Comentário Bíblico
Adventista
São estes os animais - (cba)
Levítico 11:2
Os princípios apresentados neste capítulo foram estabelecidos por Deus para proteger aqueles que O amam e escolheram servi-Lo, contra o uso de alimentos nocivos que podem prejudicar o organismo. Em alguns exemplos, não é possível identificar os animais aqui nomeados. Nota-se que há dúvida quanto a isso. No entanto, algum grau de incerteza não chega a ser um problema intransponível para o cristão que propõe em seu coração não contaminar o templo de Deus e que deseja fazer tudo para a Sua glória (1 Coríntios 10:31). Para essa pessoa, os princípios fundamentais aqui apresentados são suficientes.
Comentário Adicional a Levítico 11 - (cba)
Levítico 11:1-47
Alguns pensam que estaria aquém da dignidade divina se preocupar em orientar o ser humano em questões relacionadas à dieta. Por que Deus se preocuparia com o que comemos?
Pode-se ampliar essa concepção questionando por que Deus se preocuparia com as pessoas. "O que é o homem para que dele Te lembres?", indagou o salmista no passado (Salmos 8:4). Cristo respondeu a questão afirmando que Deus não está interessado só nas pessoas, mas também em coisas aparentemente de pouco valor (Lucas 12:7).
- 4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Salmos 8:4 7 Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos. Lucas 12:7
O ser humano foi criado à imagem de Deus, mas os pardais, não. Como criatura, ele é precioso aos olhos de Deus e mais valioso do que o fino ouro de Ofir (Isaías 13:12; Isaías 43:4). A medida da estima de Deus pelo ser humano se mostra no fato de Ele mesmo Se identificar com o ser humano. "Aquele que tocar em vós toca na menina do Seu olho" (Zacarias 2:8). O fato de Ele pagar tão tremendo preço para remir o ser humano é para o cristão um indicador incontestável do valor que Deus lhe atribui. Pode-se, portanto, confiar que qualquer coisa que diga respeito ao ser humano interessa a Deus.
- 12 Farei que os homens sejam mais raros do que o ouro puro, sim mais raros do que o ouro fino de Ofir. Isaías 13:12 4 Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti, e es povos pela tua vida. Isaías 43:4 8 Pois assim diz o Senhor dos exércitos: Para obter a glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. Zacarias 2:8
As leis dietéticas dadas por Deus não são, como muitos supõem, simplesmente negativas e proibitivas. Deus pretende que Seus filhos tenham o melhor alimento, o "trigo mais fino" (Salmos 81:16; Salmos 147:14). Aquele que criou todas as coisas sabe o que é melhor para Suas criaturas. Ele criou tudo e, de acordo com o Seu conhecimento, dá conselhos e recomendações. "Nenhum bem sonega aos que andam retamente" (Salmos 84:11). O que Deus proíbe não é arbitrariamente, mas para o bem do ser humano. As pessoas podem desdenhar dos conselhos divinos, no entanto, a experiência e os resultados demonstram Sua sabedoria.
- 16 E eu te sustentaria com o trigo mais fino; e com o mel saído da rocha eu te saciaria. Salmos 81:16 14 Ele é quem estabelece a paz nas tuas fronteiras; quem do mais fino trigo te farta; Salmos 147:14 11 Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. Salmos 84:11
Deus deu ao ser humano um corpo maravilhoso com possibilidades quase ilimitadas e também com partes delicadas que devem ser cuidadosamente protegidas de abuso, para funcionar adequadamente. No próprio corpo, há mecanismos de cuidado e manutenção das partes e mesmo de renovação, quando as orientações divinas são seguidas. Em muitos casos é possível começar um processo de reabilitação mesmo depois de o organismo ter sido mal utilizado por anos. Os poderes de recuperação da natureza são surpreendentes. No momento em que o corpo sofre algum dano, imediatamente as forças vitais entram em ação para recuperar o prejuízo. Os médicos podem fazer muito com a tecnologia, mas não têm o poder de cura. Tudo o que podem fazer, em alguns casos, é fazer a sua parte e esperar Deus agir.
Alguns insistem que Deus está mais interessado na alma do que no corpo, e que os valores espirituais são superiores aos físicos . Isso é verdade, porém, deve-se lembrar que corpo e espírito estão ligados intimamente. O que afeta um afeta poderosamente o outro, e não é fácil dizer onde começa um e acaba o outro. Embora concordemos que a dimensão espiritual seja de suprema importância, não pensamos que o corpo deve ser negligenciado. Esse pensamento era a filosofia de certos "santos" medievais que mortificavam o corpo em benefício do espírito, mas isso não é plano de Deus. Ele uniu o corpo e o espírito para benefício de ambos.
A afirmação de que "como imagina em sua alma, assim ele é" (Provérbios 23:7) toca em questões fundamentais da vida. A pessoa é o que pensa. Pensar é um processo físico? Pode haver pensamento fora dos mecanismos feitos para pensar? Seja o que for, o ato de pensar determina a conduta. Se a pessoa pensa em coisas retas, provavelmente sua conduta será correta. Se a mente se detém em coisas más, seus atos provavelmente serão maus.
O corpo tem alguma influência sobre o pensamento? Certamente. Todos sabem que bebidas alcoólicas afetam tanto o pensamento quanto as ações. Desvirtua o julgamento e tende a deixar o usuário irresponsável. A mente ébria não funciona como quando está sóbria, as faculdades não trabalham normalmente e todas as reações são retardadas. Se o ébrio dirige um automóvel, torna-se uma ameaça para os outros e um assassino em potencial (ver Levítico 10:9).
A maioria das pessoas admite que a bebida tem efeitos nocivos. Poderiam os maus hábitos alimentares ter efeito semelhante? Sim, porém não no mesmo grau que o álcool. A comida afeta o comportamento e o pensamento. Muitos filhos apanham porque a torrada do pai queimou e o café saiu fraco ou está frio. Muitos divórcios podem ter sua história escrita na cozinha da casa. Vendedores não esperam grandes pedidos de clientes dispépticos. O advogado astuto sabe que há um tempo certo para abordar um juiz venal, a fim de obter um parecer favorável , e diplomatas e estadistas sabem o valor de um banquete suntuoso. Se o vinho e a comida forem sutilmente combinados, acordos podem ser feitos que, de outro modo, jamais o seriam, caso as partes contratantes estivessem com suas faculdades mentais normais. Esses acordos têm sido maldição para o mundo por gerações.
A comida afeta a mente? Comer e beber afetam o espírito? Seguramente. O olhar ácido para a vida vem de um estômago dispéptico. Comer de modo correto não produzirá necessariamente disposição amável, mas comer de modo errado torna difícil seguir o padrão estabelecido por Deus.
As leis dietéticas de Deus não são regras arbitrárias que privam o ser humano da alegria de comer. Ao contrário, são leis seguras e sensíveis que, se seguidas, farão bem em manter saudável o corpo ou mesmo em recuperar a saúde. Em resumo, os alimentos que Deus aprova são os que as pessoas descobriram serem os melhores, e o desacordo não está nos alimentos aprovados, mas nos proibidos.
Os estatutos dietéticos foram dados a Israel no passado e adaptados às suas condições. A maioria dos judeus aderiu aos mesmos por mais de três mil anos. A condição física dos judeus testemunha do fato de que essas normas não são obsoletas ou ultrapassadas, uma vez que o objetivo delas é formar um povo singularmente livre das enfermidades que assolam a humanidade. Apesar das perseguições e provações que os judeus sofreram como nenhuma outra nação na face da terra e durante um longo período, pode-se dizer que, de modo geral, eles são um povo resistente. Esse fato pode ser explicado, pelo menos em parte, pela obediência às leis dietéticas apresentadas em Levítico 11.
As leis comunicadas a Israel no Sinal lidavam com todos os aspectos de seu dever para com Deus e para com o semelhante. Essas leis podem ser classificadas como se segue:
1. Moral. Os princípios expressos no decálogo refletem o caráter divino e são imutáveis como o próprio Deus (ver Mateus 5:17,18; Romanos 3:31).
- 17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Mateus 5:17,18 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31
2. Cerimonial. Essas leis dizem respeito ao sistema de culto que prefigurava a cruz, e, portanto, expiraram por ocasião da crucifixão (Colossenses 2:14-17; Hebreus 7:12).
- 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. 16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, 17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:14-17 12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Hebreus 7:12
3. Civil. As leis civis aplicavam os amplos princípios dos dez mandamentos à economia do antigo Israel como nação. Embora esse código tenha se tornado inoperante depois que o antigo Israel deixou de ser uma nação, e apesar de a nação não ter sido restaurada a não ser como o moderno estado não teocrático de Israel, os princípios fundamentais da justiça e da equidade envolvidos ainda são válidos.
4. Saúde. Os princípios dietéticos de Levítico 11, em conjunto com outros regulamentos sanitários, foram dados pelo sábio Criador, a fim de promover a saúde e a longevidade (ver Êxodo 15:26; Êxodo 23:25; Deuteronômio 7:15; Salmos 105:37; PP, 378). Como se baseiam na natureza e nas exigências do corpo humano, esses princípios não poderiam de modo algum ser afetados pela cruz ou pelo desaparecimento de Israel como nação escolhida. Os princípios que contribuíram para promover saúde há 3,5 mil anos produzirão os mesmos resultados hoje.
- 26 dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15:26 25 Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Êxodo 23:25 15 E o Senhor desviará de ti toda enfermidade; não porá sobre ti nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem conheces; no entanto as porás sobre todos os que te odiarem. Deuteronômio 7:15 37 E fez sair os israelitas com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia quem tropeçasse. Salmos 105:37
O cristão sincero considera seu corpo o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3:16,17; 1 Coríntios 6:19,20, ARC). Valorizar esse fato o levará, entre outras coisas, a comer e a beber para a glória de Deus, ou seja, regulamentar sua dieta de acordo com a revelada vontade de Deus (1 Coríntios 9:27; 1 Coríntios 10:31). Assim, para ser coerente, o crente deve aceitar e obedecer aos princípios ordenados em Levítico 11.
- 16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós. 1 Coríntios 3:16,17 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo. 1 Coríntios 6:19,20 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:27 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 11:1-47
Animais limpos e imundos.
Parece que estas leis foram concebidas:
1. Como prova da obediência do povo, da mesma maneira que se proibiu a Adão comer da árvore da ciência; também para ensiná-los a negar-se a si mesmos e a governar seus apetites.
2. Para que os Israelitas se conservassem diferentes das outras nações. Muitos dos animais proibidos eram também objetos de superstição e idolatria entre os pagãos.
3. Para que o povo aprendesse a fazer distinção entre o santo e o ímpio, em suas amizades e nos relacionamentos mais próximos.
4. A lei proibia comer a carne dos animais imundos, e até mesmo tocá-los. Os que devem guardar-se de todo pecado precisam ser cuidadosos para evitar todas as tentações ou proteger-se do que pode tentá-los.
As exceções são muito minuciosas, e todas têm o objetivo de mostrar o cuidado e exatidão constantes na obediência, e ensinar-nos a obedecer. Ainda que desfrutemos de nossa liberdade cristã e estejamos livres de tais observâncias esmagadoras, devemos ter o cuidado de não abusar de nossa liberdade. O Senhor tem redimido e chamado seu povo para que seja santo como Ele é. Devemos sair do mundo e apartarmo-nos dele; devemos deixar a companhia dos ímpios e todos as relações desnecessárias com aqueles que estão mortos no pecado; devemos ser zelosos de boas obras, seguidores devotos de Deus e companheiros de seu povo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Nenhuma coisa abominável comereis. 4 Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, a cabra, 5 o veado, a gazela, o cabrito montês, a cabra montesa, o antílope, o órix e a ovelha montesa. 6 Dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, dividida em duas, e que rumina, esse podereis comer. 7 Porém, dos que ruminam, ou que têm a unha fendida, não podereis comer os seguintes: o camelo, a lebre e o querogrilo, porque ruminam, mas não têm a unha fendida; imundos vos serão; 8 nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será. Não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres. Deuteronômio 14:3-8 14 Então disse eu: Ah Senhor Deus! eis que a minha alma não foi contaminada: pois desde a minha mocidade até agora jamais comi do animal que morre de si mesmo, ou que é dilacerado por feras; nem carne abominável entrou na minha boca. Ezequiel 4:14 8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Daniel 1:8 11 Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina. Mateus 15:11 15 Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina. 16 [Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.] 17 Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola. 18 Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19 porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos. Marcos 7:15-19 12 no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu. 14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Atos 10:12,14 2 Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. 3 Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. 15 Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Romanos 14:2,3,14,15 4 pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças; 5 porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas. 6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; 1 Timóteo 4:4-6 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. Hebreus 9:10 9 Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam. Hebreus 13:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

A Bíblia Considera a Carne de Pato Imunda? - Leandro Quadros - Levítico 11 Deuteronômio 14 - Kasher

Paulo Em 1 Timóteo 4:1 Está Quebrando a Lei Dos Alimentos Impuros de Levítico 11?

A Bíblia e o Corona Virus! Poderia Ter Sido Evitado? - Leandro Quadros - Levítico 11 Brasil Covid19

Jesus Aboliu as Leis de Levítico 11 Em Mateus 15:11 e Marcos 7:19? Carne de Porco - Romanos 15

Levítico 11 é Só Para Judeus? Eu Já Comi Muita Carne de Porco! - Leandro Quadros
