Comentário Bíblico
Adventista
Dos montes - (cba)
1 Reis 20:23
Até os siros atribuíram a vitória dos hebreus ao auxílio divino. Eles, porém, não tinham uma compreensão verdadeira da onipotência de Yahweh. O politeísmo antigo estava baseado na ideia do poder local e na influência dos deuses. Por exemplo, havia um Baal de Hermom, um Baal do Líbano, um Baal do cume de Zafom, e um Baal-shamin, que era o deus dos céus, dos cumes dos montes e dos raios e trovões.
Esses baalins são mencionados com frequência em textos de religiões antigas como deuses da guerra, das montanhas, das nuvens e do trovão. Pode ser que os siros estivessem pensando principalmente em Baal, conhecido em Israel desde os dias de Jezabel, como o deus que dera a vitória a Acabe. Samaria ficava na região montanhosa de Efraim. Criam que para vencer, os israelitas deviam ser induzidos a abandonar os montes e desse modo dar aos siros vantagem estratégica e religiosa.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 20:22-30
Os aliados de Ben-Hadade aconselharam-no a mudar de posição. Deram por certo que não foram os israelitas, mas o Deus de Israel que os venceu. Porém, referiram-se a Jeová com muita ignorância. Supunham que Israel tivesse muitos deuses, aos quais atribuíam poder limitado a certas jurisdições. os gentios eram assim tão vãos no que imaginavam a respeito de Deus. A maior sabedoria em relação aos assuntos mundanos costuma caminhar de mãos dadas com o pensamento mais néscio e desprezível quanto às coisas de Deus. Este erro acontece com os que desejam encontrar a Deus através do entendimento humano, e não por fé em sua Palavra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 28 Nisso chegou o homem de Deus, e disse ao rei de Israel: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes, e não Deus dos vales, entregarei nas tuas mãos toda esta grande multidão, e saberás que eu sou o Senhor. 1 Reis 20:28 23 Porque também eles edificaram altos, e colunas, e aserins sobre todo alto outeiro e debaixo de toda árvore frondosa; 1 Reis 14:23 8 Ai de nós! quem nos livrará da mão destes deuses possantes? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto. 1 Samuel 4:8 12 Porventura os deuses das nações a quem meus pais destruíram, puderam livrá-las, a saber, Gozã, Harã, Rezefe, e os filhos de Eden que estavam em Telassar? 2 Reis 19:12 13 Não sabeis vós o que eu e meus pais temos feito a todos os povos de outras terras? Puderam de qualquer maneira os deuses das nações daquelas terras livrar a sua terra da minha mão? 14 Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, o que pôde livrar o seu povo da minha mão, para que o vosso Deus vos possa livrar da minha mão? 15 Agora, pois, não vos engane Ezequias, nem vos incite assim, nem lhe deis crédito. Porque nenhum deus de nação alguma, nem de reino algum, pôde livrar o seu povo da minha mão, nem da mão de meus pais; quanto menos o vosso Deus vos poderá livrar da minha mão? 16 E os servos de Senaqueribe falaram ainda mais contra o Senhor Deus, e contra o seu servo Ezequias. 17 Ele também escreveu cartas para blasfemar do Senhor Deus de Israel, dizendo contra ele: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão. 18 E clamaram em alta voz, na língua dos judeus, ao povo de Jerusalém que estava em cima do muro, para os atemorizarem e os perturbarem, a fim de tomarem a cidade. 19 E falaram do Deus de Jerusalém como dos deuses dos povos da terra, que são obras das mãos dos homens. 2 Crônicas 32:13-19 21 Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que na verdade eu era como tu; mas eu te argüirei, e tudo te porei à vista. 22 Considerai pois isto, vós que vos esqueceis de Deus, para que eu não vos despedace, sem que haja quem vos livre. Salmos 50:21,22 1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 121:1,2 8 Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. Isaías 42:8