Comentário Bíblico
Adventista
Desgostoso e indignado - (cba)
1 Reis 20:43
Acabe recusou-se a reconhecer a justiça de sua sentença. Irado e triste, não demonstrou sinal de arrependimento e pesar genuínos que vêm de Deus. Tinha, porém, pronunciado essa sentença contra si mesmo, sem chance de apelação. Acabe, com toda sua ira, sem dúvida teria preferido capturar o profeta por sua franca reprovação, mas não podia fazer isso, visto que ele próprio tinha proferido a sentença. Ele voltou para casa triste, desgostoso com o profeta em vez de consigo mesmo, apontando falhas nos caminhos de Deus em vez de nos seus próprios. O coração humano degenerado parece querer justificar os erros; em geral, o caminho do ser humano é certo aos seus próprios olhos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 20:31-43
Este é o estímulo que os pecadores têm para arrependerse e humilhar-se diante de Deus. É como se dissessem: Não temos ouvido que o Deus de Israel é um Deus misericordioso? Não o temos encontrado assim? Este é o arrependimento que é trazido pelo Evangelho, que flui da preocupação da misericórdia de Deus em Jesus Cristo; há perdão nEle. Que mudança existe aqui? Geralmente, os que se mostram como os mais altivos durante a prosperidade, tornam-se os mais desprezíveis durante a adversidade; um espírito maligno pode ter efeito sobre os homens nestas duas condições. Existem pessoas como Acabe, que de uma forma má e perversa atribuem os seus êxitos exclusivamente a si mesmos. Não sabem como servir a Deus com a sua prosperidade, nem à sua geração ou nem sequer aos seus interesses verdadeiros. Apesar de mostrar favor ao homem mau, este não aprenderá sobre a justiça.
O profeta decidiu reprovar Acabe através de uma parábola. Se um bom profeta é castigado por não golpear o seu amigo - que é também amigo de Deus -, se Deus ordena que o golpeie, então um rei mau será julgado digno de um castigo muito mais doloroso se salva o seu inimigo - que também é inimigo de Deus -, quando Deus ordena que seja atacado.
Acabe retornou à sua casa desgostoso e preocupado, completamente mal-humorado, apesar de sua vitória. Não como um verdadeiro penitente, nem em busca de desfazer o mal que havia feito. Ah! Muitos que ouvem a mensagem de Jesus Cristo continuarão muito atarefados em trabalhos em uma e em outra parte, até que passe o dia da salvação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Então Acabe veio para sua casa, desgostoso e indignado, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara; pois este lhe dissera: Não te darei a herança de meus pais. Tendo-se deitado na sua cama, virou a rosto, e não quis comer. 1 Reis 21:4 8 Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor - Micaías, filho de Inlá; porém eu o odeio, porque nunca profetiza o bem a meu respeito, mas somente o mal. Ao que disse Jeosafá: Não fale o rei assim. 1 Reis 22:8 13 Todavia tudo isso não me satisfaz, enquanto eu vir o judeu Mardoqueu sentado à porta do rei. Ester 5:13 12 Depois disto Mardoqueu voltou para a porta do rei; porém Hamã se recolheu a toda pressa para sua casa, lamentando-se e de cabeça coberta. 13 E contou Hamã a Zerés, sua mulher, e a todos os seus amigos tudo quanto lhe tinha sucedido. Então os seus sábios e Zerés, sua mulher, lhe disseram: Se Mardoqueu, diante de quem já começaste a cair, é da linhagem dos judeus, não prevalecerás contra ele, antes certamente cairás diante dele. Ester 6:12,13 2 Pois a dor destrói o louco, e a inveja mata o tolo. Jó 5:2 3 A estultícia do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o Senhor. Provérbios 19:3