Comentário Bíblico
Adventista
O rei deu-me uma ordem - (cba)
1 Samuel 21:2
Não há dúvida quanto ao fato de que Davi deu a Aimeleque uma versão errada dos fatos. Davi se encontrava numa posição de grande perigo. Estava tão transtornado pela recente mudança nos acontecimentos que foi difícil para ele encarar as provações à luz das evidências manifestas do chamado e do cuidado protetor de Deus. Se fugisse para Samuel, poderia colocar em perigo a vida do venerável profeta. Se voltasse para casa, em Gibeá, sua presença poderia levar à morte da esposa. Na sinceridade de sua alma, ansiava por consultar ao Senhor, e o único lugar em que pôde pensar era o tabernáculo em Nobe. Uma vez que Saul exigia o auxílio dos sacerdotes durante as guerras, é provável que Davi, na posição de chefe de mil (1 Samuel 18:13), já houvesse passado antes por Nobe para pedir ajuda antes de prosseguir nos empreendimentos militares.
Seu problema era como consultar Aimeleque sem lhe contar a verdade sobre a situação. O sacerdote fez a consulta. Isso fica claro no relato de Doegue a Saul (1 Samuel 22:10) e pela admissão subentendida de Aimele, que de não saber de nada sobre os problemas entre Saul e o genro (1 Samuel 22:14,15). Davi achou a situação em Nobe muito complicada pela presença de Doegue. Parecia que tudo estava contra ele. Ele precisava de ajuda e, no momento da tentação, parecia que a única forma de conseguir auxílio e, ao mesmo tempo, proteger o sacerdote, era falar de um jeito que não revelasse a Aimeleque seu motivo para estar ali. Ao recorrer ao engano, Davi errou (ver PP, 656).
- 10 o qual consultou por ele ao Senhor, e lhe deu mantimento, e lhe deu também a espada de Golias, o filisteu. 1 Samuel 22:10 14 Ao que respondeu Aimeleque ao rei dizendo: Quem há, entre todos os teus servos, tão fiel como Davi, o genro do rei, chefe da tua guarda, e honrado na tua casa? 15 Porventura é de hoje que comecei a consultar por ele a Deus? Longe de mim tal coisa! Não impute o rei coisa nenhuma a mim seu servo, nem a toda a casa de meu pai, pois o teu servo não soube nada de tudo isso, nem muito nem pouco. 1 Samuel 22:14,15
O fato de a Bíblia não condenar a duplicidade de Davi não deve ser usado como justificativa para o ato. As Escrituras exigem que se fale a verdade sempre.
Do ponto de vista dos padrões da época, a dissimulação de Davi seria considerada razoável, com fins de defesa. Entre os povos do antigo Oriente Médio, era — e, até certo ponto, ainda é — costume acreditar que não é errado contar uma mentira para salvar uma vida. Os gibeonitas recorreram a essa estratégia, e a vida deles foi poupada (Josué 9:13-18). Embora Deus aceitasse pessoas contaminadas pelos costumes prevalecentes, procurava conduzi-las a um padrão mais elevado. Ele não as rejeitava, nem as abandonava pela prática ocasional ou talvez habitual desses costumes da época. Era Seu plano produzir uma reforma em todas essas questões
Embora Davi não pudesse alegar ignorância por seu ato, o Senhor não o abandonou. Talvez tivesse sido melhor para ele ir a Samuel, que já conhecia todo o assunto. Deus tinha milhares de saídas para a dificuldade. Se Davi houvesse contado a verdade para Aimeleque, o sacerdote estaria ciente e poderia ter escapado da mão assassina do rei (ver PP, 656).
Combinei - (cba)
1 Samuel 21:2
Gramaticalmente, a frase pode ser interpretada como palavras de Saul ou de Davi. Talvez Davi tenha posicionado seus homens perto da estrada oriental que ia de Gibeá a Belém para vigiar se havia oficiais de Saul a caminho para prendê-lo. O conhecimento da movimentação dos emissários de Saul teria grande valor para Davi.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 21:1-9
Davi, ao enfrentar grandes problemas, fugiu para o tabernáculo de Deus. É um grande consolo nos dias difíceis ter um Deus a quem possamos buscar, apresentar o nosso caso, pedir direção e esperar que nô-la conceda. Davi mentiu para Aimeleque, o que diremos sobre isto? As Escrituras não o ocultam, e nós não nos atrevemos a justificar esta atitude. Foi um mal procedimento e trouxe más consequências, porque ocasionou a morte dos sacerdotes do senhor.
Davi, posteriormente, refletiu sobre este assunto com arrependimento. Davi era um homem de grande fé, e era corajoso; porém, ambas qualidades falharam. Caiu torpemente por medo e covardia, porque fraquejou em sua fé. se tivesse confiado plenamente em Deus, não teria utilizado esta triste e pecaminosa história para garantir a sua sobrevivência. Este exemplo está escrito como advertência para nós: para que jamais o imitemos, nem sequer ao enfrentarmos os maiores apertos. Davi pediu pão e espada a Aimeleque. Este supós que aquele poderia comer do pão da proposição. o que foi chamado Filho de Davi ensina, a partir disto, que a misericórdia é melhor do que o sacrifício; que a observância de rituais deve dar preferência aos deveres morais.
Doegue entrou no tabernáculo do mesmo modo que Davi. Não conhecemos o que as pessoas, as quais vêm à casa de Deus, trazem em seu coração, nem sabemos o uso que farão da pretensa devoção, se muitos vêm com um coração simples para servirem ao seu Deus, saibamos que outros vêm para observar os seus mestres e transformar-se em seus acusadores. somente Deus, e os fatos que vierem a ocorrer por sua permissão e direção, serão capazes de mostrar a diferença entre um Davi e um Doegue, quando ambos estiverem presentes no tabernáculo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Então perguntou Saul a Mical: Por que assim me enganaste, e deixaste o meu inimigo ir e escapar? Respondeu Mical a Saul: Porque ele me disse: Deixa-me ir! Por que hei de matar-te? 1 Samuel 19:17 22 Então Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu naquele dia que, estando ali Doegue, o edomeu, não deixaria de o denunciar a Saul. Eu sou a causa da morte de todos os da casa de teu pai. 1 Samuel 22:22 20 Perguntou Isaque a seu filho: Como é que tão depressa a achaste, filho meu? Respondeu ele: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro. 24 No entanto perguntou: Tu és mesmo meu filho Esaú? E ele declarou: Eu o sou. Gênesis 27:20,24 18 Respondeu-lhe o outro: Eu também sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. Mas mentia-lhe. 1 Reis 13:18 29 Desvia de mim o caminho da falsidade, e ensina-me benignidade a tua lei. Salmos 119:29 12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão. Gálatas 2:12 9 não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, Colossenses 3:9 3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios! Salmos 141:3