Comentário Bíblico
Adventista
Zorobabel - (cba)
Lucas 3:27
Lucas denomina Zorobabel como filho de Salatiel, e Salatiel, como filho de Neri. Mateus também designa Zorobabel como filho de Salatiel, mas denomina Salatiel como filho de Jeconias (ver com. de Mateus 1:12). Embora possa ter havido mais de um Zorobabel durante esse período (o nome possivelmente signifique “um disparo de Babilônia” ou “gerado em Babilônia”) com um pai chamado Salatiel, tal possibilidade é quase universalmente desconsiderada. Dessa forma, o problema levantado neste versículo é comum às duas teorias gerais desenvolvidas para explicar as diferenças entre as duas listas genealógicas (ver com. de Lucas 3:23).
- 12 Depois da deportação para Babilônia nasceu a Jeconias, Salatiel; a Salatiel nasceu Zorobabel; Mateus 1:12 23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli; Lucas 3:23
Várias soluções ao problema do parentesco de Salatiel têm sido propostas. Alguns sugerem que Salatiel era filho literal de Neri, mas “filho” de Jeconias [Jeoiaquim; ver com. de 1 Crônicas 3:16] por adoção. Outros sugerem que Salatiel, embora filho de Neri, se tornou o sucessor legítimo de Jeconias, possivelmente devido à extinção da família de Jeconias (ver com. de Jeremias 22:30), ou por alguma outra razão. Ainda outros sugerem que uma filha de Jeconias se casou com Neri, e que Salatiel foi, assim, filho de Neri e neto de Jeconias, mas chamado “filho” de Jeconias de acordo com o costume judaico. Quanto ao parentesco de Zorobabel, tanto Lucas como Mateus o denominam filho de Salatiel (Sealtiel; ver Esdras 3:2; Esdras 5:2; Neemias 12:1; Ageu 1:1), embora o texto massorético de 1 Crônicas 3:19 chame Zorobabel de filho de Pedaías (ver com. de 1 Crônicas 3:19; Esdras 2:2). No entanto, a LXX de 1 Crônicas 3:19 alista Salatiel como pai de Zorobabel, e é evidente que Lucas, neste versículo, segue a LXX sempre que ela provê informação pertinente à sua lista genealógica (ver com. de Lucas 3:36).
- 16 Os filhos de Jeoiaquim: Jeconias, seu filho, e Zedequias, seu filho. 1 Crônicas 3:16 30 Assim diz o Senhor: Escrevei que este homem fica sem filhos, homem que não prosperará nos seus dias; pois nenhum da sua linhagem prosperará para assentar-se sobre o trono de Davi e reinar daqui em diante em Judá. Jeremias 22:30 2 Então se levantou Jesuá, filho de Jozadaque, com seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos; e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, homem de Deus. Esdras 3:2 2 Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles estavam os profetas de Deus, que os ajudavam. Esdras 5:2 1 Ora, estes são os sacerdotes e os levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesuá: Seraías, Jeremias, Esdras, Neemias 12:1 1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá, filho de Sealtiel, e a Josué, o sumo sacerdote, filho de Jeozadaque, dizendo: Ageu 1:1 19 Os filhos de Pedaías: Zorobabel e Simei; e os filhos de Zorobabel: Mesulão e Hananias, e Selomite, irmã destes; 1 Crônicas 3:19 2 os quais vieram com Zorobabel Jesuá Neemias, Seraías, Reelaías, Mardoqueu, Bilsã, Mizpar, Bigvai, Reum e Baaná. O número dos homens do povo de Israel. Esdras 2:2 36 Salá de Cainã, Cainã de Arfaxade, Arfaxade de Sem, Sem de Noé, Noé de Lameque, Lucas 3:36
Neri - (cba)
Lucas 3:27
As pessoas mencionadas de Neri, em Lucas 3:27, até Matatá, em Lucas 3:31, não são mencionadas novamente na Bíblia. O período coberto por esse grupo volta ao passado e se estende do cativeiro babilónico até o reino dividido de Salomão.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 3:23-38
A lista que Mateus fornece dos antepassados de Jesus mostra que Cristo era filho de Abraão, em quem são benditas todas as famílias da terra, e herdeiro do trono de Davi; porém Lucas demonstra que Jesus é a semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente, e mostra que a sua linhagem remonta a Adão, começando com Eli, que era o pai de José.
As evidentes diferenças entre ambos evangelistas nas listas de nomes foram solucionadas por homens doutos. Porém, a nossa salvação não depende de que sejamos capazes de resolver estas dificuldades, nem a autoridade divina do Evangelho é enfraquecida por elas. A lista de nomes termina da seguinte maneira: "... [filho] de Adão, e Adão, [filho] de Deus", isto é, a prole de Deus por criação. O Senhor Jesus Cristo foi descendente de Adão segundo a carne, e Filho de Deus, para que fosse o Mediador entre Deus e os filhos de Adão, e pudesse levar esses filhos a serem filhos de Deus por seu intermédio. Toda carne, por descender do primeiro Adão, é como pasto, e murcha como a flor do campo. Porém, aquele que participa do Espírito Santo e da vida do segundo Adão, tem esta felicidade eterna, que nos é pregada por meio do Evangelho.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|