Comentário Bíblico
Adventista
Por presságio - (cba)
1 Reis 20:33
Qual seria a resposta de Acabe? Significaria vida ou morte? Os homens estavam procurando por um sinal que pudesse indicar a reação de Acabe. Tiveram a resposta quando Acabe se referiu a Ben-Hadade como “irmão”. O suspense e o perigo tinham acabado, pois o vencedor tinha se expressado. Haveria clemência e amizade em vez de extermínio e morte. A extraordinária cortesia de Acabe foi demonstrada ao receber Ben-Hadade em seu próprio carro.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 20:31-43
Este é o estímulo que os pecadores têm para arrependerse e humilhar-se diante de Deus. É como se dissessem: Não temos ouvido que o Deus de Israel é um Deus misericordioso? Não o temos encontrado assim? Este é o arrependimento que é trazido pelo Evangelho, que flui da preocupação da misericórdia de Deus em Jesus Cristo; há perdão nEle. Que mudança existe aqui? Geralmente, os que se mostram como os mais altivos durante a prosperidade, tornam-se os mais desprezíveis durante a adversidade; um espírito maligno pode ter efeito sobre os homens nestas duas condições. Existem pessoas como Acabe, que de uma forma má e perversa atribuem os seus êxitos exclusivamente a si mesmos. Não sabem como servir a Deus com a sua prosperidade, nem à sua geração ou nem sequer aos seus interesses verdadeiros. Apesar de mostrar favor ao homem mau, este não aprenderá sobre a justiça.
O profeta decidiu reprovar Acabe através de uma parábola. Se um bom profeta é castigado por não golpear o seu amigo - que é também amigo de Deus -, se Deus ordena que o golpeie, então um rei mau será julgado digno de um castigo muito mais doloroso se salva o seu inimigo - que também é inimigo de Deus -, quando Deus ordena que seja atacado.
Acabe retornou à sua casa desgostoso e preocupado, completamente mal-humorado, apesar de sua vitória. Não como um verdadeiro penitente, nem em busca de desfazer o mal que havia feito. Ah! Muitos que ouvem a mensagem de Jesus Cristo continuarão muito atarefados em trabalhos em uma e em outra parte, até que passe o dia da salvação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Como o frescor de neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque refrigera o espírito dos seus senhores. Provérbios 25:13 8 E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade; porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz. Lucas 16:8 15 E, partindo dali, encontrou-se com Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, ao qual saudou e lhe perguntou: O teu coração é sincero para comigo como o meu o é para contigo? Respondeu Jonadabe: É. Então, se é, disse Jeú, dá-me a tua mão. E ele lhe deu a mão; e Jeú fê-lo subir consigo ao carro, 2 Reis 10:15 31 Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. Atos 8:31