Comentário Bíblico
Adventista
A esperança - (cba)
Provérbios 10:28
Hoje, a esperança do cristão está concentrada na Nova Terra, onde todas as aspirações nobres, que agora costumam ser corrompidas, serão rea lizadas e todo deleite puro será desfrut a do sem o menor traço de pesar. O fracasso será descon hecido e todo sucesso abrirá caminho para conquistas ai nda maiores. Despedidas infelizes nunca mais anuviarão os olhos. O adeus de ixará de criar longas horas de espera ansiosa (ver Apocalipse 21:4; GC, 675-678), pois toda jornada será segura, próspera e levará a um feliz retorno.
A expectação - (cba)
Provérbios 10:28
O pecador sofre ataques recorrentes de medo (ver com. de Provérbios 10:24), mas se convence de que tudo correrá bem no final, mesmo quando se rebela deliberadamente contra Deus e vive em conflito com as le is da vida. A longanimidade do Senhor justifica, em parte, essa falsa esperança. Como a iniquidade não é punida de imediato , e o transgressor continua a receber uma chance, ele se fortalece em seu mal e acredita que a bondade de Deus o perdoará (ver Eclesiastes 8:11; Romanos 2:4; 2 Pedro 3:9).
- 24 O que o ímpio teme, isso virá sobre ele; mas aos justos se lhes concederá o seu desejo. Provérbios 10:24 11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal. Eclesiastes 8:11 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9
No momento em que a esperança dos justos se tornar realidade, a expectativa dos perversos morrerá, deixando o pecador sem ação e esperança, ciente de que é tarde demais para trocar sua miragem egoísta pela certeza gloriosa daqueles que estão dispostos a entregar o próprio eu.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 10:1-32
Em todos os provérbios, devemos buscar algo que está mais além do que o primeiro sentido da passagem, e nisto veremos que se refere a Cristo. Ele é o Criador da Sabedoria, citada com frequência neste livro.
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 10:27-28
Quem é o homem que ama a vida? Que tema a Deus, pois isso lhe assegurará vida suficiente neste mundo, e vida eterna no porvir.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Porquanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne habitará em segurança. Salmos 16:9 24 Tu me guias com o teu conselho, e depois me receberás em glória. 25 A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. 26 A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre. Salmos 73:24-26 2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:2 12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12:12 13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13 16 E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 2 Tessalonicenses 2:16 7 Morrendo o ímpio, perece a sua esperança; e a expectativa da iniqüidade. Provérbios 11:7 32 O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na sua morte acha refúgio. Provérbios 14:32 13 Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; a esperança do ímpio perecerá, Jó 8:13 20 Mas os olhos dos ímpios desfalecerão, e para eles não haverá refúgio; a sua esperança será o expirar. Jó 11:20 10 O ímpio vê isto e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos ímpios perecerá. Salmos 112:10 23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. 26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. Lucas 16:23-26 23 O desejo dos justos é somente o bem; porém a expectativa dos ímpios é a ira. Provérbios 11:23