Comentário Bíblico
Adventista
Então, respondeu Doegue - (cba)
1 Samuel 22:9
Como maioral dos pastores, Doegue percebeu sua chance de se vingar do sacerdote Aimeleque (ver com. de 1 Samuel 21:7), bem como de melhorar sua posição junto ao rei. Ele contou a Saul que Jônatas e os benjamitas não haviam errado tanto quanto o sacerdote, que, além de providenciar alimento para Davi, consultou ao Senhor por ele e lhe deu uma arma (1 Samuel 22:10). Ao que parece, Doegue só forneceu essas informações depois de ser subornado com a oferta de ricas recompensas e de posição elevada (ver PP, 659).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Os efeitos da suspeita do mal
1 Samuel 22:6-16
O espírito do mal estava sobre Saul. Ele sentiu que seu destino havia sido selado pela mensagem solene de sua rejeição do trono de Israel. Seu afastamento das claras exigências de Deus estava trazendo seus resultados seguros. Ele não se voltou e se arrependeu e humilhou seu coração diante de Deus, mas o abriu para receber toda sugestão do inimigo. Ele ouvia todas as testemunhas falsas, recebendo ansiosamente qualquer coisa que fosse prejudicial ao caráter de Davi, esperando encontrar uma desculpa para manifestar sua crescente inveja e ódio daquele que havia sido ungido ao trono de Israel. Cada rumor foi creditado, não importa quão inconsistente e irreconciliável fosse com o antigo caráter e costume de Davi.
Cada evidência de que o cuidado protetor de Deus estava sobre Davi parecia amargar e aprofundar seu único propósito absorvente e determinado. O fracasso em realizar seus próprios desígnios apareceu em contraste marcante com o sucesso do fugitivo em iludir sua busca, mas apenas tornou a determinação do rei mais implacável e firme. Ele não teve o cuidado de ocultar seus desígnios em relação a Davi, nem escrupuloso quanto aos meios que deveriam ser empregados para realizar seu propósito.
Não era o homem Davi, que não lhe fizera mal, contra quem o rei estava lutando. Ele estava em controvérsia com o Rei do céu; pois quando se permite a Satanás controlar a mente que não será governada por Jeová, ele a conduzirá de acordo com sua vontade, até que o homem que está assim em seu poder se torne um agente eficiente para realizar seus desígnios. Tão amarga é a inimizade do grande originador do pecado contra os propósitos de Deus, tão terrível é seu poder para o mal, que quando os homens se desconectam de Deus, Satanás os influencia, e suas mentes são submetidas cada vez mais, até que fora do temor de Deus e do respeito dos homens, e tornar-se inimigos ousados e declarados de Deus e de Seu povo.
Que exemplo Saul estava dando aos súditos de seu reino em sua perseguição desesperada e não provocada a Davi! Que registro ele estava fazendo para ser colocado nas páginas da história para as gerações futuras! Ele procurou transformar a maré cheia do poder de seu reino no canal de seu próprio ódio ao caçar um homem inocente. Tudo isso teve uma influência desmoralizante sobre Israel. E enquanto Saul estava dando rédea solta à sua paixão, Satanás estava tecendo uma armadilha para cercar sua ruína e a ruína de seu reino. Enquanto o rei e seus conselheiros planejavam a captura de Davi, os assuntos da nação estavam sendo mal administrados e negligenciados. Enquanto inimigos imaginários eram constantemente apresentados à mente do povo, os inimigos reais se fortaleciam sem levantar suspeitas ou alarmes. Seguindo os ditames de Satanás.
O conselho do Senhor foi desconsiderado repetidas vezes pelo rei rebelde, e o Senhor o entregou à loucura de sua própria sabedoria. As influências do Espírito de Deus o teriam impedido de seguir o curso do mal que ele havia escolhido, que acabou por resultar em sua ruína. Deus odeia todo pecado, e quando o homem recusa persistentemente todo o conselho do céu, ele é deixado aos enganos do inimigo, para ser afastado de suas próprias concupiscências e seduzido ( The Signs of the Times, 7 de setembro de 1888 ).
A humanidade foi extinta de Saul
1 Samuel 22:9-10
Doegue sabia bem que a ação do sacerdote em relação a Davi não procedeu de qualquer malícia contra o rei. O padre pensou que ao fazer uma gentilezapara um embaixador de sua corte, ele estava mostrando respeito ao rei. Ele era totalmente inocente de qualquer intenção maligna em relação a Saul ou seu reino. Davi não tinha feito um curso direto diante do sacerdote, ele dissimulou, e por isso colocou em perigo toda a família do sacerdócio.
Mas Doegue era um caluniador, e Saul tinha tal espírito de inveja, ódio e assassinato, que desejava que o relato fosse verdadeiro. A declaração parcial e exagerada do chefe dos pastores era adequada para o uso do adversário de Deus e do homem. Foi apresentado à mente de Saul de tal forma que o rei perdeu todo o controle de si mesmo e agiu como um louco. Se ele tivesse esperado calmamente até que pudesse ouvir toda a história e tivesse exercido suas faculdades de raciocínio, quão diferente teria sido o terrível registro dos feitos daquele dia!
Como Satanás exulta quando ele é capaz de colocar a alma em um calor branco de ira! Um olhar, um gesto, uma entonação podem ser apreendidos e usados, como a flecha de Satanás, para ferir e envenenar o coração que está aberto para recebê-lo. Se o Espírito de Cristo nos possuir totalmente, e tivermos sido transformados por Sua graça, não haverá disposição para falar mal, ou apresentar relatórios carregados de falsidade. O falsificador, o acusador dos irmãos, é um agente escolhido do grande enganador. Ahimelec não estava presente nesta ocasião para se justificar e declarar os fatos como existiam; mas Doeg não se importava com isso. Como Satanás, seu pai, ele leu a mente de Saul, e aproveitou a oportunidade de aumentar a miséria do rei pelas palavras de sua língua perversa, que foi incendiada no inferno.Os Sinais dos Tempos, 21 de setembro de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 22:6-19
Observe a natureza do rancoroso e suas más atitudes. Saul olhava para todos os que o rodeavam como se fossem seus inimigos porque não falavam como ele. Na resposta de Aimeleque a Saul, temos a linguagem da inocência consciente; porém, com que maldade Saul pressionava os homens quando o espírito maligno o dominava! Saul afirma o que é completamente falso e impossível de se demonstrar. Contudo, até mesmo os tiranos mais cruéis encontraram instrumentos de sua maldade, tão bárbaros quanto eles mesmos. Doegue, após assassinar os sacerdotes, foi à cidade de Nobe e matou todos à espada. Não há tão repugnantes como os que provocaram a Deus, a ponto de Ele os entregar à luxúria de seus corações. Contudo, este foi o cumprimento das ameaças contra a casa de Eli. Apesar de Saul ter sido injusto ao fazê-lo, Deus foi justo ao permiti-lo- Nenhuma palavra da parte de Deus cairá por terra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Ora, achava-se ali naquele dia um dos servos de Saul, detido perante o Senhor; e era seu nome Doegue, edomeu, chefe dos pastores de Saul. 1 Samuel 21:7 1 Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? pois a bondade de Deus subsiste em todo o tempo. Salmos 52:1 1 Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? pois a bondade de Deus subsiste em todo o tempo. 2 A tua língua maquina planos de destruição, como uma navalha afiada, ó tu que usas de dolo. 3 Tu amas antes o mal do que o bem, e o mentir do que o falar a verdade. 4 Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta. 5 Também Deus te esmagará para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes. Salmos 52:1-5 5 A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará. Provérbios 19:5 12 O governador que dá atenção às palavras mentirosas achará que todos os seus servos são ímpios. Provérbios 29:12 9 Em ti se acham homens que caluniam para derramarem sangue; em ti há os que comem sobre os montes; e cometem perversidade no meio de ti. Ezequiel 22:9 59 Ora, os principais sacerdotes e todo o sinédrio buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem entregá-lo à morte; 60 e não achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas. Mas por fim compareceram duas, 61 e disseram: Este disse: Posso destruir o santuário de Deus, e reedificá-lo em três dias. Mateus 26:59-61 1 Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque, o qual saiu, tremendo, ao seu encontro, e lhe perguntou: Por que vens só, e ninguém contigo? 2 Respondeu Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei. Quanto aos mancebos, apontei-lhes tal e tal lugar. 3 Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães, ou o que se achar. 4 Ao que, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os mancebos se têm abstido das mulheres. 5 E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: Sim, em boa fé, as mulheres se nos vedaram há três dias; quando eu saí, os vasos dos mancebos também eram santos, embora fosse para uma viagem comum; quanto mais ainda hoje não serão santos os seus vasos? 6 Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado; porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposição, que se haviam tirado de diante do Senhor no dia em que se tiravam para se pôr ali pão quente. 7 Ora, achava-se ali naquele dia um dos servos de Saul, detido perante o Senhor; e era seu nome Doegue, edomeu, chefe dos pastores de Saul. 8 E disse Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão uma lança ou uma espada? porque eu não trouxe comigo nem a minha espada nem as minhas armas, pois o negócio do rei era urgente. 9 Respondeu o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale de Elá, está aqui envolta num pano, detrás do éfode; se a queres tomar, toma-a, porque não há outra aqui senão ela. E disse Davi: Não há outra igual a essa; dá-ma. 10 Levantou-se, pois, Davi e fugiu naquele dia de diante de Saul, e foi ter com Áquis, rei de Gate. 11 Mas os servos de Áquis lhe perguntaram: Este não é Davi, o rei da terra? não foi deste que cantavam nas danças, dizendo: Saul matou os seus milhares, por Davi os seus dez milhares? 12 E Davi considerou estas palavras no seu coração, e teve muito medo de Áquis, rei de Gate. 13 Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fingiu-se doido nas mãos deles, garatujando nas portas, e deixando correr a saliva pela barba. 14 Então disse Áquis aos seus servos: Bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? 15 Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para fazer doidices diante de mim? há de entrar este na minha casa? 1 Samuel 21:1-15 Salmos 52:title 3 e Aíja, filho de Aitube, irmão de Icabô, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do Senhor em Siló, trazia o éfode. E o povo não sabia que Jônatas tinha ido. 1 Samuel 14:3