Almeida AtualizadaC 2V 2
1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto:
Comentário Bíblico
Adventista
No primeiro ano - (cba)
Esdras 1:1
A cidade de Babilônia foi dominada pelo exército persa em 16 de tisri (12 de outubro) de 539 a.C., e o próprio Ciro entrou na cidade em 3 de marquesvã (29 de outubro) do mesmo ano. No entanto, não foi até o dia de ano novo, primeiro de nisã (24 de março), em 538 a.C., que o primeiro ano real babilônico começou a vigorar. Todos os documentos antes desse dia foram datados em seu "ano de posse". Por outro lado, os judeus contavam os anos de reinado dos governantes persas de acordo com seu próprio calendário. Pelo calendário civil judaico, o primeiro ano completo da queda de Babilônia se estendeu do outono de 538 ao outono de 537 a.C. (sobre o reinado de "Dario, o Medo", ver a Nota Adicional a Daniel 6).
O edito de Ciro permitindo o retorno dos judeus parece ter sido promulgado na antiga capital da cidade de Medes, Ecbátana (Acmetá), que se tornou uma das residências de verão dos reis persas. Uma cópia do decreto encontrada nos arquivos de Ecbátana (Acmetá), alguns anos mais tarde (Esdras 6:2), mostra que Ciro esteve lá em algum momento, durante seu primeiro ano de governo. Evidências encontradas nos arquivos contemporâneos da firma bancária de "Egibi & Filhos", na cidade de Babilônia, indica que Ciro esteve em Ecbátana no mês de setembro de 527 a.C. ou um pouco antes disso. Esse período coincide com o término do primeiro ano completo do calendário judaico, após a queda de Babilônia.
Ciro - (cba)
Esdras 1:1
Esta é a forma grega latinizada do heb. Koresh, que é mais próximo do equivalente persa (Kurush) e do babilônico (Kurash).
Jeremias - (cba)
Esdras 1:1
As duas profecias de Jeremias encontradas em Jeremias 25:11,12 e Jeremias 29:10 são mencionadas, profecias que haviam convencido Daniel de que o tempo do retorno e da restauração havia chegado (Daniel 9:2). Já que o cativeiro babilônico começara em 605 a.C. (ver com. de Daniel 1:1), os 70 anos das profecias de Jeremias deveriam terminar em 536 a.C., de acordo com a contagem inclusiva. Portanto, se o decreto de Ciro foi promulgado no verão ou outono de 537 e os judeus provavelmente retornaram à sua terra na primavera do ano seguinte, em 536, isso confirmava o cumprimento das profecias de Jeremias.
- 11 E toda esta terra virá a ser uma desolação e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos. 12 Acontecerá, porém, que quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniqüidade, e a terra dos caldeus; farei dela uma desolação perpetua. Jeremias 25:11,12 10 Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Jeremias 29:10 2 no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. Daniel 9:2 1 No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonozor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. Daniel 1:1
Despertou o SENHOR o espírito - (cba)
Esdras 1:1
Assim como no passado Deus havia influenciado governantes pagãos (Gênesis 20:3; Daniel 2:28; etc.) para realizar Seus propósitos, Ele trabalhou no coração de Ciro para cumprir as profecias de Isaías em relação a esse monarca, predições feitas mais de 150 anos antes (Isaías 44:28; Isaías 45:1,2,3,4,13).
- 3 Deus, porém, veio a Abimeleque, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Eis que estás para morrer por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. Gênesis 20:3 28 mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de suceder nos últimos dias. O teu sonho e as visões que tiveste na tua cama são estas: Daniel 2:28 28 que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo o que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado. Isaías 44:28 1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão; 2 eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3 Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome. 4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamo pelo teu nome; ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheças. 13 Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e libertará os meus cativos, não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos exércitos. Isaías 45:1,2,3,4,13
Passar pregão - (cba)
Esdras 1:1
Um decreto foi promulgado publicamente, pelas· várias satrapias do império, das fronteiras da Índia a leste ao mar Egeu a oeste, do Cáucaso ao norte ao golfo Pérsico e à fronteira do Egito, ao sul.
Por escrito - (cba)
Esdras 1:1
O decreto foi enviado por escrito e depositado para referência permanente em um arquivo (ver Esdras 6:1,2). Provavelmente, a escrita havia sido introduzida na Pérsia pouco tempo antes, pois evidências arqueológicas mostram que os registros persas começaram no reinado de Ciro. O decreto foi presumivelmente promulgado em persa, a língua oficial, talvez em babilônico e provavelmente em aramaico, língua falada em todo o império. A inscrição de Dario I, em Behistum, consiste de inserições similares no antigo persa, elamita e babilônico. Uma cópia também foi encontrada em aramaico.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Esdras 1:1-4
O Senhor despertou o espírito de Ciro, pois os corações dos reis estão nas mãos do Senhor. Deus governa o mundo por sua influência sobre os espíritos dos homens; qualquer que seja o bem que façam, Deus é quem estimula seus espíritos para o fazer.
Durante o cativeiro dos judeus, Deus os usou principalmente como meio de chamar a atenção dos pagãos. Ciro deu por certo que entre os judeus capazes, haveria os que ofereceriam, de livre vontade, ofertas para a casa do Senhor. Ele também faria com que fossem abastecidos a partir de seu reino. Os que desejam o bem para o templo devem ser os benfeitores do templo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 Ora, no primeiro ano de Ciro, rei da pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto: 23 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós de todo o seu povo suba, e o Senhor seu Deus seja com ele. 2 Crônicas 36:22,23 12 Acontecerá, porém, que quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniqüidade, e a terra dos caldeus; farei dela uma desolação perpetua. 13 E trarei sobre aquela terra todas as minhas palavras, que tenho proferido contra ela, tudo quanto está escrito neste livro, que profetizou Jeremias contra todas as nações. 14 Porque deles, sim, deles mesmos muitas nações e grandes reis farão escravos; assim lhes retribuirei segundo os seus feitos, e segundo as obras das suas mãos. Jeremias 25:12-14 10 Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Jeremias 29:10 7 E farei voltar do cativeiro os exilados de Judá e de Israel, e os edificarei como ao princípio. 8 E os purificarei de toda a iniqüidade do seu pecado contra mim; e perdoarei todas as suas iniqüidades, com que pecaram e transgrediram contra mim. 9 E esta cidade me servirá de nome de gozo, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem de todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem, e por causa de toda a paz que eu lhe dou. 10 Assim diz o Senhor: Neste lugar do qual vós dizeis: E uma desolação, sem homens nem animais, sim, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, que estão assoladas, sem homens, sem moradores e sem animais, ainda se ouvira 11 a voz de gozo e a voz de alegria, a voz de noivo e a voz de noiva, e a voz dos que dizem: Dai graças ao Senhor dos exércitos, porque bom é o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre; também se ouvirá a voz dos que trazem à casa do Senhor sacrifícios de ação de graças. Pois farei voltar a esta terra os seus exilados como no princípio, diz o Senhor. 12 Assim diz o Senhor dos exércitos: Ainda neste lugar, que está deserto, sem homens, e sem animais, e em todas as suas cidades, haverá uma morada de pastores que façam repousar aos seus rebanhos. 13 Nas cidades da região montanhosa, nas cidades das planícies, e nas cidades do sul, e na terra de Benjamim, e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá, ainda passarão os rebanhos pelas mãos dos contadores, diz o Senhor. Jeremias 33:7-13 13 Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de Babilônia, o rei Ciro baixou decreto para que esta casa de Deus fosse reedificada. 14 E até os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonozor tinha tomado do templo que estava em Jerusalém e levado para o templo de Babilônia, o rei Siro os tirou do templo de Babilônia, e eles foram entregues a um homem cujo nome era Sesbazar, a quem ele tinha constituído governador; 15 e disse-lhe: Toma estes utensílios, vai, e leva-os para o templo que está em Jerusalém, e reedifique-se a casa de Deus no seu lugar. Esdras 5:13-15 22 e celebraram a festa dos pães ázimos por sete dias com alegria; porque o Senhor os tinha alegrado, tendo mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel. Esdras 6:22 27 Bendito seja o Senhor Deus de nossos pais, que pôs no coração do rei este desejo de ornar a casa do Senhor, que está em Jerusalém; Esdras 7:27 46 Por isso fez com que obtivessem compaixão da parte daqueles que os levaram cativos. Salmos 106:46 1 Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer. Provérbios 21:1 1 Ora no segundo ano do reinado de Nabucodonozor, teve este uns sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. Daniel 2:1 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Mateus 3:1-3 23 Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. João 1:23