Comentário Bíblico
Adventista
Gade - (cba)
1 Samuel 22:5
Esta é a primeira menção ao homem que teria um papel tão proeminente na vida de Davi. Uma vez que Saul se voltou não só contra os sacerdotes, mas também contra os profetas, a quem Samuel presídia, seria de se esperar que a mente de todas as pessoas verdadeiramente religiosas se distanciasse do rei. Talvez o próprio Samuel tenha enviado Gade para formar vínculos com Davi. O futuro rei de Israel seria muito beneficiado pela presença de um profeta inspirado por Deus. Enquanto Davi viveu, Gade foi seu profeta (2 Samuel 24:11-19). Gade, junto com o profeta Natã, compilou a biografia de Davi (1 Crônicas 29:29). O fato de ter morrido depois do rei e amigo de uma vida inteira sugere que Gade ainda era jovem quando foi se encontrar com Davi. Embora o registro não afirme, é provável que Gade tenha se juntado a Davi em Adulão e o acompanhado a Moabe, em vez de ter viajado até Mispa para encontrá-lo. Ao tentar reunir as porções de informação sobre Davi em várias partes das Escrituras, é possível perceber quantos detalhes interessantes foram omitidos na narração da história do auxílio providencial de Deus a Seus filhos.
- 11 Quando, pois, Davi se levantou pela manhã, veio a palavra do Senhor ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo: 12 Vai, e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Três coisas te ofereço; escolhe qual delas queres que eu te faça. 13 Veio, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber dizendo-lhe: Queres que te venham sete anos de fome na tua terra; ou que por três meses fujas diante de teus inimigos, enquanto estes te perseguirem; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar àquele que me enviou. 14 Respondeu Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu. 15 Então enviou o Senhor a peste sobre Israel, desde a manhã até o tempo determinado; e morreram do povo, desde Dã até Berseba, setenta mil homens. 16 Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. 17 E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu pequei, e procedi iniquamente; porém estas ovelhas, que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. 18 Naquele mesmo dia veio Gade a Davi, e lhe disse: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu: 19 Subiu, pois, Davi, conforme a palavra de Gade, como o Senhor havia ordenado. 2 Samuel 24:11-19 29 Ora, os atos do rei Davi, desde os primeiros até os últimos, estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente, 1 Crônicas 29:29
O mesmo que o Senhor fez por Davi, em termos de orientação profética, ele havia proporcionado a Saul. Essas duas vidas são contrastadas uma com a outra para demonstrar que Deus não faz acepção de pessoas. Aqueles que não alcançam o padrão divino falham não porque o Senhor deixa de fazer tudo que o Céu pode conceber para tornar possível o sucesso, mas, sim, porque o plano celestial é rejeitado com toda persistência.
Não fiques - (cba)
1 Samuel 22:5
Davi não deveria permanecer em Moabe. Sua presença era necessária em Judá. O exército de Saul parecia impotente diante dos contínuos ataques filisteus (1 Samuel 23:1,27; 1 Crônicas 11:15), e as condições eram instáveis. A história de Nabal sugere que os pastores necessitavam de proteção armada (1 Samuel 25:15,16,21). O ódio de Saul por Davi não era motivo para este fugir a uma terra estrangeira. Deus, que o protegera tantas vezes no passado, não o abandonaria, mas moldaria os acontecimentos de maneira que Davi receberia capacitação necessária para a liderança futura, por meio das dificuldades e do sofrimento.
- 1 Ora, foi anunciado a Davi: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. 27 Nisso veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te, e vem, porque os filisteus acabam de invadir a terra. 1 Samuel 23:1,27 15 Três dos trinta chefes desceram à penha; a ter com Davi, na caverna de Adulão; e o exército dos filisteus estara acampado no vale de Refaim. 1 Crônicas 11:15 15 Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados deles, e nada nos desapareceu por todo o tempo em que convivemos com eles quando estávamos no campo. 16 De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas. 21 Ora, Davi tinha dito: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, de sorte que nada lhe faltou de tudo quanto lhe pertencia; e ele me pagou mal por bem. 1 Samuel 25:15,16,21
A disciplina do sofrimento entrou em ação até mesmo na vida de Jesus. O Capitão de nossa salvação foi aperfeiçoado “por meio de sofrimentos” (Hebreus 2:10). Davi, ao voltar para o meio de todos os indivíduos controversos em Judá, deveria se comportar de modo a levar coragem a todos. Deus quer exaltar a lealdade de Seus filhos em todo tipo de ambiente. Não deseja que retrocedam quando as circunstâncias se tornam difíceis. Quer que Seus segudores demonstrem a beleza da religião cristã e revelem sua superioridade em relação ao serviço ao eu e a Satanás.
Herete - (cba)
1 Samuel 22:5
É identificada por alguns com a moderna Kharás, a noroeste de Hebrom, no final da região montanhosa; mas essa identificação é incerta.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Sentinelas do Céu Deram Aviso
1 Samuel 22:5
Parecia certo para ele [David] que ele deveria, finalmente, cair nas mãos de seu perseguidor e perseguidor. Mas se seus olhos tivessem sido abertos, ele teria visto os anjos do Senhor acampados ao redor dele e de seus seguidores. As sentinelas do céu estavam esperando para avisá-los do perigo iminente e conduzi-los a um lugar de refúgio quando o perigo o exigisse. Deus poderia proteger Davi e seus seguidores; pois eles não eram um bando em rebelião contra Saul. David provou repetidamente sua fidelidade ao rei ( The Signs of the Times, 7 de setembro de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 22:1-5
Observe os instrumentos frágeis que às vezes Deus utiliza para realizar os seus propósitos. o Filho de Davi está preparado para receber as almas angustiadas que permanecerão sob as suas ordens. Ele recebe todos os que vão a Ele, por mais vis e miseráveis que sejam; transforma-os em um povo santo e coloca-os a seu serviço. os que reinarão com Ele devem primeiro conformar-se em sofrer com Ele e por causa dEle.
Observe a terna preocupação com que Davi proveu para os seus pais idosos. A primeira coisa que fez foi procurar uma moradia tranquila para eles, a despeito do que ele mesmo enfrentava. os filhos devem aprender a honrar os seus pais em tudo, e considerar em cada detalhe o conforto e a satisfação deles. Ainda que os filhos alcancem a mais alta ascensão e estejam muito ocupados, não devem esquecer de seus pais anciãos. os passos de um homem bom sempre foram ordenados pelo senhor. Deus preservará o seu povo para a obra determinada, por mais que sejam odiados e perseguidos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Quando, pois, Davi se levantou pela manhã, veio a palavra do Senhor ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo: 2 Samuel 24:11 9 Falou o Senhor a Gade, o vidente de Davi, dizendo: 1 Crônicas 21:9 29 Ora, os atos do rei Davi, desde os primeiros até os últimos, estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente, 1 Crônicas 29:29 25 Também dispôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas conforme a ordem de Davi, e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque esta ordem viera do Senhor, por meio de seus profetas. 2 Crônicas 29:25