Comentário Bíblico
Adventista
O SENHOR me possuía - (cba)
Provérbios 8:22
O sentido de Provérbios 8:22-31 têm sido motivo de muita discussão ao longo dos séculos. A LXX faz a seguinte introdução ao assunto: "Se eu te declarar as coisas que acontecem todos os dias, também me lembrarei de contar as coisas antigas."
Existe um paralelo óbvio nesta passagem com a obra da segunda pessoa da Trindade (ver PP, 34). No entanto, o texto é alegórico e é preciso cuidado para não estender a alegoria além do que o autor original tinha em mente. As interpretações sempre precisam estar em 8; harmonia com a analogia das Escrituras.
Alguns tentam encontrar apoio, neste texto, para o ponto de vista de que houve uma época em que Cristo ainda não existia e que Ele foi criado ou gerado pelo Pai no início de Sua obra de es tabelecer um universo ordeiro e habitado. Conclusões dogmáticas baseadas em parábolas e passagens figurativas não se justificam. Os resultados enga nosos desse tipo de interpretação se demonstram na compreensão popular da parábola do rico e de Lázaro (Lucas 16:19-31). A verificação de crenças doutrin ár ias sempre deve ser buscada em declarações bíblicas literais (ver declarações literais do assunto em questão em Miquéias 5:2; João 1:1; João 8:54; cf. DTN, 24; considerar também que "em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada", cf. OTN, 530). "O Senhor Jesus Cristo, o Filho divino de Deus, existe desde a eternidade, como uma pessoa distinta, mas, ao mesmo tempo, um com o pai" (Ellen G. White, RH, 05/04/ 1906). "Cristo é o Filho de Deus, preex istente, ex istente por Si mesmo. [ .. . ] Afirma-nos que nunca houve tempo em que Ele não estivesse em íntima comunhão com o eterno Deus" (Ev, 615; ver também DTN, 19, 24, 25).
- 19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente. 20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras; 21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras. 22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. 23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. 26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. 27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento. 29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender. 31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. Lucas 16:19-31 2 Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1 54 Respondeu Jesus: Se eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, do qual vós dizeis que é o vosso Deus; João 8:54
À luz dessas declarações, as traduções modernas que se afastam do hebraico para seguir a LXX, trazendo "criou" em vez de "possuía" (por exemplo, a NTLH), podem levar a conclusões injustificadas. Embora seja uma referência indubitável a Cristo, Ele é apresentado simbolicamente na figura da sabedoria.
Outra ilustração de dupla aplicação ocorre com o texto de Ezequiel 28, em que o "príncipe de Tiro" é apresentado, em parte, como uma imagem de Satanás.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 8:22-31
O Filho de Deus estava com o Pai, por ocasião da criação do mundo, e foi capaz de ser o Salvador do mundo, pois o criou também! O Filho de Deus foi ordenado para esta grande obra antes da fundação do mundo. Ele se deleita em salvar os pecadores miseráveis, e nós devemos nos deleitar em sua salvação.
Comentário Bíblico
Vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=VKsZSEH6o90
Provérbios 8:22-31
Em Provérbios 8:22-31 se dá a entender que a sabedoria é um "ser?
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 34

Exaltai-O, Pág. 3

Exaltai-O, Pág. 4

Para Conhece-lo, Pág. 6
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 19 O Senhor pela sabedoria fundou a terra; pelo entendimento estabeleceu o céu. Provérbios 3:19 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. João 1:1,2 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Colossenses 1:17 24 Ó Senhor, quão multiformes são as tuas obras! Todas elas as fizeste com sabedoria; a terra está cheia das tuas riquezas. Salmos 104:24