Comentário Bíblico
Adventista
Um leão te matará - (cba)
1 Reis 20:36
A ordem para esmurrar tinha vindo do Senhor (1 Reis 20:35). O companheiro, que talvez fosse um profeta também, deveria ter obedecido de imediato, não levando em conta se a tarefa era desagradável e repulsiva. Seu rápido castigo serviu para ensinar que deve ser dada obediência inquestionável às ordens do Senhor.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 20:31-43
Este é o estímulo que os pecadores têm para arrependerse e humilhar-se diante de Deus. É como se dissessem: Não temos ouvido que o Deus de Israel é um Deus misericordioso? Não o temos encontrado assim? Este é o arrependimento que é trazido pelo Evangelho, que flui da preocupação da misericórdia de Deus em Jesus Cristo; há perdão nEle. Que mudança existe aqui? Geralmente, os que se mostram como os mais altivos durante a prosperidade, tornam-se os mais desprezíveis durante a adversidade; um espírito maligno pode ter efeito sobre os homens nestas duas condições. Existem pessoas como Acabe, que de uma forma má e perversa atribuem os seus êxitos exclusivamente a si mesmos. Não sabem como servir a Deus com a sua prosperidade, nem à sua geração ou nem sequer aos seus interesses verdadeiros. Apesar de mostrar favor ao homem mau, este não aprenderá sobre a justiça.
O profeta decidiu reprovar Acabe através de uma parábola. Se um bom profeta é castigado por não golpear o seu amigo - que é também amigo de Deus -, se Deus ordena que o golpeie, então um rei mau será julgado digno de um castigo muito mais doloroso se salva o seu inimigo - que também é inimigo de Deus -, quando Deus ordena que seja atacado.
Acabe retornou à sua casa desgostoso e preocupado, completamente mal-humorado, apesar de sua vitória. Não como um verdadeiro penitente, nem em busca de desfazer o mal que havia feito. Ah! Muitos que ouvem a mensagem de Jesus Cristo continuarão muito atarefados em trabalhos em uma e em outra parte, até que passe o dia da salvação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 e ele clamou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara, 22 mas voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comas pão, nem bebas água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. 23 E, havendo eles comido e bebido, albardou o jumento para o profeta que fizera voltar. 24 Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver. 26 Quando o profeta que o fizera voltar do caminho ouviu isto, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à palavra do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera. 1 Reis 13:21-24,26 22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros 23 Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:22,23