se mutuamente! O triunfo ímpio suscita o orgulho; o orgulho suscita contendas. os efeitos do orgulho nos demais são insuportáveis para os orgulhosos.
Estas são fontes de problemas e pecados na vida de cada um; porém, quando surgem entre príncipes, tornam-se a desgraça de seus reinos. Jeoás mostra a Amazias o quão néscio era o seu desafio. Disselhe: "o teu coração se ensoberbeceu". A raiz de todo pecado está no coração e é daí que ele flui. Não é a providência, o sucesso, a ocasião, ou o que quer que seja, que faz com que os homens sejam orgulhosos, seguros ou descontentes, e sim os seus próprios corações.
|
- Análise em Cadeia 8 Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei; e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. 9 Mas a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, para ir balouçar sobre as árvores? 10 Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. 11 Mas a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, para ir balouçar sobre as árvores? 12 Disseram então as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. 13 Mas a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, para ir balouçar sobre as árvores? 14 Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. 15 O espinheiro, porém, respondeu às árvores: Se de boa fé me ungis por vosso rei, vinde refugiar-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro, e devore os cedros do Líbano. Juízes 9:8-15 1 O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 2 O rico tinha rebanhos e manadas em grande número; 3 mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha. 4 Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede. 2 Samuel 12:1-4 33 Dissertou a respeito das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede; também dissertou sobre os animais, as aves, os répteis e os peixes. 1 Reis 4:33 49 Então disse eu: Ah Senhor Deus! eles dizem de mim: Não é este um fazedor de alegorias? Ezequiel 20:49