Comentário Bíblico
Adventista
Respondeu Aimeleque - (cba)
1 Samuel 22:14
O sacerdote não negou a acusação de ajudar Davi, mas, sim, de ter sido desleal. De sua resposta, surgiu uma diferença de opinião quanto ao momento em que ocorreu esse incidente (ver com. de 1 Samuel 22:6). Os que defendem ter sido logo depois da fuga de Davi de Gibeá interpretam que as palavras de Aimeleque significam que ele ainda não havia descoberto, até aquele momento, que Davi não era mais o servo fiel de Saul e um honrado membro da casa do rei. Ele não seria tão ignorante ou tão tolo a ponto de dizer a Saul, após Davi estar foragido por muitos meses, que este era “fiel [...] e honrado na tua casa”.
Essa conclusão se baseia em traduções (como as inglesas e portuguesas) que colocam o verbo no presente. Na verdade, o hebraico só tem um verbo, sur, omitido na ARA, A palavra “há” é acrescentada. A forma verbal de sur pode ter sentido presente ou passado, portanto a afirmação é bem indefinida em relação ao período em questão. O tempo verbal deve ser subentendido pelo contexto. Uma tradução literal das palavras de Aimeleque seria: “E quem dentre todos os teus servos tão fiel como Davi, que, o genro dorei, que se vira [ou virava] sob tuas ordens e honrado na tua casa?” O passado parece ser obrigatório pelo contexto. A inserção das formas verbais necessárias na tradução de uma frase como esta para o português depende do julgamento dos tradutores. Mas, dependendo do caso, permite diferenças de opinião. Aimeleque certamente quis dizer que havia ajudado alguém que supunha, na época - fosse ela recente ou remota - , ser um honrado representante do rei.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Os efeitos da suspeita do mal
1 Samuel 22:6-16
O espírito do mal estava sobre Saul. Ele sentiu que seu destino havia sido selado pela mensagem solene de sua rejeição do trono de Israel. Seu afastamento das claras exigências de Deus estava trazendo seus resultados seguros. Ele não se voltou e se arrependeu e humilhou seu coração diante de Deus, mas o abriu para receber toda sugestão do inimigo. Ele ouvia todas as testemunhas falsas, recebendo ansiosamente qualquer coisa que fosse prejudicial ao caráter de Davi, esperando encontrar uma desculpa para manifestar sua crescente inveja e ódio daquele que havia sido ungido ao trono de Israel. Cada rumor foi creditado, não importa quão inconsistente e irreconciliável fosse com o antigo caráter e costume de Davi.
Cada evidência de que o cuidado protetor de Deus estava sobre Davi parecia amargar e aprofundar seu único propósito absorvente e determinado. O fracasso em realizar seus próprios desígnios apareceu em contraste marcante com o sucesso do fugitivo em iludir sua busca, mas apenas tornou a determinação do rei mais implacável e firme. Ele não teve o cuidado de ocultar seus desígnios em relação a Davi, nem escrupuloso quanto aos meios que deveriam ser empregados para realizar seu propósito.
Não era o homem Davi, que não lhe fizera mal, contra quem o rei estava lutando. Ele estava em controvérsia com o Rei do céu; pois quando se permite a Satanás controlar a mente que não será governada por Jeová, ele a conduzirá de acordo com sua vontade, até que o homem que está assim em seu poder se torne um agente eficiente para realizar seus desígnios. Tão amarga é a inimizade do grande originador do pecado contra os propósitos de Deus, tão terrível é seu poder para o mal, que quando os homens se desconectam de Deus, Satanás os influencia, e suas mentes são submetidas cada vez mais, até que fora do temor de Deus e do respeito dos homens, e tornar-se inimigos ousados e declarados de Deus e de Seu povo.
Que exemplo Saul estava dando aos súditos de seu reino em sua perseguição desesperada e não provocada a Davi! Que registro ele estava fazendo para ser colocado nas páginas da história para as gerações futuras! Ele procurou transformar a maré cheia do poder de seu reino no canal de seu próprio ódio ao caçar um homem inocente. Tudo isso teve uma influência desmoralizante sobre Israel. E enquanto Saul estava dando rédea solta à sua paixão, Satanás estava tecendo uma armadilha para cercar sua ruína e a ruína de seu reino. Enquanto o rei e seus conselheiros planejavam a captura de Davi, os assuntos da nação estavam sendo mal administrados e negligenciados. Enquanto inimigos imaginários eram constantemente apresentados à mente do povo, os inimigos reais se fortaleciam sem levantar suspeitas ou alarmes. Seguindo os ditames de Satanás.
O conselho do Senhor foi desconsiderado repetidas vezes pelo rei rebelde, e o Senhor o entregou à loucura de sua própria sabedoria. As influências do Espírito de Deus o teriam impedido de seguir o curso do mal que ele havia escolhido, que acabou por resultar em sua ruína. Deus odeia todo pecado, e quando o homem recusa persistentemente todo o conselho do céu, ele é deixado aos enganos do inimigo, para ser afastado de suas próprias concupiscências e seduzido ( The Signs of the Times, 7 de setembro de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 22:6-19
Observe a natureza do rancoroso e suas más atitudes. Saul olhava para todos os que o rodeavam como se fossem seus inimigos porque não falavam como ele. Na resposta de Aimeleque a Saul, temos a linguagem da inocência consciente; porém, com que maldade Saul pressionava os homens quando o espírito maligno o dominava! Saul afirma o que é completamente falso e impossível de se demonstrar. Contudo, até mesmo os tiranos mais cruéis encontraram instrumentos de sua maldade, tão bárbaros quanto eles mesmos. Doegue, após assassinar os sacerdotes, foi à cidade de Nobe e matou todos à espada. Não há tão repugnantes como os que provocaram a Deus, a ponto de Ele os entregar à luxúria de seus corações. Contudo, este foi o cumprimento das ameaças contra a casa de Eli. Apesar de Saul ter sido injusto ao fazê-lo, Deus foi justo ao permiti-lo- Nenhuma palavra da parte de Deus cairá por terra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e disse-lhe: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos para contigo têm sido muito bons. 5 Porque expôs a sua vida e matou o filisteu, e o Senhor fez um grande livramento para todo o Israel. Tu mesmo o viste, e te alegraste; por que, pois, pecarias contra o sangue inocente, matando sem causa a Davi? 1 Samuel 19:4,5 32 Ao que respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de morrer. que fez ele? 1 Samuel 20:32 11 Olha, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão, pois cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Considera e vê que não há na minha mão nem mal nem transgressão alguma, e que não pequei contra ti, ainda que tu andes à caça da minha vida para ma tirares. 1 Samuel 24:11 23 O Senhor, porém, pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o Senhor te entregou hoje na minha mão, mas eu não quis estender a mão contra o ungido do Senhor. 1 Samuel 26:23 23 Pois todos os seus preceitos estavam diante de mim, e dos seus estatutos não me desviei. 24 Fui perfeito para com ele, e guardei-me da minha iniqüidade. 25 Por isso me retribuiu o Senhor conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos meus olhos. 2 Samuel 22:23-25 11 Livra os que estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança. 12 Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? e aquele que guarda a tua vida não o sabe? e não retribuirá a cada um conforme a sua obra? Provérbios 24:11,12 8 Abre a tua boca a favor do mudo, a favor do direito de todos os desamparados. 9 Abre a tua boca; julga retamente, e faze justiça aos pobres e aos necessitados. Provérbios 31:8,9 13 Então lhe perguntou Saul: Por que conspirastes contra mim, tu e o filho de Jessé, pois deste lhe pão e espada, e consultaste por ele a Deus, para que ele se levantasse contra mim a armar-me ciladas, como se vê neste dia? 1 Samuel 22:13 25 Diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? pois subiu para desafiar a Israel. Ao homem, pos, que o matar, o rei cumulará de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel. 1 Samuel 17:25 27 quando Davi se levantou, partiu com os seus homens, e matou dentre os filisteus duzentos homens; e Davi trouxe os prepúcios deles, e os entregou, bem contados, ao rei, para que fosse seu genro. Então Saul lhe deu por mulher sua filha Mical. 1 Samuel 18:27 13 Pelo que Saul o afastou de si, e o fez comandante de mil; e ele saía e entrava diante do povo. 1 Samuel 18:13 2 Respondeu Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei. Quanto aos mancebos, apontei-lhes tal e tal lugar. 1 Samuel 21:2