Comentário Bíblico
Adventista
Pobres - (cba)
Provérbios 10:15
Do heb. dallim, palavra que descreve os pobres como inferiores, destituídos, reduzidos, abat idos e ignorantes. Nos países ao redor de Israel, os pobres eram deixados por conta própria e afundavam ainda mais na escala social. Em Israel, as restrições de venda das terras e as provisões dos estatutos do jubileu e do sétimo ano tinham a intenção de impedir tanto a pobreza abjeta quanto o acü rnulo de propriedades (Levítico 25:1-55).
A pobreza não precisa ser a ruína de uma família. Aqueles que se resolvem a fazer uso de todas as suas habilidades serão abençoados por Deus e, de modo geral, conseguirão sustentar um estilo de vida com conforto razoável. Infelizmente, a pobreza costuma suga r a energia e destruir a confiança do miserável, levando muitos ao desespero.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 10:1-32
Em todos os provérbios, devemos buscar algo que está mais além do que o primeiro sentido da passagem, e nisto veremos que se refere a Cristo. Ele é o Criador da Sabedoria, citada com frequência neste livro.
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 10:15
Isto se refere aos erros comuns de ricos e pobres acerca de sua situação exterior. A riqueza dos ricos os expõe a muitos perigos; enquanto o pobre pode viver confortavelmente; se estiver contente, mantém uma boa consciência e vive por fé.
|
- Análise em Cadeia 11 Os bens do rico são a sua cidade forte, e como um muro alto na sua imaginação. Provérbios 18:11 24 Se do ouro fiz a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha confiança; 25 se me regozijei por ser grande a minha riqueza, e por ter a minha mão alcança o muito; Jó 31:24,25 6 dos que confiam nos seus bens e se gloriam na multidão das suas riquezas? Salmos 49:6 7 Eis aqui o homem que não tomou a Deus por sua fortaleza; antes confiava na abundância das suas riquezas, e se fortalecia na sua perversidade. Salmos 52:7 12 Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela preserva a vida de quem a possui. Eclesiastes 7:12 23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; Jeremias 9:23 24 E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! Marcos 10:24 19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Lucas 12:19 17 manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; 1 Timóteo 6:17 20 O pobre é odiado até pelo seu vizinho; mas os amigos dos ricos são muitos. Provérbios 14:20 7 Todos os irmãos do pobre o aborrecem; quanto mais se afastam dele os seus amigos! persegue-os com súplicas, mas eles já se foram. Provérbios 19:7 22 Não roubes ao pobre, porque é pobre; nem oprimas ao aflito na porta; 23 porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam lhes tirará a vida. Provérbios 22:22,23 1 Ai daqueles que nas suas camas maquinam a iniqüidade e planejam o mal! quando raia o dia, põem-no por obra, pois está no poder da sua mão. 2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Miquéias 2:1,2