Comentário Bíblico
Adventista
Estas coisas - (cba)
1 João 1:4
Ou seja, o conteúdo da epístola, que inclui o que já foi escrito em 1 João 1:1-3 e o que o autor pretende escrever no restante da carta.
Escrevemos - (cba)
1 João 1:4
Evidências textuais favorecem a omissão das palavras “vos escrevemos”, restando lugar para a variante “estas coisas vos escrevo", de uma forma enfática do sujeito do verbo no grego.
Nossa - (cba)
1 João 1:4
Evidências textuais favorecem esta variante. No entanto, o paralelismo com João 16:24 sugere “vossa”. É provável que João escreva mais para proporcionar alegria aos seus leitores do que para si mesmo.
Alegria - (cba)
1 João 1:4
Resultado natural da comunhão com Cristo (ver com. de Romanos 14:17).
Completa - (cba)
1 João 1:4
Ou, “plena”. Jesus tinha expressado a mesma razão para falar “estas coisas” aos Seus discípulos (João 15:11), e as palavras do discípulo amado podem ter sido um eco às palavras de seu Mestre. A plenitude da alegria é um tema frequente nos escritos de João (João 3:29; João 15:11; João 16:24; João 17:13; 2 João 1:12). A religião cristã é feliz (ver com. de João 15:11).
- 11 Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. João 15:11 29 Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. João 3:29 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. João 16:24 13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. João 17:13 12 Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo. 2 João 1:12
Assim termina a breve introdução à epístola. João, que pessoalmente havia conhecido a Cristo, desejava partilhar seus conhecimentos com seus leitores, para que pudessem participar da mesma comunhão que ele já desfrutava com o Pai e o Filho. Ao expressar esse desejo amoroso, João confirma a divindade, a eternidade e a encarnação, portanto, a humanidade do Filho. Transmite esse conhecimento maravilhoso com uma linguagem simples, porém enfática, para que os leitores contemporâneos do apóstolo e também dos nossos dias não tivessem nenhuma dúvida acerca do fundamento da fé cristã e da natureza da obra de Jesus Cristo. Dessa forma, refuta com eficácia o ensino gnóstico sem sequer mencionar a heresia.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 1:1-4
A introdução declara que a carta é confiável e explica seu propósito.
João, o servo idoso de Jesus
1 João 1:1-10
Veja Apocalipse 1:9. O apóstolo João é um exemplo da maneira como Deus pode usar trabalhadores idosos. Leia suas palavras emocionantes, escritas quando ele era um homem velho. Quem poderia dar um testemunho mais firme e decidido?
Em sua velhice, João revelou a vida de Cristo em sua vida. Ele viveu quase cem anos e repetidamente repetiu a história do Salvador crucificado e ressuscitado. A perseguição sobreveio aos crentes, e os jovens em experiência corriam frequentemente o perigo de perder o apego a Cristo. Mas o velho e provado servo de Jesus manteve sua fé com firmeza ( Manuscrito 92, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 1:1-4
O Deus essencial, a excelência não criada que existe desde a eternidade, igual ao Pai e que finalmente se manifestou em natureza humana para a salvação dos pecadores, é o grande tema sobre o qual o apóstolo escreve aos seus irmãos. Os apóstolos viram-no durante alguns anos, nos quais presenciaram sua sabedoria e santidade, seus milagres, seu amor e misericórdia, até que viram-no crucificado pelos pecadores e depois ressuscitado dentre os mortos. Eles o tocaram para ter plena prova de sua ressurreição. Esta pessoa divina, o Verbo de vida, o verbo de Deus, manifestou-se em natureza humana para ser Autor e Doador da vida eterna à humanidade, por meio da redenção por seu sangue e pelo poder de seu Espírito regenerador.
Os apóstolos declararam o que viram e ouviram para que os crentes pudessem compartilhar suas bênçãos e benefícios eternos. Tinham livre acesso a Deus Pai. Tiveram uma feliz experiência da verdade em suas almas, e mostraram a excelência dela em suas vidas. Esta comunhão dos crentes com o Pai e o Filho começa e é sustentada pelo poder do Espírito Santo. Os benefícios que Cristo concede não são as mesquinhas possessões do mundo, que causam inveja aos demais, e sim o gozo e a felicidade da comunhão com Deus, que são absolutamente suficientes, de modo que qualquer número de pessoas pode participar deles; e todos os autorizados para dizer que em verdade sua comunhão é com o Pai, desejarão levar outros a participar da mesma bem-aventurança.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias. Isaías 61:10 17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17,18 11 Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. João 15:11 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. João 16:24 24 não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo; pois pela fé estais firmados. 2 Coríntios 1:24 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Efésios 3:19 25 E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para vosso progresso e gozo na fé; 26 para que o motivo de vos gloriardes cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha presença de novo convosco. Filipenses 1:25,26 12 Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo. 2 João 1:12 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1 29 Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. João 3:29