Comentário Bíblico
Adventista
Provérbios de Salomão - (cba)
Provérbios 10:1
Este capítulo dá início a uma longa seção de provérbios curtos, mais ou menos independentes uns dos outros. Há uma espécie de agrupamento aparente, às vezes, mas, de modo geral, há poucos pensamentos consecutivos. Como muitos dos provérbios têm sentido independente, esta seção contrasta com os trechos unificados que compõem a primeira parte do livro.
Pode-se observar alguma conexão entre esta série de provérbios e as seções anteriores, ao considerar que os provérbios demonstram dois esti los de vida bem diferenciados, apresentados nos primeiros capítulos, e formulam os princípios que governam os estilos.
A forma antitética da poesia hebraica, na qual a segunda parte do versículo faz nítido contraste com a primeira, é muito usada nestes provérbios. Provérbios 10:1 ilustra esse tipo de paralelismo.
Tristeza - (cba)
Provérbios 10:1
O contraste pretendido não é entre a reação dife rente do pai e da mãe. Ambos se alegram no filho que trilha o caminho da sabedoria, e os dois se entristecem e sentem um peso quando este segue a loucura (ver Provérbios 13:1; Provérbios 15:20; Provérbios 23:24).
- 1 O filho sábio ouve a instrução do pai; mas o escarnecedor não escuta a repreensão. Provérbios 13:1 20 O filho sábio alegra a seu pai; mas o homem insensato despreza a sua mãe. Provérbios 15:20 24 Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará. Provérbios 23:24
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 10:1-32
Em todos os provérbios, devemos buscar algo que está mais além do que o primeiro sentido da passagem, e nisto veremos que se refere a Cristo. Ele é o Criador da Sabedoria, citada com frequência neste livro.
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 10:1
O consolo dos pais depende muito de seus filhos; e isto sugere a ambos os motivos de seus deveres.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel: Provérbios 1:1 1 Também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá. Provérbios 25:1 32 Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. 1 Reis 4:32 9 Além de ser sábio, o pregador também ensinou ao povo o conhecimento, meditando, e estudando, e pondo em ordem muitos provérbios. Eclesiastes 12:9 20 O filho sábio alegra a seu pai; mas o homem insensato despreza a sua mãe. Provérbios 15:20 21 O que gera um tolo, para sua tristeza o faz; e o pai do insensato não se alegrará. 25 O filho insensato é tristeza para seu, pai, e amargura para quem o deu à luz. Provérbios 17:21,25 13 O filho insensato é a calamidade do pai; e as rixas da mulher são uma goteira contínua. Provérbios 19:13 15 Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, ó, meu próprio; 16 e exultará o meu coração, quando os teus lábios falarem coisas retas. 24 Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará. 25 Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu à luz. Provérbios 23:15,16,24,25 3 O que ama a sabedoria alegra a seu pai; mas o companheiro de prostitutas desperdiça a sua riqueza. 15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Provérbios 29:3,15 19 E quem sabe se será sábio ou estulto? Contudo, ele se assenhoreará de todo o meu trabalho em que me afadiguei, e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isso é vaidade. Eclesiastes 2:19