Comentário Bíblico
Adventista
Não puderam permanecer ali - (cba)
1 Reis 8:11
A glória da presença de Deus foi tão intensa que os sacerdotes oficiantes foram impelidos a se retirar temporariamente. Assim também quando se erigiu o tabernáculo, Moisés não pôde entrar por causa da glória de Deus que encheu a tenda sagrada (Êxodo 40:35). Quando Isaías teve sua visão de Deus, à glória divina encheu o templo e o profeta se sentiu desfalecido por ter chegado tão perto da presença do Senhor (Isaías 6:1-5). Os discípulos de Cristo temeram quando a nuvem da glória de Deus os envolveu no monte da transfiguração (Lucas 9:34). Por que os seres humanos têm tais reações quando estão na presença de Deus? É por causa da própria natureza do Ser supremo, Sua grandeza e santidade, Sua magnificência e poder. Mesmo na presença das grandes forças da natureza, o ser humano com frequência é tomado pelo temor. Porém, o Deus do Céu é tão infinitamente santo que o ser humano pecador não pode se chegar à Sua presença e continuar vivo. Deus é como um fogo consumidor, do qual os ímpios não podem se aproximar sem serem destruídos.
- 35 de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da revelação, porquanto a nuvem repousava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Êxodo 40:35 1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. 2 Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. 4 E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Isaías 6:1-5 34 Enquanto ele ainda falava, veio uma nuvem que os cobriu; e se atemorizaram ao entrarem na nuvem. Lucas 9:34
A nuvem no templo não era Deus, mas um meio pelo qual o Senhor velou Sua presença a fim de que a congregação não fosse consumida. A glória divina se manifestou de forma tão grandiosa na ocasião da consagração do templo que, apesar da nuvem envolvente, os sacerdotes que ministravam foram obrigados retirar com santo temor. Talvez uma consciência similar da presença divina tenha feito com que Davi pronunciasse palavras de admiração e louvor quando a arca foi levada à tenda do Senhor (1 Crônicas 16:34).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 8:1-11
Entrar com a arca é a finalidade que deve coroar a obra; isto foi feito com muita solenidade. A arca foi instalada em um lugar indicado para o seu repouso, na parte interior da casa, de onde esperavam que Deus lhes falasse: o Lugar santíssimo. As varas da arca foram tiradas, para que o sumo sacerdote fosse dirigido ao propiciatório sobre a arca, quando este entrava uma vez ao ano, para espargir o sangue. Deste modo, as varas continuaram úteis, ainda que já não houvesse ocasião para utilizá-las no transporte da arca. A glória de Deus que apareceu em uma nuvem pode significar:
1. A obscuridade desta dispensação comparada com a luz do Evangelho, pela qual, com a face descoberta, contemplamos como por espelho a glória do Senhor.
2. A obscuridade de nosso estado presente em comparação à presença de Deus, que será a felicidade do céu, onde a glória divina é revelada.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 E disse Moisés: Esta é a coisa que o Senhor ordenou que fizésseis; e a glória do Senhor vos aparecerá. 23 E Moisés e Arão entraram na tenda da revelação; depois saíram, e abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo, Levítico 9:6,23 2 E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele. 4 E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta oriental. 5 E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do Senhor encheu o templo. Ezequiel 43:2,4,5 4 Então me levou pelo caminho da porta do norte, diante do templo; e olhei, e eis que a glória do Senhor encheu o templo do Senhor; pelo que caí com o rosto em terra. Ezequiel 44:4 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 55 Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, Atos 7:55 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6 11 tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe cristalino; 23 A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. Apocalipse 21:11,23