Comentário Bíblico
Adventista
Envergonhado (ARC) - (cba)
2 Coríntios 11:21
Literalmente, “segundo a desonra” ou “por meio da desonra”. Não está claro se Paulo fala de sua própria desonra ou da de seus oponentes.
A “repreensão” está ligada de algum modo com a exibição do que era considerado como fraqueza.
Alguns exegetas bíblicos creem que Paulo afirma que, se ele houvesse errado em ser muito humilde e paciente com os coríntios, então procuraria demonstrar sua preeminência em termos de linhagem, posição e sofrimentos. Os que defendem esse ponto de vista salientam a utilização do tempo verbal grego aoristo em muitos manuscritos, em vez do tempo verbal perfeito. Isso indicaria algum evento singular no passado, alguma manifestação de fraqueza durante uma visita anterior à igreja de Corinto. O próprio Paulo menciona tais ocasiões (2 Coríntios 2:1; 2 Coríntios 10:10; 2 Coríntios 12:7-10,21; Gálatas 4:13-15). Paulo não era o tipo de pessoa que evitava reconhecer as próprias limitações. Gloriar-se não era natural para ele. No entanto, se sua paciência deve ser interpretada como fraqueza, ele demonstraria que “também pode ser ousado”.
- 1 Mas deliberei isto comigo mesmo: não ir mais ter convosco em tristeza. 2 Coríntios 2:1 10 Porque eles dizem: As cartas dele são graves e fortes, mas a sua presença corporal é fraca, e a sua palavra desprezível. 2 Coríntios 10:10 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 21 e que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe perante vós, e chore eu sobre muitos daqueles que dantes pecaram, e ainda não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram. 2 Coríntios 12:7-10,21 13 e vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos anunciei o evangelho a primeira vez, 14 e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus. 15 Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado. Gálatas 4:13-15
Outros exegetas bíblicos interpretam a declaração de Paulo, neste versículo, como irônica. Comparados aos oponentes tirânicos (2 Coríntios 11:20), Paulo e seus colaboradores pareciam “fracos”. “Sou fraco” - ele pode ter-se imaginado dizendo - “porque não tive oportunidade de demonstrar minha autoridade.”
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 11:16-21
É dever e prática dos cristãos humilharem-se e obedecerem o mandamento e exemplo do Senhor; porém, a prudência deve, no que for necessário, nos dirigir a fazer as coisas que podemos fazer licitamente, até o falar do que Deus tem operado para nós, em nós e por nós.
Aqui sem dúvida é feita uma referência aos atos nos quais o caráter dos falsos apóstolos são mostrados. Nos assombra ver como tais homens levam os seus seguidores à escravidão, e como os despojam e insultam.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 2 sim, eu vos rogo que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar, com confiança, da ousadia que espero ter para com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne. 10 Porque eles dizem: As cartas dele são graves e fortes, mas a sua presença corporal é fraca, e a sua palavra desprezível. 2 Coríntios 10:1,2,10 10 Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando estiver presente, não use de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição. 2 Coríntios 13:10 22 São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu; 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. 2 Coríntios 11:22-27 3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. 4 Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; 6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. Filipenses 3:3-6 17 O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por insensatez, nesta confiança de gloriar-me. 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 2 Coríntios 11:17,23 8 por honra e por desonra, por má fama e por boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; 2 Coríntios 6:8