Comentário Bíblico
Adventista
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Os efeitos da suspeita do mal
1 Samuel 22:6-16
O espírito do mal estava sobre Saul. Ele sentiu que seu destino havia sido selado pela mensagem solene de sua rejeição do trono de Israel. Seu afastamento das claras exigências de Deus estava trazendo seus resultados seguros. Ele não se voltou e se arrependeu e humilhou seu coração diante de Deus, mas o abriu para receber toda sugestão do inimigo. Ele ouvia todas as testemunhas falsas, recebendo ansiosamente qualquer coisa que fosse prejudicial ao caráter de Davi, esperando encontrar uma desculpa para manifestar sua crescente inveja e ódio daquele que havia sido ungido ao trono de Israel. Cada rumor foi creditado, não importa quão inconsistente e irreconciliável fosse com o antigo caráter e costume de Davi.
Cada evidência de que o cuidado protetor de Deus estava sobre Davi parecia amargar e aprofundar seu único propósito absorvente e determinado. O fracasso em realizar seus próprios desígnios apareceu em contraste marcante com o sucesso do fugitivo em iludir sua busca, mas apenas tornou a determinação do rei mais implacável e firme. Ele não teve o cuidado de ocultar seus desígnios em relação a Davi, nem escrupuloso quanto aos meios que deveriam ser empregados para realizar seu propósito.
Não era o homem Davi, que não lhe fizera mal, contra quem o rei estava lutando. Ele estava em controvérsia com o Rei do céu; pois quando se permite a Satanás controlar a mente que não será governada por Jeová, ele a conduzirá de acordo com sua vontade, até que o homem que está assim em seu poder se torne um agente eficiente para realizar seus desígnios. Tão amarga é a inimizade do grande originador do pecado contra os propósitos de Deus, tão terrível é seu poder para o mal, que quando os homens se desconectam de Deus, Satanás os influencia, e suas mentes são submetidas cada vez mais, até que fora do temor de Deus e do respeito dos homens, e tornar-se inimigos ousados e declarados de Deus e de Seu povo.
Que exemplo Saul estava dando aos súditos de seu reino em sua perseguição desesperada e não provocada a Davi! Que registro ele estava fazendo para ser colocado nas páginas da história para as gerações futuras! Ele procurou transformar a maré cheia do poder de seu reino no canal de seu próprio ódio ao caçar um homem inocente. Tudo isso teve uma influência desmoralizante sobre Israel. E enquanto Saul estava dando rédea solta à sua paixão, Satanás estava tecendo uma armadilha para cercar sua ruína e a ruína de seu reino. Enquanto o rei e seus conselheiros planejavam a captura de Davi, os assuntos da nação estavam sendo mal administrados e negligenciados. Enquanto inimigos imaginários eram constantemente apresentados à mente do povo, os inimigos reais se fortaleciam sem levantar suspeitas ou alarmes. Seguindo os ditames de Satanás.
O conselho do Senhor foi desconsiderado repetidas vezes pelo rei rebelde, e o Senhor o entregou à loucura de sua própria sabedoria. As influências do Espírito de Deus o teriam impedido de seguir o curso do mal que ele havia escolhido, que acabou por resultar em sua ruína. Deus odeia todo pecado, e quando o homem recusa persistentemente todo o conselho do céu, ele é deixado aos enganos do inimigo, para ser afastado de suas próprias concupiscências e seduzido ( The Signs of the Times, 7 de setembro de 1888 ).
A inconsistência do ciúme
1 Samuel 22:16
A inconsistência do ciúme foi mostrada neste veredicto. Sem provar a culpa de nenhum dos sacerdotes, o rei ordenou que toda a linhagem de Eli fosse morta. Ele havia determinado esse curso de ação antes de enviá-los ou ouvir sua versão do caso. E nenhuma quantidade de provas poderia desfazer seu propósito maligno. Descarregar sua ira sobre um homem parecia uma questão muito pequena para satisfazer a fúria de sua vingança ( The Signs of the Times, 21 de setembro de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 22:6-19
Observe a natureza do rancoroso e suas más atitudes. Saul olhava para todos os que o rodeavam como se fossem seus inimigos porque não falavam como ele. Na resposta de Aimeleque a Saul, temos a linguagem da inocência consciente; porém, com que maldade Saul pressionava os homens quando o espírito maligno o dominava! Saul afirma o que é completamente falso e impossível de se demonstrar. Contudo, até mesmo os tiranos mais cruéis encontraram instrumentos de sua maldade, tão bárbaros quanto eles mesmos. Doegue, após assassinar os sacerdotes, foi à cidade de Nobe e matou todos à espada. Não há tão repugnantes como os que provocaram a Deus, a ponto de Ele os entregar à luxúria de seus corações. Contudo, este foi o cumprimento das ameaças contra a casa de Eli. Apesar de Saul ter sido injusto ao fazê-lo, Deus foi justo ao permiti-lo- Nenhuma palavra da parte de Deus cairá por terra.
|
- Análise em Cadeia 44 Ao que disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, se tu, certamente, não morreres, Jônatas. 1 Samuel 14:44 31 Pois por todo o tempo em que o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia agora, e traze-mo, porque ele há de morrer. 1 Samuel 20:31 4 pois sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas e os escondeu, cinqüenta numa cova e cinqüenta noutra, e os sustentou com pão e água); 1 Reis 18:4 2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. 1 Reis 19:2 15 Como leão bramidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre. Provérbios 28:15 5 Respondeu o rei, e disse aos caldeus: Esta minha palavra é irrevogável se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas um monturo; 12 Então o rei muito se irou e enfureceu, e ordenou que matassem a todos os sábios de Babilônia. Daniel 2:5,12 19 Então Nabucodonozor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer; 20 e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente. Daniel 3:19,20 19 E Herodes, tendo-o procurado e não o achando, inquiriu as sentinelas e mandou que fossem justiçadas; e descendo da Judéia para Cesaréia, demorou-se ali. Atos 12:19 16 Não se farão morrer os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada qual morrerá pelo seu próprio pecado. Deuteronômio 24:16 6 Mas, achou pouco tirar a vida somente a Mardoqueu; porque lhe haviam declarado o povo de Mardoqueu. Por esse motivo Hamã procurou destruir todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero. Ester 3:6 16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. Mateus 2:16