Comentário Bíblico
Adventista
Então, se cumpriu - (cba)
Mateus 2:17
Ver Jeremias 31:15 (sobre a aplicação original dessa profecia, ver com. de Jeremias 31:15; sobre sua aplicação messiânica, ver com. de Deuteronômio 18:15).
- 15 Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos, e não se deixa consolar a respeito deles, porque já não existem. Jeremias 31:15 15 O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; Deuteronômio 18:15
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A fidelidade tornaria a ira inofensiva
Mateus 2:16-18
Toda essa terrível calamidade foi sofrida por Deus, para humilhar o orgulho da nação judaica. Seus crimes e maldades foram tão grandes que o Senhor permitiu que o ímpio Herodes os punisse assim. Houvessem eles sido menos arrogantes e ambiciosos, sua vida pura, seus hábitos simples e sinceros, Deus os teria preservado de serem assim humilhados e afligidos por seus inimigos. Deus teria, de maneira notável, tornado a ira do rei inofensiva para Seu povo, se eles tivessem sido fiéis e perfeitos diante dEle. Mas Ele não podia trabalhar especialmente para eles, pois suas obras eram abominadas por Ele ( The Spirit of Prophecy 2:28 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 2:16-18
Herodes não matou somente todos os meninos de Belém, mas também a todos aqueles que moravam nas aldeias que pertenciam a esta cidade. A ira desenfreada, armada com um poder ilícito, às vezes leva os homens a crueldades absurdas. Não foi uma atitude injusta de Deus permitir isto; cada vida é entregue à sua justiça assim que nasce. As enfermidades e a morte dos pequenos não são prova do pecado original. o assassinato destes meninos foi um martírio. Como começou cedo a perseguição contra Cristo e seu reinado!
Herodes cria que obstruíra as profecias do Antigo Testamento, e os esforços dos magos para encontrarem a Cristo; porém, o conselho do Senhor permanecerá, por mais astutas e cruéis que sejam as artimanhas dos corações dos homens.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|