Comentário Bíblico
Adventista
Necessário - (cba)
1 Timóteo 3:2
Do gr. dei, “é próprio", isto é, pela própria natureza do caso. O líder cristão deve ser um modelo na prática dos princípios que professa, se quer convencer outros da dignidade de sua mensagem. O regato não corre acima de sua fonte, e, em geral, uma congregação não costuma alcançar nível mais alto do que sua liderança.
Irrepreensível - (cba)
1 Timóteo 3:2
Ou, “não sujeito a censura”. Quem preside uma igreja deve estar livre de toda censura relacionada na lista subsequente de requisitos morais. Deve demonstrar sua idoneidade moral.
Uma só mulher - (cba)
1 Timóteo 3:2
Por diversas vezes, esta frase tem sido explicada no sentido de que:(1) todos os ministros devem ser casados; (2) a poligamia e o concubinato são estritamente proibidos aos ministros; (3) uma pessoa divorciada não deve servir como bispo; e (4) os ministros não devem se casar novamente, se forem viúvos.
Contra a primeira explicação se argumenta que é difícil harmonizar com a declaração de Paulo em que ele incentiva os homens a viver como ele, ou seja, sem esposa (ver com. de 1 Coríntios 7:7,8). No entanto, aqueles que defendem a primeira explicação assinalam que, quando as declarações de Paulo sobre o casamento são vistas em seu contexto: a “angustiosa situação presente” que o levava a recomendar precaução (ver com. de 1 Coríntios 7:26,28). Paulo não menosprezava o lar como instituição divina, pois Deus o estabeleceu no Éden. O íntimo companheirismo entre marido e mulher é um dos meios ordenados pelo Altíssimo para o devido desenvolvimento espiritual de ambos, como o próprio Paulo o declara (ver com. de Efésios 5:22-33; 1 Timóteo 4:3; Hebreus 13:4). Sem dúvida, Paulo incluiu isso em seu conselho a respeito dos bispos, pois um homem casado estaria em melhores condições para entender muitos dos problemas que surgem entre as famílias da igreja. Aqui, Paulo condena o celibato obrigatório do clero.
- 7 Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele. 8 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. 1 Coríntios 7:7,8 26 Acho, pois, que é bom, por causa da instante necessidade, que a pessoa fique como está. 28 Mas, se te casares, não pecaste; e, se a virgem se casar, não pecou. Todavia estes padecerão tribulação na carne e eu quisera poupar-vos. 1 Coríntios 7:26,28 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido. Efésios 5:22-33 3 proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade; 1 Timóteo 4:3 4 Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4
A segunda explicação pode refletir parte do pensamento de Paulo, porque ele sempre condenou a promiscuidade sexual. Em uma época em que o concubinato e a poligamia eram socialmente aceitáveis, a igreja cristã deveria se manter incontaminada como exemplo de uma forma de vida superior. Se os membros da igreja falhassem nesse aspecto, poderia haver censura e perdão. Porém, se um líder da igreja deixasse de exemplificar o mais alto padrão moral, ele perderia o direito a seu cargo. Paulo talvez estivesse destacando o perigo de indicar como bispo ou presbítero um homem com antecedentes morais duvidosos.
Aqueles que defendem a terceira explicação destacam que os judeus aceitavam os motivos mais triviais para o divórcio (ver com. de Mateus 5:32) e que alguns dos primeiros cristãos imitavam esse exemplo e justificavam o divórcio por outras causas, além do adultério (ver com. de Mateus 19:8,9). Um bispo divorciado, seja qual fosse o motivo, estaria desqualificado como líder espiritual.
- 32 Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério. Mateus 5:32 8 Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio. 9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.] Mateus 19:8,9
A quarta explicação tem recebido considerável apoio ao longo dos séculos. Os que a favorecem preferem a tradução "casado uma só vez”. Contra esse ponto de vista, argumenta-se ainda que o texto grego não afirma que um bispo só pode se casar uma vez, mas que ele deve ser “marido de uma só mulher", isto é, que não pode ter duas ou mais esposas ao mesmo tempo. Também se enfatiza que em nenhuma passagem das Escrituras se condena um novo casamento após a morte do primeiro cônjuge, nem se considera como um impedimento para ser dirigente espiritual. Finalmente, os contrários a essa posição acusam os que a defendem como adeptos do celibato e de outras práticas ascéticas.
Um fato é claro: o bispo devia ter um histórico imaculado de fidelidade conjugal, para que pudesse ser um digno modelo para seu rebanho.
Temperante - (cba)
1 Timóteo 3:2
Do gr. nêphalios, “abstêmio de vinho", “sóbrio”. Nêphaleos é utilizado no grego clássico para descrever uma refeição sem vinho nem libação apresentada a um deus pagão.
Sóbrio - (cba)
1 Timóteo 3:2
Do gr. sõphron, “prudentes”, “de mente sadia”, “que tem domínio próprio”. Esses líderes são sempre necessários na igreja para se evitar o fanatismo e liderar em tempos de grave emergência.
Modesto - (cba)
1 Timóteo 3:2
Do gr. kosmios, “ordeiro” (ver com. de 1 Timóteo 2:9).
Hospitaleiro - (cba)
1 Timóteo 3:2
Ver com. de Romanos 12:13. O bispo deve se destacar por sua consideração altruísta pelos viajantes cristãos.
Apto para ensinar - (cba)
1 Timóteo 3:2
Do gr. didaktikos, “qualificado no ensino”. O ministro de Deus deve estar disposto a ser ensinado e também ser capaz de instruir a outros nas verdades da Palavra de Deus, seguindo o exemplo do grande Mestre.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cuidado na Seleção de Líderes da Igreja
1 Timóteo 3:1-13
Ver João 10:11-15. Que o Senhor imprima na mente e no coração de todos os que estão ligados à sagrada obra de Deus, a importância de verificar se aqueles que devem ministrar como diáconos eos presbíteros são homens adequados para serem confiados com o rebanho de Deus. Jesus se autodenomina o "Bom Pastor". Ele faz isso em contraste com aqueles que ocupam posições de confiança em conexão com a igreja, mas que não têm direito a esses lugares, porque colocam um molde errado sobre a obra. O que é natural aparecerá.
Compare o Bom Pastor, que deu a vida por suas ovelhas, com aqueles que estão cheios de auto-estima, estufados, ditatoriais, que amam governar na igreja. Os profetas especificaram os atributos de Cristo. Eles O profetizaram como um Pastor gentil, que carregaria os cordeiros em Seu seio. Há outros apontados por profecia, que aceitaram a posição de líderes e instrutores religiosos, a quem a Palavra de Deus repreende por sua negligência, em sua ignorância, de fazer o trabalho que deveriam estar fazendo em seus lugares de responsabilidade ( Manuscrito 176, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Timóteo 3:1-7
Se um homem desejar o ofício pastoral, e se por amor a Cristo e aos seus semelhantes estiver disposto a negar-se a si mesmo, e passar privações para dedicar-se a este serviço, deverá dedicar-se à boa obra, e o seu desejo deverá ser aprovado, desde que esteja preparado para o ofício. O ministro não deve dar ocasião para que seja culpado, para que o seu ministério não sofra censuras. Deve ser sóbrio, prudente, decoroso em todos os seus atos, e na utilização de todas as bênçãos terrenas. A sobriedade e a vigilância andam juntas nas Escrituras, porque dão assistência uma à outra. As famílias dos ministros devem ser exemplos do bem para todas as demais famílias. Devemos nos acautelar quanto ao orgulho; este é um pecado que transformou os anjos em demônios. O ministro deve ter boa reputação entre os seus vizinhos, e ser irrepreensível em sua vida pregressa. Para estimular a todos os ministros fiéis temos a graça da promessa de Cristo: "Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20). Ele equipará os seus ministros para a sua obra, e fará com que passem em meio às dificuldades com consolo, e recompensará a fidelidade deles.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 444

Atos dos Apóstolos, Pág. 502
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes. 7 Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante; 9 retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes. Tito 1:6-9 10 E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. 1 Timóteo 3:10 6 Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Lucas 1:6 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, Filipenses 2:15 3 proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade; 1 Timóteo 4:3 9 Não seja inscrita como viúva nenhuma que tenha menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido, 1 Timóteo 5:9 14 porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; Hebreus 3:14 10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; deitados, sonham e gostam de dormir. Isaías 56:10 7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; 1 Pedro 4:7 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8 13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade; Romanos 12:13 8 mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante; Tito 1:8 2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos. Hebreus 13:2 9 sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; 1 Pedro 4:9 24 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; 2 Timóteo 2:24 36 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; Lucas 2:36 8 Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 11 Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. 1 Timóteo 3:8,11 2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância; Tito 2:2