Comentário Bíblico
Adventista
Barcos - (cba)
Lucas 5:2
Ou, “botes”. Um dos barcos mencionados neste versículo pertencia a Pedro e André; o outro, a Tiago e João.
Os pescadores - (cba)
Lucas 5:2
Literalmente, “gente do mar”. Os quatro pescadores logo se tornariam pescadores de homens. Gom Zehedeu e dois ou mais “empregados” (ver Marcos 1:20), tinham acabado de retornar da pescaria noturna.
Lavavam as redes - (cba)
Lucas 5:2
Isto é, antes de pendurá-las para seear. A expressão “lançavam as redes" (ver Mateus 4:18; Marcos 1:16) significa apenas que os homens estavam pescando, e pode ser considerada como descrevendo qualquer estágio de seu ofício. Cuidar das redes era tão importante como utilizá-las para pegar os peixes. Outras pessoas do grupo estavam “consertando” as redes (ver Mateus 4:21; Marcos 1:19), isto é, deixando-as prontas para a pescaria seguinte. Se os termos “cuidando” e “consertando’’ forem considerados em seus aspectos gerais, não há discrepância nas várias narrativas (ver Nota Adicional a Mateus 3; cf. com. de Marcos 5:2; Marcos 10:46; Lucas 7:3; ver Nota Adicional a Lucas 7).
- 18 E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos - Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Mateus 4:18 16 E, andando junto do mar da Galiléia, viu a Simão, e a André, irmão de Simão, os quais lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Marcos 1:16 21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. Mateus 4:21 19 E ele, passando um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco, consertando as redes, Marcos 1:19 2 E, logo que Jesus saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, Marcos 5:2 46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Marcos 10:46 3 O centurião, pois, ouvindo falar de Jesus, enviou-lhes uns anciãos dos judeus, a pedir-lhe que viesse curar o seu servo. Lucas 7:3
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 5:1-11
Quando Cristo terminou de pregar, disse a Pedro que se dedicasse naquele momento à sua ocupação habitual. o tempo gasto nos exercícios públicos da religião durante os dias da semana, não devem ser empecilhos quanto ao tempo, mas podem ser de grande ajuda quanto à disposição mental no que diz respeito à nossa ocupação secular. Com grande alegria podemos nos ocupar nos deveres de nosso trabalho material após termos estado com Deus e, deste modo, santificamos o trabalho pela Palavra e pela oração! Mesmo não tendo pescado nada, Cristo lhes disse que voltassem a lançar as suas redes. Não devemos deixar a nossa ocupação de forma abrupta por não termos nela o êxito que desejamos. Com toda a certeza tudo dará certo em nossa vida, quando seguimos a direção que nos é dada pela Palavra de Cristo.
A rede repleta de peixes foi um milagre. Todos nós devemos, como Pedro, reconhecermo-nos como pecadores, e por esta razão, Cristo poderia, com toda a justiça, apartar-se de nós. Devemos rogar a Ele que não se afaste de nós; ai de nós se o Salvador fizer isto! Roguemos a Ele que venha e habite em nosso coração pela fé, para que possa transformálo e limpá-lo. os pescadores abandonaram tudo e seguiram a Jesus quando o seu trabalho prosperou. Algo digno de gratidão ocorre quando as nossas riquezas aumentam e somos tentados a colocar nelas o nosso coração, mas as deixamos por amor a Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. Mateus 4:21 19 E ele, passando um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco, consertando as redes, Marcos 1:19