Comentário Bíblico
Adventista
De Deus somos cooperadores - (cba)
1 Coríntios 3:9
Nesta frase, o texto grego enfatiza a palavra “Deus”. A obra é de Deus, e o seres humanos são meramente as mãos dos agentes celestiais. Como cooperadores do Mestre, os seres humanos devem estar dispostos a trabalhar segundo o método divino, mesmo que seja contrário aos seus pensamentos naturais (Colossenses 3:23). Eles se esforçarão para cooperar plenamente com o Senhor em cumprir Suas instruções. O filho de Deus sabe que o Pai jamais exigirá que ele faça algo que não seja para seu bem. Essa feliz relação de cooperação se baseia na confiança no grande amor do Pai onisciente. Confiança na sabedoria e no amor de Deus resulta em submissão voluntária a Sua direção. Os que submetem a própria vontade dessa forma serão usados por Deus como Seus colaboradores (ver T8, 172). Uma visão do privilégio de ser colaborador, não dos poderosos deste mundo, mas do Criador e Mantenedor do universo, faz com que as mais elevadas honras e as maiores recompensas deste mundo pareçam insignificantes. Se todos tivessem a consciência desse grande privilégio e trabalhassem unidos para cumprir os planos de Deus, abalariam o mundo (ver T9, 221; cf. T2, 443).
Lavoura - (cba)
1 Coríntios 3:9
Do gr. geõrgion, “terra cultivada", “campo cultivado”. Esta palavra não ocorre em outro texto no NT. Paulo dá sequência à metáfora de 1 Coríntios 3:7. A igreja em Corinto é representada como um campo que Deus cultiva para produzir frutos para Seu reino. Deus é o agricultor supremo.
Edifício - (cba)
1 Coríntios 3:9
Do gr. oikodomê, de oikos, “casa”, e demõ, “edificar”. Paulo introduz uma nova metáfora. Deus é o arquiteto mestre da construção espiritual da igreja (comparar com Romanos 15:20; Efésios 2:20-22).
- 20 deste modo esforçando-me por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Romanos 15:20 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Efésios 2:20-22
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Ministros que não devem ser idolatrados
1 Coríntios 3:4-9
Não pode haver evidência mais forte nas igrejas de que as verdades da Bíblia não santificaram os recebedores do que seu apego a algum ministro favorito e sua relutância em aceitar e lucrar com o trabalho de outro professor que é enviado a eles na providência de Deus. O Senhor envia ajuda a Sua igreja quando eles precisam, não como eles escolhem; pois os mortais míopes não podem discernir o que é para o seu bem. Raramente um ministro tem todas as qualificações necessárias para aperfeiçoar qualquer igreja em todos os requisitos do Cristianismo; portanto Deus envia outros ministros para segui-lo, um após o outro, cada um possuindo algumas qualificações em que os outros eram deficientes.
A igreja deve aceitar com gratidão esses servos de Cristo, assim como eles aceitariam seu próprio Mestre. Devem procurar obter todo o benefício possível das instruções que os ministros lhes podem dar da Palavra de Deus. Mas os próprios ministros não devem ser idolatrados; não deve haver animais de estimação religiosos e favoritos entre o povo; são as verdades que trazem que devem ser aceitas e apreciadas na mansidão da humildade ( Redenção: ou os Ensinamentos de Paulo e sua Missão para os Gentios, 74, 75 ).
Deus Fornece as Armas
1 Coríntios 3:9
Ver 2 Coríntios 10:4; Gênesis 2:7; Romanos 12:2. “Somos coobreiros de Deus”. Ele nos fornece todas as facilidades, todas as armas espirituais necessárias para derrubar as fortalezas de Satanás. Apresente a verdade como ela é em Jesus. Deixe o tom de sua voz expressar o amor de Deus. Lidere, mas nunca dirija. Aproxime-se dos mais obstinados com espírito de bondade e afeto. Mergulhe as suas palavras no óleo da graça e deixe-as fluir dos seus lábios em amor ( Carta 105, 1893 ).
- 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 2 Coríntios 10:4 7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Gênesis 2:7 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Será dada cultura divina
1 Coríntios 3:9
O Senhor dará cultura divina àqueles que são coobreiros Dele. Ser um coobreiro de Deus significa esforçar-se e lutar para crescer à semelhança de Cristo. É Satanás quem torna necessário que nos esforcemos. Aqueles que mantiverem os olhos fixos na vida do Senhor Jesus terão uma entrada abundante em Seu templo espiritual ( Carta 5, 1900 ).
Plantas frágeis recebem cuidados especiais
1 Coríntios 3:9
“Vós sois lavoura de Deus”. Assim como alguém tem prazer no cultivo de um jardim, o Senhor tem prazer em Seus filhos e filhas crentes. Um jardim exige trabalho constante. As ervas daninhas devem ser removidas; novas fábricas devem ser estabelecidas; ramos que estão se desenvolvendo muito rápido devem ser podados de volta. Portanto, o Senhor trabalha para o Seu jardim, as plantas do Senhor. Ele não pode ter prazer em qualquer desenvolvimento que não revele as graças do caráter de Cristo. O sangue de Cristo tornou os homens e mulheres o encargo precioso de Deus. Então, quão cuidadoso cada um deve ser para não manifestar muita liberdade ao arrancar as plantas que o Senhor colocou em Seu jardim. Algumas plantas são tão fracas que quase não têm vida, e por elas o Senhor tem um cuidado especial ( Manuscrito 39,)
Aprendendo o ofício da construção do caráter
1 Coríntios 3:9
“Vós sois o edifício de Deus”. Vocês são representantes do grande Obreiro-Mestre. Deus nos livre de deixar de aprender o ofício da edificação do caráter. O curso a ser seguido nesta obra não está de acordo com as idéias do mundo; a modelagem não é semelhante à modelagem do mundo. Aqueles que entram na obra de Deus sem se esconder em Cristo logo se desconectarão do edifício do Mestre ( Manuscrito 165, 1899 ).
Deixe Cristo dirigir
1 Coríntios 3:9
Em sua obra de edificação do caráter, certifique-se de que Cristo é o seu diretor. Faz uma grande diferença se vocês são coobreiros de Deus ou se são coobreiros de Deus; seja sua maior ambição engrandecer a Deus ou engrandecer a si mesmo e seus planos. Cristo declara: “Sem mim nada podeis fazer” - nada que seja aprovado por Deus. Estude seus motivos cuidadosamente e certifique-se de não estar trabalhando em sua própria sabedoria, à parte de Cristo ( Manuscrito 102, 1903 ).
Um templo honrado por Deus e pelo homem
1 Coríntios 3:9
Com obras puras, nobres e retas, todo homem deve construir. O resultado de seu trabalho será uma estrutura simétrica, um belo templo honrado por Deus e pelos homens ( Manuscrito 153, 1903 ).
Cada homem tem seu cargo
1 Coríntios 3:9-15
Devemos pesar cuidadosamente os assuntos relativos ao trabalho que assumimos. Essa obra será uma bênção para as almas? Deus não nos deu trabalho apenas para nos manter ocupados, mas para a glória de Seu nome. Muitos estão ocupados juntando madeira, feno e restolho. Mas tudo isso será consumido, não deixando nada que prepare as almas para o grande dia em que toda obra será provada pelo fogo. Muitos descobrirão que a obra que ocupava seu tempo e atenção pereceu com o uso, e que eles próprios mal foram salvos, como pelo fogo.
Um resultado como este não é segundo a ordem de Deus. Por indicação de Deus, cada homem tem seu posto de dever. Deve-se fazer uma investigação cuidadosa e fervorosa: Que dever nos é designado individualmente, como homens e mulheres que prestam contas a Deus? E quer nosso trabalho seja totalmente limitado às coisas espirituais, quer seja temporal e espiritual combinadas, devemos cumprir fielmente nosso trabalho. As coisas seculares e sagradas devem ser combinadas, mas as coisas espirituais não devem ser ocultadas por assuntos seculares.
Cristo requer o serviço de todo o ser, combinando as faculdades físicas, mentais e morais. Estes devem ser alistados no serviço de Deus. O homem deve se lembrar de que Deus é o dono de tudo e que suas atividades são investidas de uma santidade que eles não possuíam antes de se alistar no exército do Senhor. Cada ação deve ser uma ação consagrada, pois ocupa o talento de tempo confiado por Deus. A santidade ao Senhor está inscrita em todas as ações de tal pessoa, porque todo o seu ser é submetido a Deus.
Nenhum negócio deve ser empreendido, mesmo na vida comum, se for corruptor em sua influência sobre os sentidos. Estamos na escola de treinamento do Senhor, e Ele tem Seus próprios meios designados, pelos quais podemos ser colocados em Seu serviço, para que Seu nome seja glorificado pelo trabalho que fazemos neste mundo. Muitos estão preocupados porque não estão trabalhando diretamente para o avanço do reino de Deus. Mas o trabalho mais humilde não deve ser ignorado. Se for um trabalho honesto, é uma bênção e pode levar às partes mais elevadas do trabalho. Os que fazem essa obra não precisam se acusar de inutilidade na grande casa de Deus. Isso não é necessário, pois a obra deles é que alguém deve fazer ( Manuscrito 49, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 3:5-9
Os ministros pelos quais os coríntios discutiam eram somente instrumentos usados por Deus. Não devemos colocar os ministros no lugar de Deus. O que planta e o que rega são um, empregados por um Mestre, encarregados da mesma revelação, ocupados em uma obra e dedicados a uma mesma intenção. Têm dons diferentes, do único e mesmo Espírito, para os mesmos propósitos; e devem executar de todo coração a mesma intenção. As coisas irão melhor para aqueles que trabalham mais arduamente. Os que forem mais fiéis terão uma recompensa maior. Trabalham com Deus para promover os propósitos de sua glória e a salvação das almas preciosas; e aquEle que conhece a sua obra se ocupará de que não trabalhem em vão. São empregados em sua vinha e em sua casa, e Ele se ocupará cuidadosamente deles.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 275

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 113

Este Dia com Deus, Pág. 120

Cuidado de Deus, Pág. 121

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 122

Exaltai-O, Pág. 131

Este Dia com Deus, Pág. 137

Nos Lugares Celestiais, Pág. 161

E Recebereis Poder, Pág. 167

Testemunhos Seletos 3, Pág. 171

Refletindo a Cristo, Pág. 190

E Recebereis Poder, Pág. 192

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 194

Exaltai-O, Pág. 226

Testemunhos Seletos 3, Pág. 229

Olhando para o Alto, Pág. 235

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 251

Este Dia com Deus, Pág. 253

Minha Consagração Hoje, Pág. 255

Cuidado de Deus, Pág. 257

Este Dia com Deus, Pág. 25

Exaltai-O, Pág. 263

Este Dia com Deus, Pág. 264

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 265

Nos Lugares Celestiais, Pág. 27

Este Dia com Deus, Pág. 288

Exaltai-O, Pág. 29

Olhando para o Alto, Pág. 300

Atos dos Apóstolos, Pág. 303

Nossa Alta Vocação, Pág. 307

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 314

E Recebereis Poder, Pág. 324

Testemunhos Seletos 2, Pág. 328

E Recebereis Poder, Pág. 328

Exaltai-O, Pág. 333

Nossa Alta Vocação, Pág. 333

Exaltai-O, Pág. 351

Este Dia com Deus, Pág. 358

Jesus Meu Modelo, Pág. 358

E Recebereis Poder, Pág. 37

Testemunhos Seletos 3, Pág. 38

Cristo Triunfante, Pág. 399

Para Conhece-lo, Pág. 40

Conselhos para a Igreja, Pág. 42

Conselhos aos Professores, Pág. 451

Conselhos aos Professores, Pág. 452

Testemunhos Seletos 2, Pág. 488

Este Dia com Deus, Pág. 49

Cristo Triunfante, Pág. 53

Testemunhos Seletos 2, Pág. 550

Atos dos Apóstolos, Pág. 56

Olhando para o Alto, Pág. 56

Nos Lugares Celestiais, Pág. 56

Patriarcas e Profetas, Pág. 595

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 59

Este Dia com Deus, Pág. 5

Cristo Triunfante, Pág. 67

Jesus Meu Modelo, Pág. 75

Testemunhos Seletos 2, Pág. 89
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 1 Coríntios 3:6 37 Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Mateus 9:37 20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.] Marcos 16:20 1 E nós, cooperando com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão; 2 Coríntios 6:1 8 Portanto aos tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade. 3 João 1:8 9 Tu visitas a terra, e a regas; grandemente e enriqueces; o rio de Deus está cheio d'água; tu lhe dás o trigo quando assim a tens preparado; 10 enches d'água os seus sulcos, aplanando-lhes as leivas, amolecendo-a com a chuva, e abençoando as suas novidades. 11 Coroas o ano com a tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura; 12 destilam sobre as pastagens do deserto, e os outeiros se cingem de alegria. 13 As pastagens revestem-se de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; por isso eles se regozijam, por isso eles cantam. Salmos 65:9-13 16 Haja abundância de trigo na terra sobre os cumes dos montes; ondule o seu fruto como o Líbano, e das cidades floresçam homens como a erva da terra. Salmos 72:16 8 Trouxeste do Egito uma videira; lançaste fora as nações, e a plantaste. 9 Preparaste-lhe lugar; e ela deitou profundas raízes, e encheu a terra. 10 Os montes cobriram-se com a sua sombra, e os cedros de Deus com os seus ramos. 11 Ela estendeu a sua ramagem até o mar, e os seus rebentos até o Rio. Salmos 80:8-11 1 Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo. 2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou- a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas. 3 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. 4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas? 5 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e sera pisada; 6 e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. 7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor. Isaías 5:1-7 2 Naquele dia haverá uma vinha deliciosa; cantai a seu respeito. 3 Eu, o Senhor, a guardo, e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei. Isaías 27:2,3 24 Porventura lavra continuamente o lavrador, para semear? ou está sempre abrindo e esterroando a sua terra? 25 Não é antes assim: quando já tem nivelado a sua superfície, então espalha a nigela, semeia o cominho, lança o trigo a eito, a cevada no lugar determinado e a espelta na margem? 26 Pois o seu Deus o instrui devidamente e o ensina. 27 Porque a nigela não se trilha com instrumento de trilhar, nem sobre o cominho passa a roda de carro; mas a nigela é debulhada com uma vara, e o cominho com um pau. 28 Acaso é esmiuçado o trigo? não; não se trilha continuamente, nem se esmiúça com as rodas do seu carro e os seus cavalos; não se esmiúça. 29 Até isso procede do Senhor dos exércitos, que é maravilhoso em conselho e grande em obra. Isaías 28:24-29 20 Bem-aventurados sois vós os que semeais junto a todas as águas, que deixais livres os pés do boi e do jumento. Isaías 32:20 3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado. 5 E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros. 11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações. Isaías 61:3,5,11 21 Todavia eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vida estranha? Jeremias 2:21 3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. 4 e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. 5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; 6 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. 7 E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um. 9 Quem tem ouvidos, ouça. 18 Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. 19 A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. 20 E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 22 E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. 23 Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; 25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. 27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? 28 Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. 36 Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 13:3-9,18-30,36-42 1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Ajustou com os trabalhadores o salário de um denário por dia, e mandou-os para a sua vinha. 3 Cerca da hora terceira saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça, 4 e disse-lhes: Ide também vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. 5 Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo. 6 Igualmente, cerca da hora undécima, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Por que estais aqui ociosos o dia todo? 7 Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse- lhes ele: Ide também vós para a vinha. 8 Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros. 9 Chegando, pois, os que tinham ido cerca da hora undécima, receberam um denário cada um. 10 Vindo, então, os primeiros, pensaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um denário cada um. 11 E ao recebê-lo, murmuravam contra o proprietário, dizendo: 12 Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós, que suportamos a fadiga do dia inteiro e o forte calor. 13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo um denário? 14 Toma o que é teu, e vai-te; eu quero dar a este último tanto como a ti. Mateus 20:1-14 23 Tendo Jesus entrado no templo, e estando a ensinar, aproximaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, e perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? e quem te deu tal autoridade? 24 Respondeu-lhes Jesus: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, eu de igual modo vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25 O batismo de João, donde era? do céu ou dos homens? Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? 26 Mas, se dissermos: Dos homens, tememos o povo; porque todos consideram João como profeta. 27 Responderam, pois, a Jesus: Não sabemos. Disse-lhe ele: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas. 28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando- se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. 29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. 30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. 32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele. 33 Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. 34 E quando chegou o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. 35 E os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram. 36 Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros; e fizeram-lhes o mesmo. 37 Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito. 38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. 39 E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram. 40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? 41 Responderam-lhe eles: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos. 42 Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos? 43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. 44 E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. Mateus 21:23-44 26 Disse também: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, 27 e dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente brotasse e crescesse, sem ele saber como. 28 A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. 29 Mas assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa. Marcos 4:26-29 35 Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa. 36 Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem. 37 Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. 38 Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhaste; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. João 4:35-38 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. 2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. João 15:1-8 16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19 22 A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular. Salmos 118:22 11 Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo de Davi, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos; 12 para que eles possuam o resto de Edom, e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas. Amós 9:11,12 12 e fala-lhe, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do Senhor. 13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor; receberá a honra real, assentar-se-á no seu trono, e dominará. E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita; e haverá entre os dois o conselho de paz. Zacarias 6:12,13 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18 11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. Atos 4:11 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Efésios 2:10,20-22 7 arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Colossenses 2:7 15 para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. 1 Timóteo 3:15 3 Pois ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. 4 Porque toda casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas é Deus. 6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança. Hebreus 3:3,4,6 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5 13 Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Mateus 15:13
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 275

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 113

Este Dia com Deus, Pág. 120

Cuidado de Deus, Pág. 121

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 122

Exaltai-O, Pág. 131

Este Dia com Deus, Pág. 137

Nos Lugares Celestiais, Pág. 161

E Recebereis Poder, Pág. 167

Testemunhos Seletos 3, Pág. 171

Refletindo a Cristo, Pág. 190

E Recebereis Poder, Pág. 192

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 194

Exaltai-O, Pág. 226

Testemunhos Seletos 3, Pág. 229

Olhando para o Alto, Pág. 235

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 251

Este Dia com Deus, Pág. 253

Minha Consagração Hoje, Pág. 255

Cuidado de Deus, Pág. 257

Este Dia com Deus, Pág. 25

Exaltai-O, Pág. 263

Este Dia com Deus, Pág. 264

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 265

Nos Lugares Celestiais, Pág. 27

Este Dia com Deus, Pág. 288

Exaltai-O, Pág. 29

Olhando para o Alto, Pág. 300

Atos dos Apóstolos, Pág. 303

Nossa Alta Vocação, Pág. 307

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 314

E Recebereis Poder, Pág. 324

Testemunhos Seletos 2, Pág. 328

E Recebereis Poder, Pág. 328

Exaltai-O, Pág. 333

Nossa Alta Vocação, Pág. 333

Exaltai-O, Pág. 351

Este Dia com Deus, Pág. 358

Jesus Meu Modelo, Pág. 358

E Recebereis Poder, Pág. 37

Testemunhos Seletos 3, Pág. 38

Cristo Triunfante, Pág. 399

Para Conhece-lo, Pág. 40

Conselhos para a Igreja, Pág. 42

Conselhos aos Professores, Pág. 451

Conselhos aos Professores, Pág. 452

Testemunhos Seletos 2, Pág. 488

Este Dia com Deus, Pág. 49

Cristo Triunfante, Pág. 53

Testemunhos Seletos 2, Pág. 550

Atos dos Apóstolos, Pág. 56

Olhando para o Alto, Pág. 56

Nos Lugares Celestiais, Pág. 56

Patriarcas e Profetas, Pág. 595

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 59

Este Dia com Deus, Pág. 5

Cristo Triunfante, Pág. 67

Jesus Meu Modelo, Pág. 75

Testemunhos Seletos 2, Pág. 89