Comentário Bíblico
Adventista
Ouviu-se um clamor - (cba)
Jeremias 31:15
Neste momento, o profeta contrasta, com diferentes ilustrações, a aflição presente e a alegria futura dos cativos.
Ramá - (cba)
Jeremias 31:15
A respeito da localização de Ramá, ver Nota Adicional a 1 Samuel 1. Embora houvesse vários lugares com este nome, quase não há dúvidas de que a Ramá mencionada por Jeremias neste versículo ficava próxima à sepultura de Raquel, que por sua vez, estava "no território de Benjamim em Zelza" (1 Samuel 10:2). Ramá (possivelmente, a moderna Ramallah) ficava na estrada por onde os judeus exilados foram levados no caminho de Jerusalém para Babilônia , e parece ter sido um ponto de encontro dos cativos, antes da árdua jornada rumo ao cativeiro (ver com. de Jeremias 40:1). O massacre de alguns israelitas pelos babilônios e o cativeiro de outros ocorreram próximo à sepultura de Raquel e revelam a pertinência desta ilustração. Raquel é representada como testemunhando a angústia experimentada por seus descendentes e chorando amargamente por seus filhos. Mateus, inspirado pelo Espírito Santo, aplicou esta passagem ao massacre de Herodes às crianças de Belém (ver com. de Mateus 2:18).
- 2 Quando te apartares hoje de mim, encontrarás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou de pensar nas jumentas, e anda aflito por causa de ti, dizendo: Que farei eu por meu filho? 1 Samuel 10:2 1 A palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor, depois que Nebuzaradão, capitão da guarda, o deixara ir de Ramá, quando o havia tomado, estando ele atado com cadeias no meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que estavam sendo levados cativos para Babilônia. Jeremias 40:1 18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem. Mateus 2:18
Raquel - (cba)
Jeremias 31:15
Do heb. Rachel. Como mãe de José e Benjamim, além de esposa favorita de Jacó, ela é mencionada como a mãe de todos os filhos de Israel.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jeremias 31:10-17
AquEle que espalhou o povo de Israel sabe onde encontrá-los. observar a bondade do Senhor nos dons da providência nos traz consolo., porém, as nossas almas nunca serão valiosas como jardins, a menos que sejam regadas com o orvalho do Espírito e com a graça de Deus. segue-se uma promessa preciosa, que só se cumprirá plenamente na Sião celestial. Que eles se satisfaçam com a amorosa bondade de Deus, e não desejem nada mais para ser felizes.
Raquel é apresentada saindo do sepulcro e recusando consolo, considerando que a sua prole foi desarraigada. O assassinato de crianças em Belém, pela mão de Herodes (Mateus 2:16-18), cumpriu esta profecia em certa medida, mas não pode ser o seu significado completo.
Se temos certeza de receber a nossa herança eterna ao final, para nós e para os nossos, poderemos suportar todas as aflições presentes, que serão para o nosso bem.
- Veja também Um Profeta de Paz 31:15-17
Profetas e Reis, Pág. 239
Quando surge a tristeza 31:15Filhas de Deus, Pág. 180
|
- Análise em Cadeia 10 E abriu-o diante de mim; e o rolo estava escrito por dentro e por fora; e nele se achavam escritas lamentações, e suspiros e ais. Ezequiel 2:10 16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. Mateus 2:16 1 A palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor, depois que Nebuzaradão, capitão da guarda, o deixara ir de Ramá, quando o havia tomado, estando ele atado com cadeias no meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que estavam sendo levados cativos para Babilônia. Jeremias 40:1 25 Gibeão, Ramá, Beerote, Josué 18:25 17 Depois voltava a Ramá, onde estava a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor. 1 Samuel 7:17 18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem. Mateus 2:18 35 E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai. Gênesis 37:35 2 No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada. Salmos 77:2 4 Portanto digo: Desviai de mim a vista, e chorarei amargamente; não vos canseis mais em consolar-me pela destruição da filha do meu povo. Isaías 22:4 13 Mas eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem da terra de Canaã; o mais novo está hoje com nosso pai, e outro já não existe. 36 Então Jacó, seu pai, disse-lhes: Tendes-me desfilhado; José já não existe, e não existe Simeão, e haveis de levar Benjamim! Todas estas coisas vieram sobre mim. Gênesis 42:13,36 21 Por que me não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniqüidade? Pois agora me deitarei no pó; tu me buscarás, porém eu não serei mais. Jó 7:21 36 Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado. Salmos 37:36 7 Nossos pais pecaram, e já não existem; e nós levamos as suas iniqüidades. Lamentações 5:7 5 Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento. Juízes 4:5 29 já atravessaram o desfiladeiro, já se alojam em Geba; Ramá treme, Gibeá de Saul já fugiu. Isaías 10:29 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. Gênesis 5:24 20 A minha tenda está destruída, e todas as minhas cordas estão rompidas; os meus filhos foram-se de mim, e não existem; ninguém há mais que estire a minha tenda, e que levante as minhas cortinas. Jeremias 10:20