Comentário Bíblico
Adventista
Não me importunes - (cba)
Lucas 11:7
Isto não era por mesquinhez; a aversão ao incômodo conduziu às palavras: “Não me importunes.” Mas, uma vez que ele já havia sido importunado a sair da cama, abasteceu o visitante com o pão de que necessitava (Lucas 11:8).
Deus não é como o ser humano que se irrita ao ser importunado. Ele é um Pai generoso, amoroso e solícito (ver Lucas 11:9-13). A relutância do amigo em se levantar para suprir a necessidade do próximo de modo algum representa a Deus (ver Lucas 11:13). A lição da parábola não é de comparação, mas de contraste.
- 9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:9-13 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13
Fechada - (cba)
Lucas 11:7
Como se dissesse: “Está fechada e permanecerá fechada.” Tornar uma porta segura, nos tempos antigos, não era uma tarefa simples.
Comigo também já estão deitados - (cba)
Lucas 11:7
Em muitas regiões do Oriente, ainda hoje, os membros da família dormem juntos em um quarto, geralmente sobre um “colchão de palha” no assoalho, ou elevam plataformas no modelo de camas. Um membro da família que se levanta, facilmente acorda os demais.
Não posso - (cba)
Lucas 11:7
Na verdade, atender ao pedido do amigo era apenas uma questão de disposição, não de capacidade.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 11:5-13
Cristo alenta o fervor e a constância em oração. Devemos pedir aquilo que necessitamos, como na situação em que o homem acode a seu vizinho ou amigo, que é bom para com ele. Pedimos pão porque precisamos do sustento. Se Deus não responder as nossas orações rapidamente, o fará em seu devido tempo se continuarmos orando.
Observemos pelo que devemos orar: Devemos pedir o Espírito Santo, não somente para que oremos bem, mas porque todas as bênçãos espirituais estão incluídas nesta petição. Pelo poder do Espírito Santo, somos levados a conhecer a Deus e ao arrependimento, a crer em Cristo e amá-lo. Assim somos consolados neste mundo, e destinados à felicidade no mundo porvir. O nosso Pai celestial está pronto para outorgar todas estas bênçãos a cada um que as peça, mais do que um pai ou uma mãe terrenos estão dispostos a dar comida aos seus filhos que têm fome. Esta é a vantagem da oração de fé: ela aquieta e leva a atenção dos corações a Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; Lucas 7:6 17 Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus. Gálatas 6:17 25 Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois; Lucas 13:25 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Mateus 25:10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
