Comentário Bíblico
Adventista
Saí ao monte - (cba)
Neemias 8:15
O texto hebraico parece sugerir que esta declaração e a seguinte foram citadas das Escrituras, mas este não é o caso. Esta dificuldade é evitada pela LXX, que insere "e Esdras disse", entre "Jerusalém" e "saí"; a ARA e a ARC inserem "dizendo" no mesmo ponto.
Zambujeiros - (cba)
Neemias 8:15
Do heb. 'ets shemen, literalmente, "oliveira", geralmente traduzido como "oliveiras silvestres" (NVI), neste texto. No entanto, é questionável que a árvore da oliveira silvestre ou do zambujeiro, que contém pouco ou nenhum óleo, tenha recebido este nome. Portanto, foi feita uma sugestão de que significaria uma árvore resinosa, talvez o pinheiro. De acordo com 1 Reis 6:23,31,32, sua madeira era utilizada como barras, enquanto a madeira da oliveira silvestre era de pouco valor para o propósito descrito neste verso.
Ramos de palmeiras - (cba)
Neemias 8:15
Ou, da tamareira.
Árvores frondosas - (cba)
Neemias 8:15
A mesma expressão usada em Levítico 23:40, no entanto, em ambas as referências o significado é incerto. Talvez o autor tivesse em mente árvores de folhagem frondosa. É curioso que duas das árvores ordenadas em Levítico 23 são omitidas neste verso, enquanto outras três são adicionadas: a oliveira, o pinheiro e a murta.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Neemias 8:13-18
Na lei encontraram a orientação sobre a festa dos tabernáculos. Os que com diligência esquadrinham as Escrituras, encontram coisas das quais já se esqueceram. A festa dos tabernáculos é uma representação do estado do crente como tabernáculo neste mundo, e tipifica o santo gozo da Igreja no Evangelho. A conversão das nações à fé de Cristo está anunciada sob a figura desta festa (Zacarias 14:16). A verdadeira religião far-nos-á estrangeiros e peregrinos na terra. Lemos e ouvimos aceitável e proveitosamente a Palavra, quando agimos conforme o que está escrito nela, quando revivemos o que é demonstrado ser nosso dever, se porventura cometemos algum descuido. O que importava a eles era a essência; caso contrário, a cerimónia não serviria. Eles o fizeram, e regozijaram-se em Deus e em sua bondade. Estes são os meios pelos quais o Espírito de Deus coroa com êxito, ao fazer com que os corações dos pecadores tremam e tornem-se humildes diante de Deus. Os que sempre abrigam tristeza, ainda que seja por causa do pecado, e afastam de si as consolações que são dadas pela Palavra e pelo Espírito Santo, são inimigos de seu próprio crescimento em santidade.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 281

Profetas e Reis, Pág. 665
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 São estas as festas fixas do Senhor, santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado: Levítico 23:4 16 Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios perante o Senhor; Deuteronômio 16:16 48 Então Abimeleque subiu ao monte Zalmom, ele e todo o povo que com ele havia; e, tomando na mão um machado, cortou um ramo de árvore e, levantando-o, pô-lo ao seu ombro, e disse ao povo que estava com ele: O que me vistes fazer, apressai-vos a fazê-lo também. 49 Tendo, pois, cada um cortado o seu ramo, seguiram a Abimeleque; e, pondo os ramos junto da fortaleza, queimaram-na a fogo com os que nela estavam; de modo que morreram também todos os de Migdol-Siquém, cerca de mil homens e mulheres. Juízes 9:48,49 1 Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Mateus 21:1 40 No primeiro dia tomareis para vós o fruto de árvores formosas, folhas de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias. Levítico 23:40 11 Â tardinha a pomba voltou para ele, e eis no seu bico uma folha verde de oliveira; assim soube Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. Gênesis 8:11 13 tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel! João 12:13 9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; Apocalipse 7:9