Comentário Bíblico
Adventista
Nobe - (cba)
1 Samuel 21:1
Esta é a primeira referência das Escrituras ao local. Ele é citado apenas seis vezes no AT, quatro delas em 1 Samuel 21 e 22. Em nenhuma das passagens é mencionada a posição relativa a outros locais conhecidos. No entanto, em Neemias 11:32, Nobe é listada logo depois de Anatote, cidade localizada cerca de quatro quilômetros a nordeste da área do templo, em Jerusalém. Na visão que Isaías teve do exército assírio se aproximando de Jerusalém pelo norte, ele mencionou Nobe entre Anatote e Jerusalém (Isaías 10:30-32). Contudo, nessa visão, duas outras cidades são citadas entre Anatote e Nobe. A Assíria é vista agitando o punho contra o monte Sião, quando chega a Nobe. A estrada principal para Siquém passa pelo norte de Jerusalém, sobre o monte Escopo, de onde se tinha a última visão da cidade. À direita da estrada, próximo ao cume do monte, fica um planalto que alguns pensam corresponder à localização de Nobe. Essa posição ficava mais ou menos no meio do caminho entre Jerusalém e Anatote. Outros pensam que Nobe ficava no monte das Oliveiras. Foi para Nobe que o tabernáculo foi levado, saindo de Siló, depois que a arca foi tomada pelos filisteus. Porém, a arca permanecia na casa de Abinadabe em Quiriate-Jearim. Mais tarde, Davi transportou a arca para Jerusalém (2 Samuel 6:2,3). Uma vez que a arca não se encontrava no tabernáculo na época, os cultos provavelmente eram realizados assim como nos dias de Cristo, quando o lugar santíssimo do templo estava vazio.
- 32 em Anatote, em Nobe, em Ananias, Neemias 11:32 30 Clama com alta voz, ó filha de Galim! Ouve, ó Laís! Responde-lhe, ó Anatote! 31 Já se foi Madmena; os moradores de Gebim procuram refúgio. 32 Hoje mesmo parará em Nobe; sacudirá o punho contra o monte da filha de Sião, o outeiro de Jerusalém. Isaías 10:30-32 2 Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. 3 Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. 2 Samuel 6:2,3
Ao sacerdote - (cba)
1 Samuel 21:1
Certamente o sumo sacerdote, o responsável pelo santuário. A presença dos pães da proposição (ver 1 Samuel 21:6) mostra que o tabernáculo na época se encontrava em Nobe (ver PP, 656).
Aimeleque - (cba)
1 Samuel 21:1
Ver com. de 2 Samuel 8:17.
Tremendo - (cba)
1 Samuel 21:1
A ansiedade e o medo eram manifestos na face de Davi. Aimeleque sabia que algo estava completamente errado. Toda a atitude de Davi era tão diferente de antes que Aimeleque ficou perplexo, sem saber o que fazer.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 21:1-9
Davi, ao enfrentar grandes problemas, fugiu para o tabernáculo de Deus. É um grande consolo nos dias difíceis ter um Deus a quem possamos buscar, apresentar o nosso caso, pedir direção e esperar que nô-la conceda. Davi mentiu para Aimeleque, o que diremos sobre isto? As Escrituras não o ocultam, e nós não nos atrevemos a justificar esta atitude. Foi um mal procedimento e trouxe más consequências, porque ocasionou a morte dos sacerdotes do senhor.
Davi, posteriormente, refletiu sobre este assunto com arrependimento. Davi era um homem de grande fé, e era corajoso; porém, ambas qualidades falharam. Caiu torpemente por medo e covardia, porque fraquejou em sua fé. se tivesse confiado plenamente em Deus, não teria utilizado esta triste e pecaminosa história para garantir a sua sobrevivência. Este exemplo está escrito como advertência para nós: para que jamais o imitemos, nem sequer ao enfrentarmos os maiores apertos. Davi pediu pão e espada a Aimeleque. Este supós que aquele poderia comer do pão da proposição. o que foi chamado Filho de Davi ensina, a partir disto, que a misericórdia é melhor do que o sacrifício; que a observância de rituais deve dar preferência aos deveres morais.
Doegue entrou no tabernáculo do mesmo modo que Davi. Não conhecemos o que as pessoas, as quais vêm à casa de Deus, trazem em seu coração, nem sabemos o uso que farão da pretensa devoção, se muitos vêm com um coração simples para servirem ao seu Deus, saibamos que outros vêm para observar os seus mestres e transformar-se em seus acusadores. somente Deus, e os fatos que vierem a ocorrer por sua permissão e direção, serão capazes de mostrar a diferença entre um Davi e um Doegue, quando ambos estiverem presentes no tabernáculo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 19 Também a Nobe, cidade desses sacerdotes, passou a fio de espada; homens e mulheres, meninos e criancinhas de peito, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada. 1 Samuel 22:19 32 em Anatote, em Nobe, em Ananias, Neemias 11:32 32 Hoje mesmo parará em Nobe; sacudirá o punho contra o monte da filha de Sião, o outeiro de Jerusalém. Isaías 10:32 3 e Aíja, filho de Aitube, irmão de Icabô, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do Senhor em Siló, trazia o éfode. E o povo não sabia que Jônatas tinha ido. 1 Samuel 14:3 9 Então respondeu Doegue, o edomeu, que também estava com os servos de Saul, e disse: Vi o filho de Jessé chegar a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube; 10 o qual consultou por ele ao Senhor, e lhe deu mantimento, e lhe deu também a espada de Golias, o filisteu. 11 Então o rei mandou chamar a Aimeleque, o sacerdote, filho de Aitube, e a toda a casa de seu pai, isto é, aos sacerdotes que estavam em Nobe; e todos eles vierem ao rei. 12 E disse Saul: Ouve, filho de Aitube! E ele lhe disse: Eis-me aqui, senhor meu. 13 Então lhe perguntou Saul: Por que conspirastes contra mim, tu e o filho de Jessé, pois deste lhe pão e espada, e consultaste por ele a Deus, para que ele se levantasse contra mim a armar-me ciladas, como se vê neste dia? 14 Ao que respondeu Aimeleque ao rei dizendo: Quem há, entre todos os teus servos, tão fiel como Davi, o genro do rei, chefe da tua guarda, e honrado na tua casa? 15 Porventura é de hoje que comecei a consultar por ele a Deus? Longe de mim tal coisa! Não impute o rei coisa nenhuma a mim seu servo, nem a toda a casa de meu pai, pois o teu servo não soube nada de tudo isso, nem muito nem pouco. 16 O rei, porém, disse: Hás de morrer, Aimeleque, tu e toda a casa de teu pai. 17 E disse o rei aos da sua guarda que estavam com ele: Virai-vos, e matai os sacerdotes do Senhor, porque também a mão deles está com Davi, e porque sabiam que ele fugia e não mo fizeram saber. Mas os servos do rei não quiseram estender as suas mãos para arremeter contra os sacerdotes do Senhor. 18 Então disse o rei a Doegue: Vira-te e arremete contra os sacerdotes. Virou-se, então, Doegue, o edomeu, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho. 19 Também a Nobe, cidade desses sacerdotes, passou a fio de espada; homens e mulheres, meninos e criancinhas de peito, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada. 1 Samuel 22:9-19 26 Como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, e deu também aos companheiros? Marcos 2:26 4 Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade lhe saíram ao encontro, tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda? 1 Samuel 16:4