Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 8:12-21
Aqui a sabedoria é uma obra de Cristo, em quem estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento; é Cristo na palavra, e Cristo no coração; não se trata somente de que Cristo seja revelado a nós, mas, que seja revelado em nós. Toda a prudência e destreza são do Senhor. Através da redenção, pelo precioso sangue de Cristo, as riquezas de sua graça, abundam em toda a sabedoria e prudência. O homem encontrou muitas invenções para a sua ruína; Deus encontrou um modo para a nossa recuperação. Ele aborrece o orgulho e a arrogância, os maus caminhos e a conversação pervertida; estas coisas fazem com que os homens não queiram ouvir as suas santas, vivificadoras e humildes instruções. A verdadeira religião dá aos homens o melhor conselho em todos os casos difíceis, e ajuda-os a simplificar o seu caminho.
Sua sabedoria faz verdadeiramente felizes a todos os que a recebem no amor de Cristo. Buscai-o cedo e com fervor, e encontrai-o antes de qualquer outra coisa. Cristo nunca disse: "Busque em vão". Os que amam a Cristo são os que viram o quanto Ele ama, e que tiveram o seu amor derramado em seus corações; portanto, são bem-aventurados, serão bem-aventurados neste mundo ou naquele que supera a toda comparação.
A riqueza alcançada através da vaidade rapidamente diminuirá; porém, a que é alcançada adequadamente durará muito; e perdurará a que é bem empregada nas obras de piedade e caridade. se não possuem riquezas nem honras neste mundo, terão o que é infinitamente melhor. serão felizes pela graça de Deus. Cristo, por seu Espírito, dirige os crentes a toda a verdade e no caminho da justiça, e eles andam conforme o Espírito. Também serão felizes na glória de Deus, no além. Nas promessas da sabedoria, os crentes têm bens entesourados, não para dias e anos, mas para a eternidade; portanto, seu fruto é melhor que ouro.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Ao tolo não convém o luxo; quanto menos ao servo dominar os príncipes! Provérbios 19:10 2 Por causa da transgressão duma terra são muitos os seus príncipes; mas por virtude de homens prudentes e entendidos, ela subsistirá por longo tempo. Provérbios 28:2 15 Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó. Gênesis 12:15 4 O rei pela justiça estabelece a terra; mas o que exige presentes a transtorna. Provérbios 29:4 10 Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este teu povo, que é tão grande? 2 Crônicas 1:10 22 enviando cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo o seu modo de escrever e a cada povo segundo a sua língua, mandando que cada homem fosse senhor em sua casa, e que falasse segundo a língua de seu povo. Ester 1:22 1 Eis que reinará um rei com justiça, e com retidão governarão príncipes. Isaías 32:1 7 Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe o lábio mentiroso! 26 Não é bom punir ao justo, nem ferir aos nobres por causa da sua retidão. Provérbios 17:7,26 6 Muitos procurarão o favor do liberal; e cada um é amigo daquele que dá presentes. Provérbios 19:6 7 porque melhor é que te digam: Sobe, para aqui; do que seres humilhado perante o príncipe. Provérbios 25:7 14 Se o rei julgar os pobres com eqüidade, o seu trono será estabelecido para sempre. Provérbios 29:14 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra? Gênesis 18:25 14 Respondeu ele: Quem te constituiu a ti príncipe e juiz sobre nós? Pensas tu matar-me, como mataste o egípcio? Temeu, pois, Moisés e disse: Certamente o negócio já foi descoberto. Êxodo 2:14