Comentário Bíblico
Adventista
Ninguém me considere insensato - (cba)
2 Coríntios 11:16
Com um forte protesto aos coríntios, aos seus inimigos e a si mesmo, Paulo indica que não é pequena insensatez se envolver em “ostentação” (ver com. de 2 Coríntios 11:1). Isso é repugnante para Paulo, o que comprova que ele não é um tolo. Cristo também se referiu às Suas boas obras em confirmação de Suas exigências (João 10:32,37,38; João 15:24). Paulo sentia que, por mais que pessoalmente não gostasse de se “gloriar”, como a defesa de seu ministério pode ser chamada, ele devia agir assim para enfrentar as falsas acusações dos falsos apóstolos em Corinto.
- 1 Oxalá me suportásseis um pouco na minha insensatez! Sim, suportai-me ainda. 2 Coríntios 11:1 32 Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. 38 Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai. João 10:32,37,38 24 Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai. João 15:24
Recebei-me - (cba)
2 Coríntios 11:16
Isto é, “ouçam-me”.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 11:16-21
É dever e prática dos cristãos humilharem-se e obedecerem o mandamento e exemplo do Senhor; porém, a prudência deve, no que for necessário, nos dirigir a fazer as coisas que podemos fazer licitamente, até o falar do que Deus tem operado para nós, em nós e por nós.
Aqui sem dúvida é feita uma referência aos atos nos quais o caráter dos falsos apóstolos são mostrados. Nos assombra ver como tais homens levam os seus seguidores à escravidão, e como os despojam e insultam.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Oxalá me suportásseis um pouco na minha insensatez! Sim, suportai-me ainda. 2 Coríntios 11:1 21 Falo com vergonha, como se nós fôssemos fracos; mas naquilo em que alguém se faz ousado, com insensatez falo, também eu sou ousado. 22 São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu; 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 2 Coríntios 11:21-23 6 Pois, se quiser gloriar-me, não serei insensato, porque direi a verdade; 11 Tornei-me insensato; vós a isso me obrigastes; porque eu devia ser louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos demais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. 2 Coríntios 12:6,11 1 Oxalá me suportásseis um pouco na minha insensatez! Sim, suportai-me ainda. 19 Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. 2 Coríntios 11:1,19